Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 30 de janeiro de 2018.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

Notícia da edição impressa de 31/01/2018. Alterada em 30/01 às 17h14min

Certificado digital cresce 11,52% em 2017

Antonio Cangiano é diretor executivo da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital)

Antonio Cangiano é diretor executivo da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital)


/ANCD/DIVULGAÇÃO/JC
O volume de emissão de certificados digitais no ano passado apresentou recuperação em relação a períodos anteriores. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia Informação (ITI), o ano de 2017 foi de crescimento para a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. Foram emitidos 3,598 milhões de documentos, contra 3,226 milhões em 2016 - aumento de 11,52%.
O surgimento de novas aplicações de governo e obrigatoriedades empresariais aliados à maior divulgação da tecnologia estão entre as causas do incremento, conforme o ITI. Para o diretor executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Antonio Sérgio Cangiano, o dado representa o sólido crescimento da adoção do certificado digital pelo governo e pela economia no Brasil, o que reflete a tomada do conhecimento dos benefícios e da segurança jurídica do uso do certificado digital padrão ICP Brasil.
Segundo ele, o surgimento de novas aplicações para o certificado digital, como a Carteira Nacional de Habilitação, a e-CNH, entre muitos novos benefícios, vai alavancar ainda mais a evolução desses dados e o crescimento acelerado do setor. "Também colabora nesse sentido a divulgação constante e didática sobre as vantagens que o certificado digital padrão ICP-Brasil proporciona para empresas e pessoas físicas, e as facilidades de acesso que as certificadoras têm proporcionado", comentou Cangiano. Em 2017, também caiu, de forma significativa, o número de fraudes com certificados digitais. De janeiro a dezembro de 2016, foram feitos 445 comunicados de fraudes.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia