Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 09 de Dezembro de 2017 às 20:48

Goleira reserva pega três pênaltis e Inter leva título do Gauchão de futebol feminino

Jogando em casa, time colorado garantiu seu sexto título de campeão gaúcho

Jogando em casa, time colorado garantiu seu sexto título de campeão gaúcho


CLAITON DORNELLES /JC
Paulo Egídio
O Grenal que decidiu Campeonato Gaúcho de futebol feminino, disputado neste sábado (9) no estádio Beira-Rio teve uma protagonista inesperada. Saída do banco de reservas aos 44 minutos do segundo tempo, a goleira colorada Fernanda Delazere pegou três cobranças tricolores na disputa de pênaltis e garantiu o sexto título do Inter na modalidade.
O Grenal que decidiu Campeonato Gaúcho de futebol feminino, disputado neste sábado (9) no estádio Beira-Rio teve uma protagonista inesperada. Saída do banco de reservas aos 44 minutos do segundo tempo, a goleira colorada Fernanda Delazere pegou três cobranças tricolores na disputa de pênaltis e garantiu o sexto título do Inter na modalidade.
Em um jogo onde o time colorado dominou as ações e envolveu as adversárias, o Inter venceu por 3 a 1 no tempo normal e por 2 a 1 nas cobranças de pênalti. Como o Grêmio havia vencido a primeira partida por 2 a 0, qualquer vitória vermelha levaria a decisão para a marca da cal – para qual o Inter tinha sua arma secreta escondida entre as suplentes.
Repetindo o movimento da seleção da Holanda nas quartas-de-final da Copa de 2014, o Inter substituiu a goleira titular, Luana, pela reserva, Fernanda, no final do jogo. Nova no clube, a jovem de 17 anos, vinda da Chapecoense, defendeu três cobranças do Grêmio e deu o título gaúcho ao clube de coração. “A troca já era planejada, eu treinei a semana inteira. É inexplicável conseguir o título na casa do Inter”, disse a arqueira, abraçada e festejada pelas companheiras.
Durante a festa do título, o grupo colorado aproveitou para alfinetar as rivais. Ao vestiário colorado, chegou a informação de que o Grêmio já havia marcado a comemoração do possível título em uma churrascaria da capital. “Fala pra elas marcarem a churrascaria pra nós agora”, provocou a centroavante Paloma Merlo. A treinadora Tatiele Silveira emendou: “(O título) é resultado da humildade, contra a soberba e a prepotência do adversário, que achou eu já estava ganho”, desabafou.
Após faturar o sexto título estadual de sua história, o colorado volta as atenções ao cenário nacional. Em 2018, o colorado deve disputar uma classificatória para ingressar na Série A2 do Campeonato Brasileiro, que já tem o Grêmio como um dos participantes. “Com certeza, vamos chegar fortes para subir para a Série A1 e fazer o futebol feminino do Inter do tamanho do clube”, prometeu o diretor do departamento feminino, Cesar Schunemann.

Supremacia colorada

A decisão do Gauchão no Beira-Rio começou em um ritmo impressionante. Aos quatro minutos, a atacante gremista Karina Balestra teve a primeira oportunidade, quando avançou pela direita e bateu por cima do gol. No minuto seguinte, o Inter pediu pênalti numa jogada em que Paloma Merlo caiu dentro da área. Para protestos dos cerca de 3,2 mil colorados que acompanhavam a partida, a árbitra Mariana Caetano nada marcou.
Aos dez, foi a vez da minoria azul do estádio gritar, mas de alegria. Em uma saída errada do Inter, a meia Shasha lançou Karina entre as zagueiras adversárias. Com tranquilidade, a artilheira do Gauchão bateu no canto direito de Luana e marcou seu 34º gol na competição, abrindo o placar do Grenal e garantindo a felicidade dos cerca de 300 torcedores tricolores que assistiam ao duelo.
As gurias coloradas responderam três minutos depois. Rosana cavou um escanteio após boa jogada pela direita e, na cobrança, Byanca Brasil encontrou a volante Gabriela Luizelli livre. De primeira, ela deslocou a goleira Carol Aquino e empatou a partida. Após o início frenético, o jogo passou a ser mais brigado no meio campo, onde o Inter dominava as ações.
No final do primeiro tempo, veio a virada: em boa jogada pela ala direita, Byanca passou pela gremista Thielen e cruzou para área. A goleira gremista saiu mal e a meia Mylena entrou como uma flecha e cabeceou para o fundo das redes. Após o fim da primeira etapa, na passagem ao vestiário, dirigentes colorados protestaram contra a arbitragem pelo pênalti que não fora marcado em Paloma.
No segundo tempo, o Inter manteve o controle do confronto. Se a posse de bola era, até certo ponto, passiva, pois não suscitava em grandes chances, era o suficiente para reverter a desvantagem do primeiro confronto e amarrar as tentativas adversárias. Como resultado, o Grêmio recuou e começou a abusar das faltas para conter as rivais.
Aos 42 minutos, veio o golpe final. Em uma falta na lateral direita, Byanca deu sua terceira assistência no jogo, ao levantar para Letícia, que subiu mais alto que a zaga gremista e deu números finais ao Grenal no tempo normal – não sem antes o colorado surpreender e mudar a goleira, fazendo entrar, aos 44, aquela que seria a heroína da conquista.
Nas penalidades, Fernanda foi decisiva, ao defender as cobranças das tricolores Karina, Luana e Tefa. Apenas a zagueira Rafa Ancheta a venceu. Pelo Inter, marcaram Rosana e Thais Marques. O chute de Mylena bateu no travessão e o de Renata foi defendido pela goleira Carol Aquino. Na última cobrança tricolor, a meia Dani chutou por cima do gol, fechando o placar em 2x1 e garantindo a explosão da torcida no Beira-Rio.
Durante a festa do título, as coloradas aproveitaram para provocar as gremistas com os gritos de “O churrasquinho é nosso” – em referência à informação de que o Grêmio já havia planejado a comemoração em uma churrascaria – e “Um minuto de silêncio, para o Grêmio que está morto”, em resposta ao cântico dos jogadores do Grêmio quando venceram a Libertadores da América.
> Confira reportagem especial com sonhos e preparação das meninas do Gauchão
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO