Porto Alegre, domingo, 04 de fevereiro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
32°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,2130 3,2150 1,45%
Turismo/SP 3,1600 3,3600 1,20%
Paralelo/SP 3,1600 3,3600 1,20%
mais indicadores
| Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Cultura | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

ESTÂNCIA VELHA Notícia da edição impressa de 05/02/2018. Alterada em 04/02 às 22h49min

Rota Romântica busca conhecimento sobre cicloturismo

/ADRIANA BÄCKER/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Comitiva de prefeitos, secretários de Turismo e representantes do trade conheceu como funciona a comercialização do circuito no Vale Europeu

Uma oportunidade ímpar para conhecer uma região de ecoturismo fortemente desenvolvido. Assim resume-se a viagem técnica da Rota Romântica ao Vale Europeu, em Santa Catarina, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de janeiro. A comitiva, formada por prefeitos, secretários de turismo e representantes do trade turístico, conheceu a administração e implantação do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e como funciona a comercialização do circuito de cicloturismo, o primeiro do País, formado por 12 municípios.
A gestora Arlete Regilene Scoz apresentou a estrutura do consórcio e explanou como chegaram ao formato do primeiro circuito de cicloturismo do Brasil. Com recepções oficiais em Timbó, Pomerode e Rodeio, os integrantes do grupo fizeram diversos questionamentos acerca da administração pública do circuito e referente à organização do turismo de aventura/cicloturismo. A exemplo da Rota Romântica, o prefeito de Timbó, Jorge Augusto Kruger, enfatizou que a região também trabalha o turismo de forma coletiva, porém em formato de consórcio. O guia e turismólogo Alexandre dos Santos Gomes apresentou ao grupo o trajeto de circuito de cicloturismo que se inicia na cidade de Timbó.
Em Pomerode, cidade que ostenta o título de cidade mais alemã do Brasil, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito Érico Kriek, pela vice-prefeita Gladys Siervert e pela diretora de Turismo, Sandra Cristina Nienow. Na cidade, puderam conhecer o Museu Pomerano e a Rota Enxaimel, que integram o circuito de cicloturismo e oportunizam aos turistas um pouco de história e cultura da região. O roteiro Caminho dos Anjos, localizado no município de Rodeio, também foi percorrido pelo grupo, acompanhado pelo diretor de Turismo da cidade, Airton Souza.
A responsável pelo turismo estanciense, Vera Janice Hartmann, acompanhou a comitiva e relatou que foi uma experiência muito rica. "É fundamental termos a participação da população naquilo que acreditamos como turismo. E lá nós vimos como a população faz parte deste processo", pontuou.
Sobre a possibilidade de implantar ações semelhantes em Estância Velha, ela acredita ser possível implementar algumas coisas que viu por lá, mas a longo prazo. "Flores e locais bonitos servem para chamar a atenção e atrair visitantes. Esta construção leva tempo, mas reflete em mais visitantes, fora das datas de eventos", disse.
Sobre a proposta de instituir o cicloturismo no município, Vera diz que é muito importante, porque, cada vez mais, as pessoas procuram esse tipo de passeio. "Observamos que os ciclistas querem andar por estradas do Interior para conhecer lugares novos", opina.
Para o presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber, várias ideias foram trazidas da rota. "Voltamos com diversas ideias de como podemos gerenciar e iniciar a implantação do roteiro de caminhadas e cicloturismo da Rota Romântica. É um projeto desafiador, mas com a união de todos os municípios alcançaremos a criação deste produto turístico integrado", completa.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Seleção de estagiários teve 32% de ausentes Combate ao Aedes aegypti continua a todo vapor Mutirão de limpeza mobilizou voluntários no Lago Azul Município passará a contar com Samu neste ano

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo