Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 19 de Dezembro de 2017 às 09:49

Programas da TVE saem do ar temporariamente por falta de funcionários

Mudanças na grande se dão em razão das férias de servidores na época de fim de ano

Mudanças na grande se dão em razão das férias de servidores na época de fim de ano


FREDY VIEIRA/JC
Bruna Oliveira
A programação da TVE passou por alterações e terá programas fora da grade até o começo de 2018. Ao menos cinco produtos da emissora estadual saem do ar temporariamente. De acordo com a TVE, a mudança se dá devido a falta de funcionários no período de festas de fim de ano.
A programação da TVE passou por alterações e terá programas fora da grade até o começo de 2018. Ao menos cinco produtos da emissora estadual saem do ar temporariamente. De acordo com a TVE, a mudança se dá devido a falta de funcionários no período de festas de fim de ano.
"Foi preciso fazer essa adequação na programação para nos adaptarmos à realidade da produção, visto que servidores saem de férias durante esse período", afirmou a diretora de Programação Tatiana Forster, em nota no site da emissora.
A razão para a falta de funcionários, no entanto, ocorre após decisão da própria TVE, que antecipou as férias de funcionários que ainda tinham saldos a tirar e suspendeu as demais. A decisão chegou aos servidores por e-mail, sem muita justificativa, determinando que as férias de todos os servidores e cargos em comissão estavam suspensas a partir de dezembro de 2017, até segunda ordem, e que os casos especiais deveriam ser encaminhados ao departamento de Recursos Humanos. 
Os funcionários que ainda tinham dias a tirar tiveram seus períodos remanejados, provocando a baixa no quadro de servidores. "Todo mundo que tinha saldo de férias teve de remanejar para sair a partir de 26 de dezembro", conta Eduardo Osório, repórter da TVE. "O que se fala é que se trata de uma decisão de cima, com base na Força-tarefa criada para tratar das extinções". Osório lamenta a medida, visto que já havia uma agenda de previsão de férias entre os servidores justamente para que a veiculação dos programa da casa não fosse afetada. "Nós tínhamos uma programação de escala e a mudança acabou sendo forçada", diz. 
A diretora de Programação minimiza e esclarece que a adequação da grade sempre ocorre neste período do ano, tanto pelos funcionários que saem de férias, quanto pela dificuldade em trazer convidados nesta época. Os funcionários, de acordo com Tatiana, foram avisados sobre o remanejo do saldo com 30 dias de antecedência, e foi negociado caso a caso. Os servidores que comprovaram viagens já agendadas não tiveram as férias suspensas, esclarece.
"Em dezembro, são 17 funcionários em férias, sendo sete da equipe de jornalismo e programação. Em janeiro sairão 16 profissionais, sendo oito da equipe do jornalismo e programação. Ou seja, nossa programação segue quase intacta", pontua Tatiana. 
Com a mudança, os esportivos Plano de Jogo, TVE Esportes e TV Grenal deixam a grade temporariamente e as informações do esporte amador e da dupla Grenal serão incorporadas ao Panorama, que continua sendo exibido às 19h de segunda a sexta, com meia hora de duração. Outras atrações que deixaram de ser exibidas, desde segunda-feira (18), são o Debate TVE e o Pelo Rio Grande. Estação Cultura (13h30min), Radar (18h) e Consumidor em Pauta (18h30min) seguem sendo transmitidos ao vivo de segunda a sexta-feira.
Em outubro, 247 funcionários da TVE e da FM Cultura foram notificados sobre a extinção da Fundação Piratini. Em dezembro do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei 246/2016 que autorizou a extinção das fundações Zoobotânica (FZB), Ciência e Tecnologia (Cientec), Economia e Estatística (FEE), Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH), Piratini (TVE e FM Cultura) e Metroplan.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO