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Porto Alegre, domingo, 11 de fevereiro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

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José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 12/02/2018. Alterada em 11/02 às 20h05min

Desafios aos publicitários...

Em artigo no Coletiva.net a propósito do Dia do Publicitário, 1 de fevereiro, o presidente da Abap regional, Mauro Dorfman, lembrou um aspecto importante da atividade: a propaganda sempre foi uma técnica de interrupção. Em suas palavras: "Os anúncios interrompem a programação ou a leitura do conteúdo para vender ou convencer. A tarefa do publicitário é deixar essa parada o mais agradável que for possível, mais parecida com um recreio do que com um pedágio. Não foram poucas as vezes em que ouvi elogios do tipo 'o intervalo está mais divertido do que o programa'".

...que devem fugir da mesmice

O conteúdo surpreendeu o próprio Dorfman pela repercussão que alcançou. Em parte, porque ele avançou assim em sua pensata: "Nos últimos anos, sites e apps afirmaram uma nova verdade (...). A propaganda passou a ser tratada como uma interrupção inconveniente, feia e desinteressante. Vale a pena pagar pelo conteúdo para se livrar dela. E, de fato, muito do que se faz agora é mesmo um material puramente utilitário, que alardeia sem encantar, que interrompe sem recompensar. É urgente desviar essa tendência ou vamos viver aquela profecia autorrealizável: de tanto a gente ouvir que publicidade é um negócio chato e velho, ela acaba ficando mesmo". É isso, sim.

AMA se alia à Paim

A novidade da semana foi a revelação de que o publicitário Zeca Honorato, até o início do ano presidente da ARP, encerrou as atividades na Ama, agência que criou há 10 anos, e se aliou à Paim. Para a agência, onde já trabalhara em outros carnavais, levou as contas de Rissul e Macromix (do grupo Unidasul), Centro Clínico Gaúcho, HLar (do Grupo Herval) e Cooperativa Majestade. Na Paim assumiu a área de Relações com o Mercado ao mesmo tempo em que terá liberdade para trabalhar com projetos pessoais, a atuação com marketing político e palestras.

Adeus a um inspirador

Fevereiro começou com uma má notícia para o mercado publicitário brasileiro. No dia 2, morreu Julio Ribeiro, considerado um dos principais publicitários e um dos maiores criadores de cases de sucesso da história do País. Nos anos 1980 fundou a Talent, e ali foram criadas campanhas marcantes, como "Não é assim uma Brastemp", "Bonita camisa, Fernandinho" e, mais recentemente, "Pergunta lá no Posto Ipiranga". Autor de seis livros sobre técnicas de publicidade e marketing, Ribeiro era muito respeitado como um mestre em planejamento. Segundo Washington Olivetto, que conviveu com ele, a propaganda atual precisa de muitos outros Ribeiros. Amém.

AGÊNCIAS

SPR assina a nova campanha da Linha Especiais Nutrifrango

SPR assina a nova campanha da Linha Especiais Nutrifrango


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
  • GAD criou o novo conceito e identidade visual da Superbid, empresa de tecnologia que oferece soluções de e-commerce para bens de capital e de consumo duráveis.
  • BRIVIA conquistou a conta nacional da Votorantim Cimentos, que, nos últimos quatro anos, esteve com a e21. A Brivia é dirigida por Fernando Silveira, Marcio Coelho, Roberto Ribas e Vinícius Lobato; e em seu portfólio figuram Vivo, Miolo, Ramarim e Sicredi, entre outros.
  • BMA criou o posicionamento "Ser elegante é" para o cliente Verofatto. Envolve ações de endomarketing, elaboradas para disseminar a visão segundo a qual "ser elegante é ser gentil, ética, educada, solidária, otimista e respeitar as diferenças".
  • SPR assina a nova campanha da Linha Especiais Nutrifrango. Para criar a personagem das peças, a agência buscou inspiração nos chefs de cozinha: agora, a chefinha Dana substitui o tradicional frango e passa a identificar a marca.

TÁ LIGADO

A escola Catequese (catequese.cc) promoverá o curso de Redação Publicitária, com apoio da Associação Brasileira dos Agentes Digitais do Rio Grande do Sul (Abradi-RS). A qualificação é voltada para redatores com pouca experiência, jornalistas que atuam em agências de comunicação e demais profissionais interessados no tema. Os encontros ocorrerão nos dias 22 e 27 de fevereiro, e 1, 6, 8, 13 e 15 de março, das 19h30 às 21h, no Nós Coworking (Avenida Cristóvão Colombo, 545).

GENTE

Nelson Matzenbacher Ferrão coluna Intervalo divulgação coletiva

Nelson Matzenbacher Ferrão coluna Intervalo divulgação coletiva


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
  • O jornalista Nelson Matzenbacher Ferrão assumiu como consultor estratégico na Uffizi Comunicação e Relacionamentos, dirigida pelo também jornalista Almir Freitas. O desafio de Mola, como é conhecido, é cuidar da área de relações com o mercado e focar na produção de conteúdo estratégico de Comunicação Corporativa. Traz a experiência de ter atuado na direção de Conteúdos Multimídia do Grupo Sinos, onde atuou nos últimos 15 anos.

PARCEIROS

  • A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) promove a terceira edição do Prêmio Abradi Profissional Digital. O site da entidade receberá indicações, através de voto popular, até 15 de fevereiro. Depois, a segunda fase envolverá um grupo de jurados para definir a relação de finalistas em 11 categorias. O anúncio dos vencedores será feito na festa de celebração do #404DigitalDay, em 4 de abril, data em que se homenageia o Dia do Profissional Digital.
  • Em trabalho desenvolvido pela Dona Flor Comunicação, o Hospital Moinhos de Vento lançou nova edição da Revista Bebê Moinhos. A Dona Flor é uma agência de comunicação que atua com produção de conteúdo, assessoria de imprensa, redes sociais e comunicação empresarial. Em seu portfólio, constam projetos para clientes como Sebrae-RS, Editora Belas Letras, Restaurante Prato Verde e Orquestra de Câmara da Ulbra.

PERFIL

Mocita Fagundes coluna Intervalo divulgação coletiva

Mocita Fagundes coluna Intervalo divulgação coletiva


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da publicitária Mocita Fagundes.

BY THE WAY...

... entre tantas lições que Júlio Ribeiro deixou, eis uma máxima: "Trate bem seus funcionários. Se você gostar deles, eles também vão gostar do seu cliente e o cliente não te abandonará nunca mais".
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