Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Indústria

- Publicada em 25 de Janeiro de 2018 às 18:00

Industrial gaúcho começa o ano mais confiante

O ano de 2018 começa com expectativa positiva na indústria gaúcha. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei-RS), divulgado nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), segue em alta em janeiro. Aumentou 0,9 ponto em relação a dezembro, alcançando 61 pontos, a sétima expansão consecutiva e o maior nível desde junho de 2010. "O resultado reforça as projeções de continuidade de recuperação na atividade nos próximos meses. A melhora gradual da economia, especialmente com a retomada da demanda interna, com a inflação e os juros em queda e o cenário externo favorável, sustenta esse otimismo", avalia o presidente da Fiergs, Gilberto Petry.
O ano de 2018 começa com expectativa positiva na indústria gaúcha. O Índice de Confiança do Empresário Industrial
(Icei-RS), divulgado nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), segue em alta em janeiro. Aumentou 0,9 ponto em relação a dezembro, alcançando 61 pontos, a sétima expansão consecutiva e o maior nível desde junho de 2010. "O resultado reforça as projeções de continuidade de recuperação na atividade nos próximos meses. A melhora gradual da economia, especialmente com a retomada da demanda interna, com a inflação e os juros em queda e o cenário externo favorável, sustenta esse otimismo", avalia o presidente da Fiergs, Gilberto Petry.
Com 55,6 pontos, o Índice de Condições Atuais (ICA) revelou que os empresários perceberam melhora no cenário nos últimos seis meses. Mas, após cinco altas seguidas, o índice caiu ligeiramente na comparação com dezembro (55,8 pontos). O Índice de Condições Atuais da Economia Brasileira, um dos componentes do ICA, caiu 0,5 ponto, atingindo 55,2, enquanto o Índice de Condições das Empresas subiu 0,3, para 56,1 pontos.
Não é apenas a sensação positiva com o atual momento econômico do País que anima o industrial gaúcho. O Índice de Expectativas (IE) para os próximos seis meses manteve a tendência de alta e subiu 1,4 ponto no primeiro mês do ano, atingindo 63,6, o mais alto resultado desde junho de 2010 (64,7). Nos últimos sete meses, o índice avançou 8,8 pontos, mostrando que o otimismo é crescente.
Para o presidente da Fiergs, essa confiança vem da possibilidade de o governo conseguir reverter o atual quadro fiscal, apesar das dificuldades em aprovar a reforma da Previdência e das incertezas políticas neste ano eleitoral. A parcela de empresas projetando melhora da economia brasileira alcançou 46% em janeiro.

Empresa projeta investimento de R$ 30 milhões em Espumoso

A expansão observada no mercado de embalagens de ráfia para armazenar sementes, cereais, rações, produtos químicos, fertilizantes, farináceos, entre outros, foi determinante para que a empresa Pampa Ráfia projetasse um investimento de R$ 30 milhões na instalação de uma nova unidade industrial no município de Espumoso. A intenção da empresa foi transmitida ao secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Márcio Biolchi, durante reunião, nesta quinta-feira, com o prefeito de Espumoso, Douglas Fontana.
No encontro, com participação da diretora de operações do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra, e da superintendente do setor público do banco, Márcia Meneghini Santana, o prefeito protocolou solicitação de financiamento para uma área no Distrito Industrial onde será localizada a fábrica. A Pampa Ráfia Indústria e Comércio de Embalagens Ltda., situada no bairro Restinga, em Porto Alegre, projeta expandir suas atividades para atender à região produtora de cereais gaúcha. O projeto industrial prevê a aquisição de máquinas e a construção de galpões industriais com área construída de 9 mil m2.