O título da Libertadores conquistado pelo Grêmio dará mais impulso
às finanças do clube em 2017. Apenas nesta quinta-feira (30), dia seguinte à conquista do tricampeonato com o desfile e festa dos campeões em Porto Alegre, o departamento de Marketing tricolor espera alcançar receita de R$ 200 mil em vendas de materiais licenciados na loja oficial GremioMania na Arena. A cifra equivale à renda com os produtos em dia de um grande jogo no estádio gremista.
Na quarta-feira (29), dia da finalíssima da competição continental na Argentina, mais de 30 mil torcedores se reuniram na Arena para assistir ao jogo, e resultado: quase R$ 150 mil em venda de artigos. “É um momento realmente único na história do clube”, comemora o gerente de Licenciamento e Varejo, Cristian Albrecht. Camisetas lideram na procura de torcedores e despontam como alternativa de presente. César Marroni estava de aniversário no dia da conquista e ganhou o artigo. Para Marroni, não poderia ter sido escolha melhor.
"Foi festa dupla - após o jogo que assisti na avenida Goethe com meus amigos e familiares", emociona-se o tricolor. O incremento de receitas só está começando. Nesta quinta, o clube deu início à comercialização das novas camisetas, pôsteres e demais produtos alusivos ao tricampeonato da América. Os itens comemorativos devem estar disponíveis em todas as lojas licenciadas da Capital até o fim de semana.
O Grêmio, segundo o especialista em gestão esportiva Almir Somoggi, liderou o faturamento com licenciamento entre times brasileiros em 2016. O tricolor gaúcho arrecadou mais de R$ 16,1 milhões com a autorização de uso da marca, 4,9% das receitas totais do clube. Outra frente que deve dar retorno sob o efeito da conquista deve ser a ampliação, que não para desde o fim do ano passado após o título da Copa do Brasil, do quadro de sócios. A meta é romper o número de 100 mil associados este ano. Até começo de novembro, o número era de quase 90 mil inscritos.