Joice Trindade, gerente de marketing da Youcom, 
e Kim Gesswein, cofundador do Paimlab Joice Trindade, gerente de marketing da Youcom, e Kim Gesswein, cofundador do Paimlab Foto: /Youcom/Divulga��o/JC

Youcom se aproxima de marcas independentes

A Youcom, do Grupo Renner, promoveu, no mês de dezembro, em Porto Alegre, um evento que fez a marca se aproximar de empreendedores e empreendedoras do Rio Grande do Sul. Durante o Jeans for Change, foram doadas matérias-primas para quem trabalha com moda reutilizar os tecidos, gerando novas peças. No grupo, estavam nomes que já passaram pelo GeraçãoE, como Preza, Revoada, Clau e Shieldmaiden.
E a estratégia de contato com pessoas criativas não terminou em 2017. Junto com o Paimlab, laboratório da agência Paim, foi fundado um laboratório de cocriação no Tecnopuc. A proposta é gerar um produto de forma mais colaborativa. Kim Gesswein, diretor de inovação da Paim Comunicação e cofundador do Paimlab, fala mais sobre a novidade instalada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs).
GeraçãoE - Como surgiu a ideia para a criação do Youlab?
Kim Gesswein - Surgiu a partir de uma inquietação por parte da Youcom com o modelo tradicional de prestação de serviços em comunicação. A marca identificou no PaimLab um parceiro ideal para o projeto, uma vez que o Lab já vem estudando novos formatos e o próprio futuro do negócio.
GE - Quais áreas serão integradas dentro do novo núcleo e que tipo de atividades serão desenvolvidas?
Kim - O Youlab contará com uma equipe enxuta e multidisciplinar, que junto com o marketing fará a gestão da rede colaborativa de parceiros da marca, a gestão de visibilidade, projetos, conteúdo e relacionamento com os públicos da Youcom. O espectro de entregas será bastante amplo, uma vez que é função do Youlab identificar problemas e ativar uma rede de parceiros (consumidores, coletivos, empresas) para atuar de maneira colaborativa.
GE - De que forma consumidores participarão dos processos do Youlab?
Kim - Hoje, a Youcom conta com o ConsumerLab, uma plataforma de aproximação e de troca com o consumidor da Youcom. Isso já vem acontecendo. A ideia do Youlab é também potencializar esse projeto, trazendo esse consumidor para o centro do processo criativo. O espaço físico do Youlab, que estará dentro do Tecnopuc, contará com estações de trabalho abertas para quem quiser colaborar com a marca.
GE - Quais serão os primeiros projetos desenvolvidos pelo núcleo?
Kim - Todo o calendário de 2018 da marca já funcionará dentro desse modelo colaborativo. A campanha de Preview Inverno será o primeiro grande momento concebido dentro deste novo formato.
GE - Como você avalia a incorporação de programas colaborativos dentro das estruturas das marcas? De que forma elas alteram a relação entre marca, agências e consumidores?
Kim - Tanto para a Youcom quanto para o Paimlab esse trabalho em rede e colaborativo é algo muito natural. Atualmente é muito mais difícil imaginar uma entrega consistente, com alma e verdade feita de forma separada. Isso faz com que o aspecto de colaboração seja imensamente maior do que a competição. O formato agência tradicional se focava em deter a ideia, o fazer por inteiro. Este formato está focado em fazer acontecer. Com uma preocupação menor com autoria e maior com o resultado e a construção conjunta. O foco central do modelo foi ser construído a partir de necessidades, problemas e o próprio propósito da marca Youcom, o que faz ser este o modelo ideal de operação para a marca.
>> Veja como foi a ação:
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio