Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 14/02/2018. Alterada em 13/02 às 23h09min

Carnes ficaram mais baratas em 2017

Luiz Guimarães, interino
Durante o ano de 2017, o preço das carnes bovina e de frango tiveram queda média de 4,8% e 10%, respectivamente, em território nacional, de acordo com pesquisa realizada em mais de 300 estabelecimentos (supermercados e hipermercados) do Brasil pela GfK. Já na variação mensal de novembro a dezembro, houve aumento de 2,6% e 0,9%, respectivamente. "A baixa nos preços é relevante, pois, ao longo do ano, percebemos que vários produtos da cesta básica do brasileiro tiveram queda. Os preços das commodities baixaram, o que reduziu o custo de produção. No caso da carne, também tivemos como agravante a Operação Carne Fraca no primeiro semestre", explica Marco Aurélio Lima, diretor da GfK. O valor de comercialização da carne bovina teve queda mais pronunciada nas regiões Centro Oeste e Norte (-9,4%), por conta da diminuição no preço da alcatra e da costela. Já o frango congelado teve a maior baixa no Sul (-11,2%).
Bibi comemora resultados 
A Calçados Bibi registrou um aumento de 12% na rede de franquias no último ano, além de implantar 18 novas unidades em diferentes estados brasileiros. O ano de 2017 também marcou o pontapé inicial da expansão internacional, com duas lojas abertas em shopping centers em Lima, capital do Peru. A rede visa, inicialmente, a países da América do Sul para, em seguida, galgar espaços na Europa e nos Estados Unidos. Para 2018, são esperados mais 25 pontos de operação. A marca também evoluiu nas exportações, crescendo, em média, 20% em faturamento neste ano; para 2018, espera aumentar as vendas externas em mais de 20%. Já a expectativa de crescimento para 2018, na rede de franquias, é de 25%, e, na indústria, de 10% a 12%.
Medicamentos x perfumes
Há certas lojas de medicamentos que, ao invés de serem chamadas de farmácias, poderiam ser chamadas de perfumarias. Têm tudo para estética e beleza, menos remédios essenciais. O negócio, aparentemente, é um dos mais lucrativos do varejo: nunca houve uma proliferação tão grande de lojas como nos últimos tempos.
Nota para a Previdência
Em entrevista à Rádio Guaíba, na sexta-feira passada, o presidente Michel Temer afirmou que, de 0 a 10, as chances de a reforma da Previdência ser aprovada é 7. É uma posição otimista - e não poderia deixar de ser. Temer insiste que a reforma é necessária e, para cobrir o rombo das contas públicas, tem que demostrar para sua base que acredita. Mas será que acredita mesmo? As dificuldades são e serão muitas até 28 de janeiro, data prevista para votação. Dar uma nota não deixa de ser arriscado, até porque nota é especialidade de jurados de Carnaval. E, para qualquer escola de samba, 7 não é uma boa avaliação.
Escrituração Fiscal Digital
A entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) Contribuições deve ser feita até esta sexta-feira e é obrigatória às pessoas jurídicas contribuintes do PIS/Pasep, da Cofins e/ou da Contribuição Previdenciária sobre a Receita, tributadas pelo lucro real, presumido ou arbitrado. Também estão obrigadas à entrega as imunes e as isentas do IRPJ, cuja soma dos valores mensais das contribuições apuradas, objeto da escrituração, seja superior a R$ 10 mil. A EFD-Contribuições será emitida de forma centralizada pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica. Em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2014, no caso da pessoa jurídica ser sócia ostensiva de Sociedades em Conta de Participação (SCP), a EFD-Contribuições deverá ser transmitida separadamente, para cada SCP, além da transmissão da EFD-Contribuições da sócia ostensiva.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia