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Economia

- Publicada em 27 de Dezembro de 2017 às 21:36

Procura por artigos para Réveillon é intensa

No Shopping Iguatemi, lojistas estão otimistas com as vendas de roupas e acessórios para a virada

No Shopping Iguatemi, lojistas estão otimistas com as vendas de roupas e acessórios para a virada


/LUIZA PRADO/JC
Adriana Lampert
O movimento intenso de pessoas registrado em um dos principais shoppings de Porto Alegre na tarde de ontem fortalece a expectativa dos comerciantes de que esta última semana do ano terá melhor desempenho em vendas frente ao mesmo período de 2016. Muita gente está em busca de uma peça nova para o Réveillon, e as lojas de roupas e sapatos são as mais procuradas.
O movimento intenso de pessoas registrado em um dos principais shoppings de Porto Alegre na tarde de ontem fortalece a expectativa dos comerciantes de que esta última semana do ano terá melhor desempenho em vendas frente ao mesmo período de 2016. Muita gente está em busca de uma peça nova para o Réveillon, e as lojas de roupas e sapatos são as mais procuradas.
De acordo com o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, os consumidores devem continuar circulando pelo varejo também no sábado e no domingo. "Desde terça, o movimento está muito bom. Estamos esperando um crescimento entre 2,5% e 4%, puxado pelas vendas desta última semana do ano", afirma o dirigente. De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, também as compras para ceia da virada devem representar cerca de 20% do total faturado pelo comércio supermercadista em dezembro.
Entre os produtos mais procurados nas lojas de roupas, vestidos, camisas e calças brancos (cor da paz) são os preferidos, seguidos por peças na cor vermelha (amor). "As pessoas estão acreditando mais no próximo ano - e uma peça bastante procurada é a calcinha amarela, que já é uma tradição, só quebrada quando se usa roupa branca", completa Kruse. Ele comenta que os varejistas estão apostando as fichas na última semana, em vista de que as vendas para o Natal não alcançaram a expectativa anterior (de crescimento de 6%). "Dois jogos de futebol e muita chuva no último sábado foram alguns dos empecilhos", comenta o presidente do Sindilojas Porto Alegre.
Às vésperas de viajar para Capão da Canoa, a estudante de Publicidade e Propaganda Luise Schunemann esteve, ontem, no Shopping Iguatemi, para comprar um short branco. "Quero um ano de paz e tranquilidade, e acredito no poder das cores", justificou. "Não tem muitas opções de tamanho na loja onde comprei, mas os preços estão muito bons", emenda. "Apesar de toda a tensão na economia, neste ano, as vendas de Natal foram excelentes, e vemos esta última semana com uma ótima expectativa", comenta a gerente da Hering no Iguatemi, Carla Ramirez.
A loja preparou alguns combos para o Réveillon, nos quais o consumidor recebe desconto na compra de três peças básicas (regatas e camisetas, por exemplo). "Está tendo uma ótima saída", comenta Carla. Segundo a gerente, a loja deve fechar o ano com 5% de crescimento em vendas.
Na Boneterrie, especializada em moda feminina, a gerente Simone Velasques informa que, além das peças em branco, há demanda também por roupas nas cores prateado, dourado e amarelo. Segundo ela, muitos ainda estão em buscas de presentes de Natal atrasados. "Não tenho estimativa em percentual, mas acredito que haverá, sim, um melhor desempenho nas vendas, frente à última semana de 2016." De acordo com o presidente do Sindilojas Porto Alegre, no ano passado, as vendas da última semana de dezembro "foram razoáveis". "Este ano, como o feriado cai na segunda-feira, modifica bastante. A ideia é vender bem também no domingo, dia 31." Mais vendas, com um tíquete médio menor. Esta é a percepção do proprietário das lojas de roupas femininas Ishtar. "O branco e o vermelho estão predominando. A novidade é que estamos tendo boa demanda de blazers, em vista de que tem feito frio durante a noite." A estimativa do comerciante é que, até sexta-feira, as vendas se mantenham aquecidas. "Mas tenho dúvidas em relação ao sábado e ao domingo", pondera.
Segundo dados da Agas, os produtos típicos de Natal e Ano-Novo vão representar, em média, 15,5% das vendas totais do setor em dezembro. "Para o Réveillon, a lentilha retomou a liderança que havia perdido para o espumante em 2016, embora seja uma disputa acirrada", comenta Longo, emendando que o crescimento em vendas deste produto deve ser de 10%. Também deve haver aumento na procura por carne suína (15%) e espumantes (5%), esse último com comercialização de 5 milhões de garrafas prevista (incluindo as já vendidas para o Natal).
Os preços de produtos típicos para a festa da virada estão, em média, 1,6% mais caros que no ano passado. Segundo a Agas, a pesquisa mostra otimismo dos supermercadistas. "O crescimento físico das vendas será maior que o crescimento financeiro, mostrando que o consumidor está muito atento aos preços e, ao mesmo tempo, buscando incrementar a sua ceia", afirma Longo.
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