Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 06 de fevereiro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 07/02/2018. Alterada em 06/02 às 22h17min

Cenário Digital

MARIANA CARLESSO/JC
Lotação esgotada e muito interesse do público marcaram o painel sobre cenário digital, que abriu o ciclo de debates Conexões de Negócios, do Jornal do Comércio, realizado ontem à noite, no salão de eventos do JC. Os palestrantes Andreas Blazoudakis, Cassio Bobsin e Gustavo Goldschmidt - todos CEOs e empreendedores de negócios inovadores - falaram sobre o grande volume de informações que é gerado a cada dia, como aproveitá-lo e quem pode ganhar ou perder dinheiro com o impacto das novas tecnologias nas empresas e na vida das pessoas. A cobertura completa sai amanhã no JC.

Adeus Montesquieu I

Quando o filósofo iluminista Barão de Montesquieu escreveu o tratado político O Espírito das Leis (1748), em que defende a separação entre os Poderes, um conceito da Grécia antiga, jamais poderia imaginar a zorra em que essa fronteira se esfarelou no Brasil e no Rio Grande do Sul, e não é de hoje. O mais impressionante é que, às vezes, pede a invasão.

Adeus Montesquieu II

O Legislativo, hoje liliputiano, que vive reclamando da intromissão do Judiciário, a este recorre como um todo ou via grupos de parlamentares quando a estes lhe convém, quando é para ferir a situação e seu governo. No popular, deputados apelam para o tapetão, mesmo se for uma causa justa em jogo. É o que o alemão chama de Schadenfreude, a alegria da destruição.

Menos acidentes

O mês de janeiro de 2018 encerrou com duas vítimas fatais no trânsito da Capital, o menor número de mortes do primeiro mês do ano dos últimos 20 anos. A redução foi de 71% na comparação com janeiro de 2017, quando ocorreram sete mortes. Também registrou redução no número de acidentalidades de trânsito. A EPTC aposta em tendência, então, oremos para que assim seja.

O robalo de Tramandaí

PG3 Robalo

PG3 Robalo


/LP/DIVULGAÇÃO/JC
Um robalo-flecha foi pescado recentemente nas imediações da ponte que liga Tramandaí com Imbé. O autor da façanha foi o médico Luiz Augusto Pereira. O peixe pesou 9 kg, com comprimento de 94 cm. A isca foi camarão vivo. Não é comum. Os veranistas têm a imagem de um rio Tramandaí de peixes pequenos. Não é uma espécie ameaçada. Alimenta-se de tudo que passar (ou nadar) na sua frente.
 

Por falar em pesca...

...e pensar que toda aquela gente se debruça na ponte usando anzoizinhos e varas para pescar apenas sardinha e peixe-rei. De repente, é aquele negócio de pensar grande e proceder de acordo. Deu certo para Luiz Augusto Pereira.

Ligadões

A empresa norte-americana App Annie divulgou que o brasileiro gasta em média 200 min/dia em apps. Como os pequenos estão cada vez mais cedo sendo apresentados ao universo tecnológico - segundo a Academia Americana de Pediatria, recomenda-se que o início do uso de aparelhos eletrônicos seja ao 1 ano e 6 meses -, também é importante que se leve a sério o tempo de acesso das crianças.

Baião de dois

Apenas duas pessoas podem paralisar uma determinada atividade econômica ou ato de governo no Brasil. Basta alguém entrar com uma ação popular e encontrar um juiz receptivo à causa. Basta uma liminar.

Técnico de Agronegócio

O Senar-RS inaugurou ontem o polo da Rede E-Tec de São Sepé com a presença do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, e do superintendente do Senar, Gilmar Tietböhl. A estrutura fica no Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Sepé e formará técnicos do agronegócio. É o segundo polo a oferecer o curso, que é gratuito. O de Cruz Alta forma sua primeira turma em março, após dois anos de aulas.

Miúdas

  • JÁ tem arauto do apocalipse dizendo (e escrevendo) que a queda brutal das bolsas na segunda-feira foi devido à fraqueza dos Estados Unidos.
  • FOI mesmo, mas não por esse motivo, pelo contrário. Está aquecida demais e pode gerar inflação.
  • SE o Ibovespa falasse, no final do pregão de segunda-feira, poderia ter dito "ops, foi mal, exageramos na dose da baixa".
  • MESMO sendo virtual, a bitcoin sofreu forte queda com a queda das bolsas. Nenhuma moeda é uma ilha, mesmo as virtuais.
  • RESTAURANTE Chopp Stübel sai da Quintino Bocaiuva e irá para a Mariland, 433. Em breve, seu Norton avisa a data.
  • GAMBRINUS passa por reformas e estará fechado até depois do Carnaval. Céus, onde mataremos nossa fome?
  • LULA chamou o juiz Sérgio Moro de "analfabeto político". O ex-presidente está esticando demais a corda.
  • GASOLINA comum em Chapecó (SC) custa R$ 3,679 e a aditivada, R$ 3,759, praticamente um real de diferença com nossos postos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia