Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 17 de Janeiro de 2018 às 23:54

Aquecimento no gelo


SPENCER PLATT/GETTY IMAGES/AFP/JC
Toda a América do Norte está curtindo uma onda de frio que vem batendo todos os recordes. Para a população, tem sido um transtorno e tanto, mesmo acostumados com nevascas. Em Nova Iorque, esse grupo pratica tai-chi para esquentar um pouco e não perder a forma. Já na parte europeia do Hemisfério Norte, o frio é pouco por enquanto. É uma forma da natureza de equilibrar as coisas.
Toda a América do Norte está curtindo uma onda de frio que vem batendo todos os recordes. Para a população, tem sido um transtorno e tanto, mesmo acostumados com nevascas. Em Nova Iorque, esse grupo pratica tai-chi para esquentar um pouco e não perder a forma. Já na parte europeia do Hemisfério Norte, o frio é pouco por enquanto. É uma forma da natureza de equilibrar as coisas.

Neurônio zero

É de impressionar que a rede elétrica da Capital dependa de um único incidente para que falte energia por três horas no Centro Histórico, no Bom Fim, na avenida Independência e nas transversais. Tudo porque a molecada do "neurônio zero" botou fogo em uma árvore nas imediações do colégio Júlio de Castilhos, na avenida João Pessoa. A rede de alta tensão que vai (ou vem) de Viamão atravessa esses bairros.

Os quatro da Caixa

O afastamento dos quatro diretores da Caixa Econômica Federal, determinação do Banco Central que moveu a caneta do presidente Michel Temer (PMDB), mostra o quão nefasto é para um país (e o governo) a nomeação de políticos para cargos que deveriam ser essencialmente preenchidos por técnicos. E o pior é que, em boa parte das vezes, os indicados já planejam aprontar alguma.

Obras na freeway

Quem trafega pela freeway se pergunta por que obras que estão sendo feitas em alguns trechos não foram feitas antes da temporada de veraneio. A Triunfo Concepa explica que diversos trabalhos foram realizados durante todo o ano passado e que faz agora novo revestimento, que exige boas condições climáticas para que "o microasfalto tenha uma boa aderência".

Por sinal...

...100 mil veículos devem demandar o Litoral pela freeway neste fim de semana, informa a concessionária Na sexta-feira, deve ser 55 mil, e, no sábado, vai o restante.

Mercado pobre

A propósito da diminuição dos assaltos a ônibus, leitor de Tramandaí é de opinião que parte da explicação é a diminuição do número de passageiros e, consequentemente, de viagens. Bem-humorado, diz que até o ladrão perdeu o interesse e foi para ramos mais lucrativos.

No tempo das diligências

A nota sobre o atraso dos Correios desencadeou uma onda de queixas de leitores sobre problemas que vêm enfrentando nos últimos tempos. A campeã foi a de uma encomenda de café com cápsulas postada dia 27 de novembro de 2017 em São Paulo e entregue no bairro Moinhos de Vento dia 8 passado (temos comprovantes). Veio como de São Paulo? De diligência?

Tudo nos conformes

Será uma grande frustração para Lula (PT) e seus estrategistas se a sentença do TRF-4 lhe for favorável. Tem-se dito que o resultado da votação definirá a estratégia de Lula dali em frente. Não precisa ser analista nem clarividente para tal. Caso seja negado o recurso, a estratégia de Lula é a de ser mártir, condição essencial para angariar votos na eleição. É o voto tadinho dele.

Aliás...

...mesmo que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tenha feito uma vã tentativa de suavizar sua frase que teriam que matar "muita gente" para prender Lula, ela precisa ser entendida menos como frase infeliz e mais como ato falho, como a indicar o sentimento radical da militância. Não é desejo, mas passa raspando.

Finais

  • POR indicação do Iargs, José Feliciniano Fernandes Ribeiro, o Visconde de São Leopoldo, foi inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.
  • OSÓRIO sedia, dia 26, a reunião de integração da Federasul, na ACI da cidade. RGE Sul está investindo R$ 3,7 milhões na ampliação da Subestação de São Pedro do Sul.

Miúdas

  • A RIGOR, teremos um feriadão a partir deste fim de semana. Muitos vão pinotear com medo das manifestações.
  • SUGESTÃO para a BM: aplicativo de mapas de ruas da Capital ou o mapa mesmo nos celulares dos PMs.
  • COM frequência, pedestres e motoristas forasteiros pedem a eles onde fica a rua tal, mas nem sempre eles sabem.
  • NINGUÉM aguenta mais o caso da ministra que não toma posse. Mais chato que isso só mordida de borracho.
  • GOVERNO da Venezuela vai lançar sua própria criptomoeda, a "petro". Você compraria uma?
  • PROTOCOLIZAR é a palavra da moda nos escritórios. Existe. Mas, cá entre nós, não soa pedante?
  • E DEPOIS do terceiro chope ou de três taças de vinho ninguém mais consegue pronunciá-la.