Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Janeiro de 2018 às 17:36

Mistério sobre rodas


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Há cerca de cinco meses, dois carros, um Fiat Brava e um Volkswagen Gol, foram estacionados em frente ao condomínio Jardim América, na avenida Engenheiro Frederico Dahne, 560, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. O primeiro chegou em um caminhão-guincho e o segundo veio rodando. A síndica já informou a Brigada Militar e percorreu todas as instâncias da EPTC, mas os veículos continuam lá - um deles, inclusive, foi incendiado há um mês.
Há cerca de cinco meses, dois carros, um Fiat Brava e um Volkswagen Gol, foram estacionados em frente ao condomínio Jardim América, na avenida Engenheiro Frederico Dahne, 560, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. O primeiro chegou em um caminhão-guincho e o segundo veio rodando. A síndica já informou a Brigada Militar e percorreu todas as instâncias da EPTC, mas os veículos continuam lá - um deles, inclusive, foi incendiado há um mês.

A erva que sumiu

Leitor comprou um quilo de erva-mate de marca do Interior e constatou que o produto estava velho e mofado. Contatou com o fabricante e ouviu dele que mandaria um funcionário para sua casa levar dois quilos de erva. Dois dias depois ligou para ele perguntando se recebera. Sim, disse o cliente, mas só recebi um quilo! Agora vem a pergunta: quem amorcegou o outro quilo?

Porém...

...e sempre tem um, muitos veranistas nem se dão ao trabalho de antecipar o IPTU ou de escalonar o pagamento, mesmo tendo condições. Já entrou no DNA das prefeituras do Litoral perdoar multas e correção do imposto e dar desconto do principal mesmo muitos anos depois. Enquanto isso, o pagante fiel não leva vantagem nenhuma em ser pontual salvo um pequeno desconto.

...perdei toda a esperança

Igrejas deveriam promover visitas guiadas dos fiéis e ficar pouco tempo que seja nas celas abarrotadas de pessoas para mostrar como é o inferno, habitados por gente que não tem mais nenhuma humanidade antes de ser condenado ou perdeu a pouca que ainda tinha nas celas e acabou por zerá-la após uma temporada no inferno.

O mais baixo

Sem entrar no mérito das contrapartidas, é forçoso reconhecer que o IPTU é um dos impostos mais baixos que se paga. Certamente que há muita injustiça, com gente pagando pouco por áreas grandes, mas se dividirmos o tributo por 12 nos damos conta disso.

Nova direção

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), que regulamenta o exercício profissional de arquitetos e urbanistas em todo o Estado, está sob nova direção. Tiago Holzmann da Silva e Rui Mineiro foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente.

Ó vós que entrais...

Vídeo mostrando presos do Presídio Central cheirando dezenas de carreiras de cocaína não surpreendeu o Ministério Público e muito menos quem sabe como funciona esse mundo paralelo, jornalistas inclusive. Bloquear celulares é perfumaria perto do comércio ilegal que grassa na casa prisional. É um mercado de forte demanda e oferta idem.

A limonada

Certa vez o ex-ministro Delfim Netto disse que ninguém muda depois dos 35 anos. Governantes PRECISAM mudar. Não precisam deixar a espinha quebrar, mas é como asa de avião, que precisa oscilar verticalmente sob pena de quebrar. É o caso do prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e do presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB). E uma chance de ouro de ambos fazerem do limão limonada, para eles e para a cidade.

Sob severo ataque

Não passa um dia em que não apareça um novo vírus atacando computadores, smartphones e tablets. Até no WhatsApp tem muito pega-ratão. O mundo virtual hoje é uma Caixa de Pandora - abriu, tá ferrado. Em resumo, não dá para baixar a guarda um segundo que lá vem hacker. A questão é: como dormir tranquilo sabendo que eles podem roubar dados e senhas? Que mundo novo e bonito é esse?

Miúdas

  • METAS de Mark Zuckerberg: combater fake news e discurso do ódio. Difícil; no Brasil, impossível.
  • quantos anos o amável leitor não ouve um samba-enredo cantarolado pelo povo de baixo, do meio e de cima?
  • DESFILE das escolas de samba do Rio de Janeiro tem de tudo menos samba. A rigor, a batida é de marcha-rancho acelerada.
  • 2018 pode ser dividido em três etapas. A primeira vai até o Carnaval, a segunda até as eleições e destas até dezembro.
  • PERMANÊNCIA do presidente Nicolás Maduro na presidência da Venezuela parece eterna. Como é, seu, cai ou não?
  • MENSAGENS indesejadas enviadas a celulares por partidos ou empresas torram a paciência.
  • IMPRESSÃO que se tem é que apenas uma parte da população está em férias, mas que todo mundo as tirou.