Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 05 de Dezembro de 2017 às 16:11

Vendas de fim de ano devem crescer nos supermercados

Famílias gaúchas vão gastar, em média, R$ 451,38 em alimentos

Famílias gaúchas vão gastar, em média, R$ 451,38 em alimentos


/FREDY VIEIRA/JC
Em um cenário de pequena recuperação da economia, o setor supermercadista gaúcho projeta que as vendas de Natal e Ano-Novo terão um crescimento em torno de 3,5% nas vendas, puxado sobretudo pelos produtos típicos para as festas de fim de ano nos dias imediatamente anteriores aos dois eventos - as tradicionais vendas de última hora. É o que aponta estudo desenvolvido pelo Instituto Segmento Pesquisas a pedido da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), no mês de outubro, que ouviu 20 supermercadistas e 200 consumidores de ambos os sexos e de diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o Estado.
Em um cenário de pequena recuperação da economia, o setor supermercadista gaúcho projeta que as vendas de Natal e Ano-Novo terão um crescimento em torno de 3,5% nas vendas, puxado sobretudo pelos produtos típicos para as festas de fim de ano nos dias imediatamente anteriores aos dois eventos - as tradicionais vendas de última hora. É o que aponta estudo desenvolvido pelo Instituto Segmento Pesquisas a pedido da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), no mês de outubro, que ouviu 20 supermercadistas e 200 consumidores de ambos os sexos e de diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o Estado.
A pesquisa aponta ainda que os preços de produtos típicos para as festas estão em média 1,6% mais caros que no ano passado, índice abaixo da inflação brasileira no período. Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a pesquisa mostra um cenário de otimismo dos supermercadistas. "O crescimento físico das vendas será maior que o crescimento financeiro, mostrando que o consumidor está muito atento aos preços e, ao mesmo tempo, buscando incrementar a sua ceia. Nossos indicadores mostram que o gaúcho dá importância semelhante o Natal e ao Ano-Novo, mas as vendas certamente vão se concentrar majoritariamente na última hora", antecipa o dirigente. De acordo com Longo, 80% dos supermercadistas vão fazer algum tipo de promoção no período de festas.
Assim como nos últimos anos, o consumidor gaúcho aposta no supermercado como local prioritário para adquirir itens para as festas. "Cada vez mais sem tempo, o consumidor quer encontrar tudo o que precisa em um único local, desde presentes até os produtos para a ceia em família", lembra Longo. Com relação à compra de alimentos e bebidas para as festas, 92,3% dos gaúchos preferem adquirir estes itens nos supermercados. As famílias gaúchas vão gastar em média R$ 451,38 em alimentos para as festas. Segundo estimativas da Agas, o setor supermercadista gaúcho vai absorver cerca de R$ 2,6 bilhões dos cerca de R$ 13 bilhões (ou 20%) a serem injetados na economia gaúcha pelo 13º salário. "Neste sentido, alertamos para a importância do pagamento integral do 13º salário para o funcionalismo público na engrenagem que faz girar a economia. As famílias têm este direito, e a economia precisa deste aporte", sublinha Longo.
Na ceia natalina, o produto apontado pelos gaúchos como aquele que não pode faltar é o peru/chester, enquanto no Réveillon a lentilha retomou a liderança, que havia perdido para o espumante em 2016, embora seja uma disputa acirrada.
Embora somente 51,5% dos consumidores admitam que vão realizar as compras para as festas na última hora, os supermercadistas estimam que pelo menos 60% das vendas de Natal e Ano-Novo serão efetuadas nos quatro dias antecedentes às festas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO