Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 04 de Dezembro de 2017 às 22:56

A saída do coma...


ARFIO MAZZEI/DIVULGAÇÃO/JC
Estamos como alguém que sai do coma. Primeiro, você abre os olhos; depois, começa a ouvir, fala, senta na cama e quer andar. Estou sentado na cama. Foi com essa imagem que o presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Paulo Afonso Pereira, relatou o status da entidade depois de mais de várias décadas sem presidente próprio, e confundida com a Federasul, mas salientou que as entidades trabalham em harmonia.
Estamos como alguém que sai do coma. Primeiro, você abre os olhos; depois, começa a ouvir, fala, senta na cama e quer andar. Estou sentado na cama. Foi com essa imagem que o presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Paulo Afonso Pereira, relatou o status da entidade depois de mais de várias décadas sem presidente próprio, e confundida com a Federasul, mas salientou que as entidades trabalham em harmonia.

...e a caça ao associado

Paulo Afonso, que é candidato à reeleição se for em chapa única, pretende aumentar o número de associados - hoje são 900 em um universo potencial de 30 mil na Capital -, mirando nas pequenas empresas. Em troca, a ACPA oferecerá uma série de serviços, que já inclui uma carteira de identidade empresarial com plano de saúde. Adiante, falou do centro de convenções de Porto Alegre, que será localizado junto ao estádio Beira-Rio, e também ressaltou a importância da revitalização do Cais Mauá.

Incômodo mortal

A propósito da imprudência cada vez maior de pedestres, leitor conta fato que presenciou andando a pé no bairro Petrópolis. Viu uma mulher desafiando os carros e então perguntou a ela o motivo. "Se me atropelar, eles vão se incomodar." E ele: "E a senhora não?". É exatamente essa empáfia de parte da população, a desobediência civil, nem que o custo seja a própria vida. E, infelizmente, "eles vão se incomodar", sim.

Ecos de lisonja

Há, pelo menos, três pré-candidaturas ao Palácio Piratini que flutuam no ar ainda em silêncio, inclusive um da área empresarial. Por enquanto, são objetos voadores não identificados. Ou pode ser apenas lisonja que originou ecos que sussurram de volta "pensando bem, por que não?".

Jogo de capacitação

Um novo modelo de capacitação está sendo cada vez mais adotado pelas empresas: utilizar mecanismos de jogos para envolver os gestores em treinamentos. O diretor da De Bernt (soluções em RH), Fábio Souza, conta que a gamificação oferece maior engajamento, permite fazer simulações de situações reais e incentiva a competitividade.

Breve aqui

Como até as garças do Guaíba sabem, o grande problema da segunda ponte do Guaíba será realocar as quase 2 mil famílias que moram nas ilhas. Pois aí entra a grande área, que vai da estação Farrapos do Trensurb até as proximidades do aeroporto.

Divisão de prêmio

Economista do Ano pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-RS), Antonio da Luz lembrou que tinha 18 anos quando ingressou no Sistema Farsul e que, na época, aprendeu muito com o então economista-chefe da entidade, Manoel Luzardo de Almeida, já falecido. Luz disse, comovido, que dividia a premiação com o ex-chefe.

E projeto?

O centro de convenções tem verba federal aprovada de R$ 60 milhões, mas o prefeito Marchezan Júnior (PSDB) tem confidenciado que os recursos podem prescrever, que haveria dificuldade política em liberar a soma. Até dá para entender a posição da União, porque, sem projeto básico, dificilmente essa grana federal sairá da toca na qual se encontra.

Por falar em projeto...

...a página recorda que, na administração anterior, já se falava que os R$ 60 milhões tinham prazo para caducar, que a corrida contra o tempo era exatamente concluir a documentação a tempo. Pode não ser o caso, mas a recusa de Brasília em liberar a verba é estranha. Ou lógica.

Miúdas

  • SECA extrema atinge 94% do território de Portugal continental. Por isso os incêndios sem fim.
  • AEROPORTO de Dubai é realmente impressionante, bonito e funcional. Mas os banheiros...
  • UMA bandeira do Grêmio drapejava ou ainda drapeja nos altos do Palácio Piratini.
  • EXPOSIÇÃO Holodomor - Genocídio Ucraniano, cometido pela falecida URSS, está na sede da ADVB a partir de hoje.
  • LEITOR Duarte Bertolini elogia a farta e bela iluminação natalina de Dois Irmãos.
  • QUANDO alguém diz "nossa, como o ano passou rápido!" é por que já saiu da pediatria e está entrando na geriatria.

Finais

  • SINDICATO do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS) comemora, hoje, 69 anos.
  • FEIRA Expo Índia, no Praia de Belas, tem como destaque semijoias banhadas em ouro e prata.
  • GRUPO de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública assumiu a gestão da Samu de Guaíba.