Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 01 de Fevereiro de 2018 às 16:13

Feriado de Navegantes terá horários especiais de comércio e serviços em Porto Alegre

Tradicional procissão de Nossa Senhora de Navegantes acontece a partir das 8h desta sexta

Tradicional procissão de Nossa Senhora de Navegantes acontece a partir das 8h desta sexta


PEDRO BRAGA/JC
O feriado municipal de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado nesta sexta-feira (2) em Porto Alegre e diversas outras cidades do Rio Grande do Sul, será marcado pela 143ª edição da procissão em homenagem à santa na Capital, em um feriadão que promete um clima de manhãs amenas e calor à tarde.
O feriado municipal de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado nesta sexta-feira (2) em Porto Alegre e diversas outras cidades do Rio Grande do Sul, será marcado pela 143ª edição da procissão em homenagem à santa na Capital, em um feriadão que promete um clima de manhãs amenas e calor à tarde.
O tradicional evento será celebrado com uma missa, às 7h, no Santuário do Rosário. Depois, a imagem percorrerá a rua Vigário José Inácio, as avenidas Mauá, da Legalidade e da Democracia até a Sertório, na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, zona Norte, com tempo previsto para deslocamento de aproximadamente duas horas. Na chegada ao Largo de Navegantes, haverá uma missa campal, presidida por dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano da Capital. 
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, após a procissão, a avenida Sertório, entre Presidente Roosevelt e Voluntários da Pátria, seguirá bloqueada devido à festa nas imediações da Igreja dos Navegantes. A EPTC também vai criar três linhas especiais para a festa: a 690 - Festa de Navegantes (direto do Centro para a festa) e as linhas 825.9 A e 855.9. O transporte coletivo irá operar com passe livre. 
Além da festividade, o dia também será de horários especiais de funcionamento dos principais serviços, shopping centers e supermercados da Capital gaúcha. O comércio da Capital, conforme o Sindilojas Porto Alegre, pode atender com a utilização de empregados - desde que a loja tenha solicitado até o dia 26 de janeiro a declaração de opção pelo trabalho em feriados e que possua a certidão de regularidade sindical.
As lojas dos shopping centers têm, em sua maioria, abertura opcional durante a tarde, enquanto as praças de alimentação devem abrir entre 11h e 22h. Os supermercados devem abrir normalmente.
Não haverá atendimento nas agências bancárias, que retomam suas atividades no horário normal de atendimento na segunda-feira (5). A alternativa são os canais de atendimento como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. As contas de consumo (água, luz, telefone) e os carnês com vencimento no dia 2 poderão ser pagos em 5 de fevereiro, sem a incidência de multa por atraso. 
Na prefeitura de Porto Alegre, os órgãos que desempenham os serviços essenciais de atendimento à população irão atuar em regime de plantão. Os táxis circulam com bandeira 2. Os Correios informam que as agências de Porto Alegre não irão abrir.
A Trensurb informa que os intervalos entre trens no feriado em Porto Alegre e Canoas seguirão tabela horária diferenciada. Os intervalos entre viagens serão de 10 minutos entre o final da manhã e o início da tarde; ao longo da maior parte do dia, serão de 15 minutos.
Os prontos atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas para atender à população. As unidades de saúde estarão fechadas nesta sexta-feira, retomando o atendimento na segunda-feira, a partir das 7h, além de duas unidades que funcionam em horário estendido - US São Carlos e Centro de Saúde Modelo, até as 22h.
Para garantir a segurança no trânsito, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar (BM) executa operações na saída e no retorno do feriadão. A Operação Boa Viagem acontece já a partir desta quinta-feira (1º), na Rodoviária de Porto Alegre. A ação prevê o emprego de efetivo do 1º BOE e do 9º Batalhão de Polícia Militar, com apoio de cães.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO