Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 22 de Janeiro de 2018 às 23:13

Esquema de segurança para julgamento gera desvios no trânsito e alterações nos ônibus

Bruna Suptitz
O esquema de segurança para o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece amanhã, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, terá reflexos no trânsito a partir de hoje. As orientações dos 21 órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) foram repassadas à imprensa na manhã de ontem.
O esquema de segurança para o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece amanhã, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, terá reflexos no trânsito a partir de hoje. As orientações dos 21 órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) foram repassadas à imprensa na manhã de ontem.
Bloqueios ao acesso de veículos e pessoas na região do TRF-4 estão sendo montados para permitir somente a entrada de pessoas autorizadas.
Os órgãos públicos que funcionam no entorno do TRF-4 não terão expediente a partir das 12h do dia 23 e durante todo o dia 24. A partir da zero hora de quarta-feira, somente pessoas autorizadas poderão ingressar na área de isolamento.
Os três desembargadores que compõem a 8ª Turma do TRF-4, responsável por julgar em segunda instância as sentenças do juiz federal Sérgio Moro no âmbito da Operação Lava Jato, terão escolta da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal para chegar até o tribunal no dia 24.
O esquema de segurança, além do isolamento da área de acesso restrito, contará também com fechamento do espaço aéreo - apenas aeronaves das forças de Segurança Pública e Defesa poderão sobrevoar a região. Também o Guaíba será patrulhado, com o monitoramento das embarcações.
O coronel Andreis Dal'Lago, comandante da Brigada Militar, informou que, desde a semana passada, se aumentou a visibilidade do policiamento ostensivo na área do TRF-4, cujo perímetro de segurança é delimitado pelas avenidas Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho e Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio).
O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia), que fica em frente ao tribunal, também compõe o perímetro e estará isolado a partir de hoje. A manutenção desse esquema se dará até o final do julgamento e a dispersão dos manifestantes.
O secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer (PMDB), não confirmou o efetivo envolvido na operação, limitando-se a dizer que terá o número "necessário" e "suficiente para garantir a segurança", dependendo de fatores como chuva ou quantidade de manifestantes e movimento.
O isolamento das áreas será feito com gradis, veículos e policiais. Próxima ao TRF-4, a Rótula das Cuias funcionará como uma espécie de zona neutra, separando o perímetro isolado da região reservada aos movimentos sociais, no Anfiteatro Pôr do Sol.
A partir do meio-dia de hoje, será bloqueado o acesso de veículos no sentido Centro-bairro da avenida Beira-Rio, entre a rótula de acesso à Loureiro da Silva e a Ipiranga. O desvio será feito pela Loureiro. A Beira Rio será bloqueada em toda sua extensão no sentido bairro-Centro, desde o viaduto Abdias do Nascimento. O desvio será feito pela Padre Cacique.
A partir da zero hora do dia 24, o bloqueio compreenderá também a avenida Mauá a partir da rua Bento Martins, com desvio ao Centro por essa via. A Loureiro da Silva será bloqueada nos dois sentidos a partir da Augusto de Carvalho, que também estará bloqueada até a Aureliano de Figueiredo Pinto.
A Loureiro, no sentido bairro-Centro, será desviada pela Augusto de Carvalho até a Washington Luiz. A partir das 5h da quarta-feira, o acesso para a avenida Mauá para veículos que estão na Avenida da Legalidade e da Democracia será desviado para o Túnel da Conceição.
O gerente de controle e monitoramento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, explica que os agentes de trânsito estarão acompanhando a movimentação de veículos no dia, podendo orientar algum novo bloqueio ou desvio de acordo com a necessidade da operação. Os desvios de trânsito impactarão também 22 linhas de ônibus municipais e metropolitanos, que terão alteração nos seus itinerários devido aos bloqueios. Os trajetos podem ser conferidos no quadro abaixo.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/01/22/206x137/1_mapa_transito_julgamento-1722595.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5a663e7e55eca', 'cd_midia':1722595, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/01/22/mapa_transito_julgamento-1722595.jpg', 'ds_midia': 'mapa transito julgamento LULA', 'ds_midia_credi': 'Arte Thiago Machado', 'ds_midia_titlo': 'mapa transito julgamento LULA', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '800', 'align': 'Left'}

Desvios nas linhas de ônibus

A partir do dia 23, meio-dia:
  • T1, T1 DiretoDesvio:Praia de Belas, alça do Viaduto dos Açorianos e Loureiro da Silva
  • C1Desvio:Loureiro da Silva, alça do Viaduto dos Açorianos, Antônio Klinger Filho e Loureiro da Silva
A partir do dia 24, meia-noite:
  • 397 Bonsucesso
  • 376 Herdeiros/Esmeralda
  • 360 IPE
  • 394 MAPA
  • R32 Rápida - Bonsucesso
  • R32.1 Rápida - Bonsucesso/Parada 13
  • 349 São Caetano
  • 273 Belém Novo/Hípica
  • 255 Caldre Fião
  • 282 Cruzeiro
  • 272 Moradas Da Hípica
  • 282.1 Pereira Passos
  • 244 Santa Tereza
  • 244.1 Santa Tereza/M. Mattos
  • 346 São José
  • 176 Serraria/Rodoviária
Desvio: ônibus com terminais na Cassiano Nascimento e Uruguai seguirão pela Mauá, Cap. Montanha, Siqueira Campos, Júlio de Castilhos, Cel. Vicente, Alberto Bins, Dr. Flores, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Antônio Klinger Filho, Loureiro da Silva, José do Patrocínio.
  • 178 Praia De Belas
  • 188 Assunção
  • 429 Protásio/Iguatemi (sentido bairro-centro)
Desvio: Loureiro da Silva, Paulo Gama, Túnel da Conceição, Gen. Câmara, Siqueira Campos, até os terminais da Uruguai e Júlio de Castilhos.

Linhas de ônibus metropolitanas

A partir do dia 24, meia-noite:
  • Todas as linhas das empresas Evel e Viamão (Viamão)
Desvio 1: Júlio de Castilhos, Túnel da Conceição, Sarmento Leite, Loureiro da Silva, Viaduto dos Açorianos, Borges de Medeiros, Antônio Klinger Filho, Loureiro da Silva
Desvio 2: João Pessoa, Loureiro da Silva, Viaduto dos Açorianos, Borges de Medeiros, Antônio Klinger Filho, Loureiro da Silva
  • Linhas das empresas Sogil (Gravataí), Transcal (Cachoeirinha), Guaíba (Guaíba), Vicasa (Canoas) e Real (Esteio e Sapucaia do Sul) que passam  pela Praia de Belas e Beira-Rio
 Desvio: Legalidade e Democracia, Túnel da Conceição, Sarmento Leite, Loureiro da Silva, Viaduto dos Açorianos, Borges de Medeiros, Antônio Klinger Filho, Loureiro da Silva
  •  Linha Via Protásio Alves da empresa SOUL (Alvorada)
 Desvio: Loureiro da Silva, Viaduto dos Açorianos, Borges de Medeiros, Antônio Klinger Filho, Loureiro da Silva
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO