Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

TURISMO

- Publicada em 18 de Dezembro de 2017 às 00:26

Turismo no Natal turbina economia de municípios do Interior

Em Bento Gonçalves, vagões do trem servem de palco para o Natal sobre Trilhos

Em Bento Gonçalves, vagões do trem servem de palco para o Natal sobre Trilhos


ZÉ TELOKEN/DIVULGAÇÃO/JC
Ruas e avenidas de pequenos municípios do Rio Grande do Sul lotam de turistas em dezembro, o que torna o período de Natal, sem dúvida, o mais fértil. Daí, para aumentar a arrecadação dos cofres públicos - a partir das vendas do comércio e do movimento na hotelaria -, basta investir nos atrativos. Inspiradas em iniciativas como o Natal Luz de Gramado (criado em 1986 pelo então secretário de Turismo do município, Luciano Peccin, para reduzir o impacto da sazonalidade do setor nos meses de verão), muitas cidades de interior do Rio Grande do Sul têm conseguido fomentar a economia local, usando o mote natalino para atrair visitantes.
Ruas e avenidas de pequenos municípios do Rio Grande do Sul lotam de turistas em dezembro, o que torna o período de Natal, sem dúvida, o mais fértil. Daí, para aumentar a arrecadação dos cofres públicos - a partir das vendas do comércio e do movimento na hotelaria -, basta investir nos atrativos. Inspiradas em iniciativas como o Natal Luz de Gramado (criado em 1986 pelo então secretário de Turismo do município, Luciano Peccin, para reduzir o impacto da sazonalidade do setor nos meses de verão), muitas cidades de interior do Rio Grande do Sul têm conseguido fomentar a economia local, usando o mote natalino para atrair visitantes.
"Em 2016, recebemos 150 mil pessoas na cidade em um período de 40 dias, entre novembro e janeiro, quando ocorre o Natal dos Anjos", comenta o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Dois Irmãos, João Luiz Weber. O município, com 32 mil habitantes, possui cerca de 30 estabelecimentos que servem refeições - entre restaurantes e lancherias - e conta com dois hotéis. "Está uma loucura, certamente é o período que estes empresários mais lucram no ano, pois aumentam muito as vendas e a movimentação de pessoas em toda a cidade", comenta Weber. O evento deste ano conta com programação cultural até dia 23 de dezembro - e a cidade permanece com as ruas decoradas até o dia 6 de janeiro.
Atraída pelos shows e apresentações gratuitos do Natal dos Anjos, festa que em 2017 completa 22 anos, a maioria dos visitantes de Dois Irmãos no período é de moradores do entorno, de regiões como Vale do Sinos, Grande Porto Alegre, Vale do Paranhana e serra gaúcha. "Mas também recebemos gente de diversas cidades do Interior e até de outros estados", destaca Weber.
Durante estes dias, o município se transforma em um corredor cultural, com orquestras, corais, danças e peças de teatro ocorrendo durante o dia e a noite. "Antigamente ficava mais no fim de semana, mas neste ano os visitantes estão circulando inclusive durante os dias úteis, e tivemos que fechar o trânsito da avenida de acesso da cidade e de três ruas centrais, que foram decoradas, porque há muito aglomeração de pessoas", sinaliza o secretário de Turismo.
No largo Felippe Seger Sobrinho, uma árvore de Natal com 35 metros de altura ilumina as festividades. Na Praça do Imigrante, onde foi montada a casa do Papai Noel, as crianças fazem fotos e deixam cartinhas para o bom velhinho. "Esta é a única atração com cobrança de ingressos, mas garante brindes aos pequenos", comenta o secretário de Turismo de Dois Irmãos.
Weber explica que o evento tem apoio de empresas privadas do município, e recebeu aporte de recursos (R$ 400 mil) da prefeitura. "Os projetos de cultura foram contemplados com leis de incentivo (LIC e Rouanet)." O gestor comenta que, em geral, durante o ano, a cidade depende de eventos como o Kerb de São Miguel, festa popular do município, que ocorre entre o final de setembro e outubro. "Nosso turismo é de eventos, por isso o Natal é o período mais importante para o setor."
"Neste ano, a cidade está muito mais bonita, com mais enfeites e boas atrações, e isso está gerando um movimento muito grande - está muito bom para a hotelaria", comenta a gerente do hotel Klein Ville, Iria Maria Seger. Localizado no Centro de Dois Irmãos, o estabelecimento com 43 apartamentos, e está com 80% da ocupação em dias de semana e 100% durante os fins de semana.

Atrações em alta velocidade em Bento Gonçalves

Personagens lúdicos, performances artísticas, fogos de artifício, decoração temática e um show musical têm surpreendido visitantes que chegam a Bento Gonçalves para, literalmente, embarcar no espetáculo Natal Sobre Trilhos que acontece a bordo da Maria Fumaça, sob a administração da empresa D'arte Multiarte, com 10 anos de mercado. Desde meados de novembro, os vagões do trem servem de palco para um passeio noturno que celebra o Natal de uma maneira diferente.
Ao final do trajeto, na estação final, um show recepciona os visitantes. "A experiência de viver a magia do Natal nos trilhos é conduzida pelo 'Povo do Trem', cinco personagens que envolvem os visitantes através de interações artísticas. Durante o percurso, o passageiro ainda poderá degustar tábuas de frios, vinho, espumante e suco de uva", enumera a coordenadora de Marketing da Giordani Turismo - promotora do espetáculo -, Gabrielle Signor Rodrigues. "A procura está grande, e os resultados estão sendo muito positivos", comemora a gestora.
"O número de visitantes na cidade aumentou muito por conta deste evento (Natal nos Trilhos)", concorda o secretário municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Ferri Parisotto. Segundo ele, que assumiu o cargo há três meses, não havia nada previsto para as festas de final de ano no planejamento do município, mas - com a ajuda de entidades locais e de apoio da Caixa Econômica Federal - foi possível arrecadar R$ 38 mil para investir em decoração natalina do Centro e promover ações culturais, que ocorrerão até o dia 6 de janeiro. "Em paralelo, há uma ampla programação nos atrativos turísticos da cidade.

Gramado segue como destaque no cenário nacional

Município da serra gaúcha apresenta alternativas pagas e gratuitas ao público

Município da serra gaúcha apresenta alternativas pagas e gratuitas ao público


/CLEITON THIELE/DIVULGAÇÃO/JC
A 32ª edição do Natal Luz de Gramado, que acontece até 14 de janeiro, conta com o já tradicional Grande Desfile de Natal e apresentações de espetáculos. Além dos atrativos pagos, há uma extensa programação gratuita. "Independentemente de poder aquisitivo, todos os públicos podem celebrar e participar dos festejos", comenta o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo. Segundo ele, neste ano, o evento deve superar a marca de 240 mil ingressos obtida no evento do ano anterior. Na cidade vizinha, o Sonho de Natal de Canela acontecerá até o dia 14 de janeiro, diariamente, com vários espetáculos gratuitos, unindo decoração natalina, projeção mapeada e uma trilha sonora especialmente criada para ser apreciada por turistas e moradores da cidade.
"É um período muito particular, quando pessoas estão sensíveis e completando um ano vivido de várias maneiras", observa diretor artístico da empresa D'arte Multiarte, Rodrigo Cadorin, com expertise de mais de uma década em eventos natalinos realizados em municípios do Interior. Para ele, quando o evento tem qualidade, critério artístico e divulgação abrangente, movimenta visitantes do entorno onde é realizado, como no caso do Natal Luz de Gramado.

Casa da Montanha, de Gramado, passa por reforma e encanta visitantes

Empreendimento mantém, desde outubro, programação especial para hóspedes e visitantes

Empreendimento mantém, desde outubro, programação especial para hóspedes e visitantes


/JOÃO RICARDO/DIVULGAÇÕ/JC
Um dos prédios mais icônicos de Gramado, erguido todo em madeira, chama a atenção pela iluminação e decoração de Natal, uma megaprodução que, desde outubro, vem encantando os visitantes da cidade serrana. É o hotel Casa da Montanha, um dos empreendimentos de receptivo turístico do destino que encabeça a lista de municípios mais visitados no País nas festas de final de ano.
Em virtude do evento Natal Luz, neste ano Gramado deve receber aproximadamente 2,5 milhões de visitantes no período de atividades festivas (iniciado em novembro e que segue até 14 de janeiro). Isso explica por que os proprietários do estabelecimento - com 79 apartamentos - não pouparam esforços para adaptar todo o hotel com a temática natalina.
Além de se transformar na casa do papai Noel, o empreendimento mantém, desde o final de outubro, uma programação especial para hóspedes e visitantes em geral. "Há apresentações dos Boticários do Natal, Chegada do Papai Noel, e uma série de atividades, que incluem apresentações do espetáculo Korvatunturi, a possibilidade de as crianças posarem para fotos e realizarem seus pedidos, entre uma série de outras atrações", enumera o diretor de Marketing do Casa da Montanha, Rafael Peccin. A hospedagem permanece assim até dia 14 de janeiro de 2018. "O Natal Mágico, promovido pelo hotel desde 2010, oferece uma programação cultural e cheia de encantos, no ritmo da confraternização que irá garantir uma temporada de final de ano inesquecível", comenta Peccin.
Dentro do Casa da Montanha foram armadas 20 árvores de natal (inclusive nas suítes), e guirlandas, anjos e gnomos estão espalhados pelos ambientes. Até mesmo uma suíte temática o hotel preparou. "Temos um apartamento, com capacidade para um casal e dois filhos, que lembra a casa do Papai Noel na Lapônia", afirma Peccin. "E somos o único hotel do Brasil com calendário especial de Natal", emenda o diretor de Marketing do estabelecimento, destinado aos públicos A e B. Em meio à rotina dos hóspedes, os Boticários aparecem nas dependências do hotel tocando músicas e declamando mensagens para adultos e crianças.
"A programação vai até 14 de janeiro de 2018, sempre às segundas, quartas e sábados", comenta Peccin. As apresentações acontecem das 9h às 10h, no salão do Café da Manhã. Após a chegada do Papai Noel, o "bom velhinho" se instala em seu escritório, um local do hotel todo ambientado para ele organizar os pedidos e as entregas de presentes, recebendo as crianças e suas famílias. "É um momento mágico e encantador que aproxima todos do espírito natalino", opina o diretor de Marketing do estabelecimento. Peccin não abre quanto foi gasto para transformar o prédio em um verdadeiro espaço natalino (com direito a vila de doces para as crianças) e promover o evento (com diversos shows e festas) - que ainda garante para os hóspedes uma lembrança fotográfica feita por um gnomo; ingressos para o espetáculo Korvatunturi (que une teatro, técnicas circenses, dança, música e cenários virtuais), ceia, shows e uma série de surpresas também no Réveillon. O último dia do ano contará com queima de fogos e DJs durante a festa da virada. De acordo com Peccin, a taxa de ocupação do hotel está em 85% durante o mês de dezembro.

Serra reúne música, luzes e arte em Nova Petrópolis

Espetáculos musicais e encenações teatrais se estendem até o dia 23

Espetáculos musicais e encenações teatrais se estendem até o dia 23


/JOÃO VERNO STOFFEL/DIVULGAÇÃO/JC
Até 31 de dezembro, a rua Coberta de Nova Petrópolis recebe turistas de todo o Estado, por conta do Natal no Jardim da Serra Gaúcha. Os visitantes podem conferir ainda a Weihnachtsmarkt, feira de produtos natalinos. Cinco estandes oferecem diversas opções de artesanato em forma de decoração, alimentos e adornos, até 23 de dezembro.
Realizado pela prefeitura do município, em parceria com empresas e entidades, o evento com atrações repletas de religiosidade, espetáculos musicais, encenações teatrais, oficinas temáticas, feira de Natal, shows de fogos e grande festa de réveillon.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, a estrutura só foi possível graças ao "espírito cooperativo de parceria entre a administração pública e entidades privadas, que contribuíram também para iluminar a cidade durante o Natal".

MTur destina R$ 150 mil para evento em Glorinha

Voltado para a valorização e o resgate da simbologia da data, o Natal Luz e Glória, promovido pelo município de Glorinha desde 1998, conta, neste ano, com R$ 150 mil repassados pelo Ministério do Turismo (MTur). Com programação diversificada, no entorno das figueiras centenárias na Praça Central, a festa é um dos eventos mais esperados pela comunidade. "O evento contou com shows musicais e apresentações de danças e grupos de teatro", destaca a afirma a secretária de Administração e Planejamento da cidade, Luciana Raupp. Atividades como feira de artesanato e venda de produtos coloniais também marcaram a programação. De acordo com Luciana, a cidade recebeu cerca de 14 mil visitantes do início do mês até agora.