Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 28 de janeiro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 29/01/2018. Alterada em 26/01 às 19h52min

O que vem por aí...

Na metade de janeiro, quando apresentou a pesquisa As tendências das mídias sociais para 2018, a Kantar Ibope Midia reuniu em 10 tópicos o que o segmento pode esperar ao longo deste novo ano. Além do que já destacamos em coluna anterior, vale registrar que o estudo mostrou que, entre as novas tecnologias, a principal são as plataformas de voz. "Se uma marca não estiver ali, estará literalmente em silêncio, quieta, quando um cliente quiser interagir com ela", disse Bret Kinsella, fundador e editor de tecnologias de voz da VoiceBot. Outra tendência é a programação de conteúdo em vídeo, que gera interação e, por consequência, promove engajamento. O desafio é desenvolver um modelo de programação em vídeo que navegue entre a TV convencional, o streaming e o vídeo on-demand.

Debate oportuno

Andreas Blazoudakis, Cassio Bobsin e Gustavo Goldschmidt serão os palestrantes do painel Cenário Digital, promovido pelo JC

Andreas Blazoudakis, Cassio Bobsin e Gustavo Goldschmidt serão os palestrantes do painel Cenário Digital, promovido pelo JC


/Fotos Divulgação/JC
Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain e Big Data estarão no foco da primeira edição de 2018 do projeto Conexões de Negócios, que o Jornal do Comércio (JC) promove no dia 6. O evento reunirá três empreendedores para debaterem o cenário atual da inovação e os impactos das transformações digitais na vida das pessoas e na rotina das empresas. São eles: os CEOs do Delivery Center e fundador de mais de 10 startups, Andreas Blazoudakis; da Zenvia e da WOW Aceleradora, Cassio Bobsin; e do Superplayer, Gustavo Goldschmidt. A participação exige inscrição no site do JC.

... passa pelos influenciadores

O estudo da Kantar Mídia chama a atenção para a publicidade em mídias sociais: explodiu em 2017 e tende a seguir assim neste ano, inspirando novas experiências com anúncios cada vez mais personalizados para o consumidor. Para os especialistas da Kantar, o marketing social não se trata mais de narrativas, e sim de experiências, o que está diretamente ligado com outra tendência listada: o marketing de influenciadores, ou seja, aproveitar a popularidade dos grandes nomes da internet para aumentar visibilidade e gerar vendas. As marcas estão tendo resultados significativos, descobrindo que o marketing de influenciadores pode ser uma alternativa eficaz.

Sinal dos tempos

Dez outdoors estão espalhados por Porto Alegre divulgando a campanha lançada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) contra notícias falsas. Sob o slogan "Revistas. Eu acredito!", a ação busca valorizar o meio impresso e sua capacidade de produzir, em diversas plataformas, conteúdo profissional, confiável e seguro, ao mesmo tempo em que alerta sobre as chamadas fake news. Além dessa mídia externa, anúncios circularão, em formato impresso e digital, nas revistas associadas à Aner.

Ainda o mobiliário

Com a atual legislação do Mobiliário Urbano, "um verdadeiro emaranhado, sem atratividade e garantias para a iniciativa privada", as licitações dos relógios e das placas de rua, que a prefeitura pretende lançar antes da aprovação da lei, correm o risco de não atrair interessados. A posição é do vereador André Carús (PMDB), que preside a Comissão Especial do Mobiliário Urbano e é coautor do projeto de lei que prevê mudanças nesta área. Embora o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, pense diferente, Carús defende que a nova legislação poderia contribuir, de forma positiva, na atração de players para a concorrência pública, modernizando a cidade e a prestação de serviços.

GENTE

Analice (terceira à esquerda): missão de amadurecimento

Analice (terceira à esquerda): missão de amadurecimento


/COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
Analice Bolzan, diretora da Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), foi muito cumprimentada pelo trabalho do setor durante o julgamento do ex-presidente Lula, na semana passada. Ela e sua equipe organizaram a estrutura para os jornalistas que cobriram a sessão do TRF-4. "Foi um evento de grande proporção que, certamente, serviu para a equipe amadurecer e buscar sempre fazer o melhor", disse, depois, ao Coletiva.net. Analice coordena uma equipe de cerca de 10 profissionais, composta por jornalistas, relações-públicas e fotógrafos.

TÁ LIGADO

Unisinos promoverá o Curso de extensão e intercâmbio para o South by Southwest (SXSW) 2018, que ocorrerá entre 9 e 18 de março, em Austin, no Texas. Abordará conceitos de Comunicação Digital, inovação e modelos de negócios em duas aulas presenciais, em 20 de fevereiro e 23 de abril. As inscrições podem ser efetuadas presencialmente na universidade ou pelo seu site.

PARCEIROS

PAPO DE CINEMA, site que está há mais de seis anos em atividade, registrou, em 2017, um aumento de 70% de audiência, superando a marca dos 2 milhões de pageviews. Pretende crescer ainda mais neste ano, de forma a consolidar sua posição entre os 10 maiores veículos on-line nacionais especializados na sétima arte. Com atualização diária, sede em Porto Alegre e sucursal no Rio de Janeiro, o Papo de Cinema cobre todas as estreias da semana, com críticas e reportagens exclusivas, além de marcar presença nos mais importantes festivais e eventos do setor.
SUPERNATURAL FILMES, que atua há 10 anos no mercado publicitário, prepara um novo momento para 2018: a produção de documentários, filmes de longa-metragem e programas de entretenimento. A primeira produção da produtora gaúcha, de Fernando Vanelli, será o documentário A casa azul, que contará a mudança nas vidas de famílias atendidas pelo Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga Velha.

AGÊNCIAS

GLOBAL assume, a partir de fevereiro, a conta integral de comunicação da Feevale. Ao vencer a concorrência realizada ainda no ano passado, a agência será responsável pela gestão da marca, planejamento, gestão de conteúdo, ativação e estratégias digitais da universidade.
Bistrô criou para o Canoas Shopping a ação Porta dos Descontrolados, que dá prêmios instantâneos e vantagens adicionais, além de descontos de até 70% nas mais de 200 lojas do empreendimento. O objetivo é tornar ainda mais atrativa a tradicional liquidação que o shopping faz a cada verão.
Moove conquistou a conta do Conselho Regional de Odontologia, ao vencer processo de concorrência, encerrado no fim de 2017. Agência é responsável pela comunicação institucional da entidade que trabalha pela valorização do profissional da saúde bucal.

PERFIL

Rosane Marchetti. Crédito Coletiva.netDivulgação

Rosane Marchetti. Crédito Coletiva.netDivulgação


/COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado esta semana por Coletiva.net é da jornalista Rosane Marchetti.

BY THE WAY...

... ao contrário da sentença de Nelson Rodrigues, nem toda unanimidade é burra.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia