Porto Alegre, domingo, 10 de dezembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Entidades Sem Fins Econ�micos (At� R$ 250 mil)

Not�cia da edi��o impressa de 11/12/2017. Alterada em 10/12 �s 20h25min

Rotary Club de Lajeado Engenho: menos diferen�a e mais inclus�o social

Clube atua em a��es que buscam reduzir as diferen�as sociais e promover a inclus�o

Clube atua em a��es que buscam reduzir as diferen�as sociais e promover a inclus�o


ROTARY/DIVULGA��O/JC
Há 23 anos, o Rotary Club de Lajeado Engenho (30.313) Distrito 4.700 serve a comunidade de forma voluntária. Por meio de parcerias com escolas e instituições ou iniciativas próprias, atua em projetos que buscam reduzir as diferenças sociais e promover a inclusão social. Um dos destaques do grupo é o conjunto de iniciativas na educação, como o projeto "Os Jovens Poetas de Lajeado", no qual é editado um livro com poesias escritas por alunos do Ensino Fundamental.
Na edição de 2016, as 35 escolas de Lajeado participaram. Segundo a presidente do clube Rosangela Backendorf, o trabalho se iniciou com cerca de 6,2 mil alunos, que tiveram seus textos analisados por professores de cada escola participante, sendo que destes trabalhos foram escolhidos os melhores. O livro tem aproximadamente 257 poesias e desenhos, e tiragem de mil exemplares. "Este é o projeto mais antigo do clube, que vamos manter e evoluir", afirma Rosangela.
As despesas com a edição do livro e do evento são custeadas por empresas parceiras. Nesta edição, foram A Grande Loja Maçônica de Porto Alegre e a Maçonaria de Lajeado. "Ser voluntário é algo que alimenta a alma. Convido as pessoas a conhecer o trabalho do Rotary", diz Rosangela. Outra iniciativa do grupo é o Projeto CRE (Companheiro Rotariano na Escola), que ajuda os jovens do Ensino Médio na escolha da profissão e na redução da evasão escolar. Ainda na área de educação, promove a Feira de Profissões em Colégio Estadual e o Trote Solidário, em parceria com o curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates), no qual foram arrecadadas 4,1 toneladas de alimentos para o Programa Mesa Brasil, do Sesc.
Com 39 associados, sendo 17 integrantes do Conselho Diretor, o grupo também destina anualmente ao Rotary Internacional US$ 2 mil para ajuda humanitária em qualquer parte do mundo e aquisição de vacina contra poliomielite. Os rotarianos auxiliam entidades, como a Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) de Lajeado, com a doação de recursos para a compra de materiais cirúrgicos.
Para arrecadar verba para as ações, o clube realiza eventos, como a Noite do Engenho, um jantar-baile que gera recursos para atender aos projetos de doação e auxílio aprovados pela Comissão do Clube. Grande parte da receita arrecadada no evento em 2016 foi destinada à aquisição de aparelhos de ar-condicionado para a ala de atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Bruno Born, de Lajeado.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Antiga p agina Inicial

Acesse o caderno especial online