Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 26 de Fevereiro de 2018 às 21:41

Porto Favela


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
As favelas no Centro Histórico, nas marquises dos prédios públicos e privados, em canteiros de avenidas ou mesmo ocupando parte das pistas parece que tomaram anabolizante ou fermento nas últimas semanas. Só fazem multiplicar e inchar. Algumas até explicam porque estão ali. Explica, mas não justifica. A prefeitura retirou algumas ao longo da avenida Ipiranga, mas era apenas a ponta do iceberg.
As favelas no Centro Histórico, nas marquises dos prédios públicos e privados, em canteiros de avenidas ou mesmo ocupando parte das pistas parece que tomaram anabolizante ou fermento nas últimas semanas. Só fazem multiplicar e inchar. Algumas até explicam porque estão ali. Explica, mas não justifica. A prefeitura retirou algumas ao longo da avenida Ipiranga, mas era apenas a ponta do iceberg.

Tudo normal

Tudo está no seu normal, como na música de Agepê. Ontem, a Capital entrou no pós-Carnaval, com direito a trânsito travado e a irritação de motoristas e pedestres - as cotas de bondade foram zeradas. Camelôs duplicaram a presença na Rua da Praia, imigrantes dobraram o espaço nas calçadas de bairros com suas quinquilharias (com autorização da prefeitura), enfim, tudo voltou ao normal. Menos o "graças a Deus" depois da frase da música.

Os 100 anos...

Psicanalista e jornalista, o médico João Gomes Mariante celebrou ontem seu centenário, cumprindo a rotina de sua incansável trajetória: dedicando-se a produzir a edição especial de seu jornal Mente Corpo, além de preparar mais dois livros: uma autobiografia e uma coletânea de suas crônicas.

...do Dr. Mariante

Um de seus clássicos é "Os Três Azes de Trinta", no qual coloca no divã figuras da Revolução de 1930, Getúlio Vargas, Flores da Cunha e Oswaldo Aranha. "É uma obra de fino humor e respeito à verdade, que dá o toque psicanalítico aos eventos daquele tempo", diz a deputada federal Yeda Crusius (PSDB), leitora e admiradora dos trabalhos de Mariante.

Azar de uns...

No ano passado, a Argentina colheu 58 milhões de toneladas de soja. Devido à maior seca em 40 anos, inicialmente, a projeção da safra deste ano foi reduzida para 50 milhões, e, na semana passada, a Bolsa de Cereales de Buenos Aires reduziu a projeção para 47 milhões. E o mercado acha que não chegará a isso, diz Antônio Sartori, da Brasoja.

...sorte de outros

Para o produtor gaúcho que não foi afetado pela seca - cerca de 75% -, o preço vem subindo desde que não surja algum empecilho climático na reta final da colheita. Os outros 25% (na Metade Sul e na Campanha) estão sendo afetados pela seca. Mas, para criadores de frangos e suínos, a notícia é péssima, porque o preço da leguminosa vem subindo forte.

Deixa disso

O Legislativo e o Executivo de Porto Alegre estão de mal, sabemos todos. Por isso, o Sindicato de Hospedagem (Sindha) promoveu um café da manhã de apaziguamento reunindo o prefeito Marchezan Júnior (PSDB), o presidente da colenda, Valter Nagelstein (PMDB), e 16 vereadores para discutir pontos críticos da cidade.

Ataque aéreo

Se o amável leitor morar em rua onde haja uma árvore frondosa na frente da entrada, abra o olho. Já foi moda, mas parece que está voltando: assaltante se esconde entre os galhos e pula em cima da vítima.

A viagem do camarão

A viagem mais cara do mundo é a que o camarão faz. Sai custando 15 pilas e termina em R$ 70,00. Deve ser na primeira classe. Por isso perde a cabeça quando chega aqui.

Miúdas

  • JORNAL do Brasil, fundado em 1891, voltou a ter versão impressa depois de oito anos.
  • EUGÊNIO Hainzenreder Júnior foi eleito presidente da Associação de Advogados de Empresas do RS.
  • TWITTER é um fenômeno de comunicação. Tem menos texto, mas lê-se um número maior de bobagens.
  • EXISTEM 536 propostas de emenda constitucional paralisadas no Congresso Nacional.
  • POR QUE o funcionário que coloca a placa "volto logo" no guichê nunca volta logo?

Finais

  • JOSÉ Galló, presidente da Lojas Renner, é um dos palestrantes da Feira Brasileira do Varejo (FBV) do Sindilojas Porto Alegre, de 28 a 30/Fiergs.
  • PORTO Alegre, o que podemos esperar, será tema da palestra do prefeito Nelson Marchezan Júnior hoje/12h no Menu Porto Alegre da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). É mesmo, prefeito. O que podemos esperar?