Frequentar a concorrência pode ser uma boa estratégia para manter-se por dentro do mercado Frequentar a concorrência pode ser uma boa estratégia para manter-se por dentro do mercado Foto: FREEPIK/Reprodução/JC

Não deixe de ser cliente

Uma forma de manter o seu negócio impecável é seguir sendo cliente. Aí, você pode pensar: "que conselho bobo, é claro que serei eternamente cliente". O que queremos dizer é que você deve continuar consumindo os produtos que oferece, mas fornecidos pela concorrência.
Se você tem um restaurante, é importantíssimo seguir comendo na rua de vez em quando. Assim, será possível ver o que não é legal para quem está do lado de fora do balcão. Demora no atendimento, comida fria, refri com pouco gelo. O que lhe incomoda? Você não vai querer gerar esse incômodo para quem for ao seu estabelecimento.
Caso o seu ramo seja o ensino de um idioma, que tal se matricular em um cursinho para aprender uma língua nova também? Dessa forma, você voltará a ser aluno e verá o que, das técnicas que o professor propõe, funciona e o que não tem tanta eficácia - do ponto de vista do estudante.
O cliente tem demandas que o empreendedor, por conta da imensidão de tarefas que a administração de um negócio exige, esquece de atender. Mas algumas são prioridade e podem trazer danos.
Por isso que entidades como o Sebrae, o Sindilojas e a CDL promovem excursões com empresários para cidades como Nova Iorque, para que eles analisem pontos de venda sob o olhar do público. O cliente ensina muito. Não perca a vontade de aprender. #percepções
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