Porto Alegre, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
Comercial 3,2760 3,2780 0,95%
Turismo/SP 3,2100 3,4100 0,29%
Paralelo/SP 3,2100 3,4100 0,29%
mais indicadores
| Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Cultura | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 08/02/2018. Alterada em 08/02 às 00h49min

Nova espécie de aranha é catalogada

Uma nova espécie de aranha-caranguejeira (tarântula) recebeu o nome de Dolichothele camargorum em homenagem aos professores Erney Felício Plessmann de Camargo e Luis Marcelo Aranha Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). A nova espécie foi descoberta pelos pesquisadores Rogério Bertani e Pedro Ismael da Silva Júnior, do Instituto Butantan, e Irene Soliz Revollo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Os cientistas também descobriram uma outra espécie, a Dolichothele mottai, que presta homenagem ao pesquisador Paulo César Motta, da Universidade de Brasília (UnB). O artigo Two new Dolichothele Mello-Leitão, 1923 species from Brazil and Bolivia (Araneae, Theraphosidae) descreve as espécies e foi publicado na revista científica ZooKeys em de dezembro de 2017.
No artigo, os autores destacam que a homenagem se deve aos esforços dos professores da USP para desenvolver pesquisas médicas e biológicas no estado de Rondônia, além do incentivo ao trabalho de campo na qual as espécies foram coletadas.
"Antes de tudo, sinto-me grato pela lembrança dos colegas. Já os agradeci. É sempre gratificante que colegas reconheçam e expressem seu respeito por sua carreira científica. No caso específico foi muito bom compartilhar a homenagem com o Luis Marcelo, meu filho, daí o plural camargorum. Também já nomeei espécies em homenagem a colegas que respeito profissionalmente. Faz parte do lado bom da profissão de cientista", afirma o professor Erney Camargo.
Dois protozoários receberam o nome do professor e foram batizados de Trypanosoma erneyi e Herpetomonas samulepessoai camargoi, este último também em homenagem ao parasitologista Samuel Barnsley Pessoa (1898 - 1976), docente da Faculdade de Medicina da USP.
Para o professor Luis Marcelo Camargo, a homenagem é uma grande honra que demostra a generosidade dos pesquisadores. "Foi meu melhor presente. Finalmente representa o reconhecimento, por um renomado grupo de pesquisadores, do modesto trabalho que realizamos neste sertão amazônico", relata o professor que desde 1997 mora em Monte Negro, em Rondônia.