Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Contra

- Publicada em 07 de Fevereiro de 2018 às 15:01

Em foco

mobgrafia

mobgrafia


LEANDRO SELISTER/DIVULGAÇÃO/JC
A presidente da Fundação Theatro São Pedro e uma das mais emblemáticas personalidades da cultura no Rio Grande do Sul,
A presidente da Fundação Theatro São Pedro e uma das mais emblemáticas personalidades da cultura no Rio Grande do Sul,
Eva Sopher,
faleceu ontem, em sua casa, em Porto Alegre, aos 94 anos. Ela já estava afastada há algum tempo das atividades devido a complicações na saúde. Em setembro de 2016, a presidente da fundação foi internada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O velório acontece hoje, das 11h às 18h, no Theatro São Pedro. O governador José Ivo Sartori decretou luto oficial de três dias no Estado.
Dona Eva, como era chamada por amigos e quem a acompanhava em pautas ligadas ao São Pedro, nasceu em Frankfurt, na Alemanha, em 18 de junho de 1923. De origem judaica, emigrou da Alemanha para o Brasil em 1936, devido à perseguição nazista.
Ela residiu primeiro no Rio de Janeiro, onde atuou no grupo Pro Arte de Theodor Heuberger, e depois se fixou em São Paulo, onde estudou arte, desenho e escultura no Instituto Mackenzie. A diretora do São Pedro acabou adquirindo nacionalidade brasileira em 1950. Ela se mudou para Porto Alegre em 1960 e foi casada com Wolfgang Klaus Sopher. Em 1975, ela assumiu a direção do teatro e liderou a restauração.
O São Pedro foi reaberto em 1984, e dona Eva selou sua ligação com a estrutura, considerada uma das melhores do Brasil por atores que vêm com peças do Rio de Janeiro e São Paulo para sessões no palco gaúcho.
Em 2015, recebeu a Medalha Goethe, dada pela Alemanha a personalidades que se destacaram na promoção do intercâmbio cultural internacional, mas não pôde ir receber o prêmio pessoalmente, impossibilitada, pela idade avançada, de fazer uma viagem longa.
O secretário municipal da Cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, disse que é "uma perda irreparável para o Rio Grande do Sul". "Ela fez um trabalho formidável pela cultura e deixa um legado imenso junto à história do Theatro São Pedro", destacou Alabarse.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO