Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 02 de Janeiro de 2018 às 18:31

Morre o empresário Armando Monteiro Filho, ministro de Jango nos anos 1960

Morreu na manhã desta terça-feira, aos 92 anos, o empresário e político Armando Monteiro Filho, que foi deputado federal e ministro da Agricultura nos anos 1960, durante o governo João Goulart.
Morreu na manhã desta terça-feira, aos 92 anos, o empresário e político Armando Monteiro Filho, que foi deputado federal e ministro da Agricultura nos anos 1960, durante o governo João Goulart.
Pai do atual senador Armando Monteiro (PTB-PE), que foi ministro no governo Dilma Rousseff, ele morreu em casa, no Recife por volta das 7h. A assessoria do senador informou apenas que a morte foi de "causas naturais".
Armando Monteiro Filho foi dono do banco Mercantil de Pernambuco, além de outras empresas nas áreas agropecuária e comercial. Em 1994, concorreu pela última vez, ao Senado, pelo PDT. Era casado com Maria do Carmo Magalhães Queirós Monteiro, filha do ex-governador de Pernambuco Agamenon Magalhães. Ele deixa cinco filhos.
Em 1961, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, Monteiro Filho votou a favor da emenda constitucional que instituiu o regime parlamentarista, solução encontrada na época para que o vice-presidente João Goulart chegasse à presidência - militares eram contrários à posse de Jango como presidente.
Com o parlamentarismo aprovado em setembro, João Goulart assumiu o comando do País. Tancredo Neves foi nomeado primeiro-ministro, e Armando Monteiro Filho assumiu o Ministério da Agricultura.
Após a renúncia do gabinete de Tancredo em junho de 1962, ele saiu do ministério, reassumindo o mandato de deputado federal.
O velório foi realizado na tarde desta terça-feira em Recife. Hoje, às 10h, haverá uma missa no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, antes da cerimônia de cremação.
A morte de Monteiro Filho gerou repercussão no meio político. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disse em nota que o ex-ministro "teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações". "Quero prestar a minha homenagem pessoal a esse grande pernambucano e me solidarizar com seus familiares e amigos."
O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que "Pernambuco perdeu um dos seus mais expressivos quadros na vida política e empresarial".
"A morte de Armando Monteiro Filho nos deixa a tristeza da sua ausência. Mas fica impresso na memória do nosso estado o exemplo da forma elevada como pautou sua atuação na vida pública", disse o senador em nota de pesar.
O deputado federal Roberto Freire (SP), presidente do PPS, disse que o empresário e político Armando Monteiro Filho era "um democrata e resistente contra a ditadura e que também por isso ganhou profundo respeito político de todos os seus colegas e amigos".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO