Porto Alegre, domingo, 10 de dezembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Institui��es de Ensino Superior

Not�cia da edi��o impressa de 11/12/2017. Alterada em 10/12 �s 20h22min

Fidene/Uniju� � premiada pelo segundo ano consecutivo

C�tia Nehring destaca que a institui��o busca estar sempre em movimento

C�tia Nehring destaca que a institui��o busca estar sempre em movimento


/UNIJU�/DIVULGA��O/JC
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene/Unijuí) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio de Responsabilidade Social. "Estamos orgulhosos com essa conquista, que demonstra toda a responsabilidade, a relação com a comunidade a partir das atividades que a Fidene/Unijuí desenvolve e reforça o nosso espírito de universidade comunitária", afirma a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacando ser uma grande honra para a instituição receber a distinção, que coroa as comemorações dos 60 anos de Ensino Superior na região Noroeste do Estado.
Segundo Cátia, muitos são os projetos desenvolvidos na região. Entre eles, o que concorreu ao Tema Norteador desta edição e que ficou entre os 10 finalistas. O "Sala de Diálogo: da violência ao respeito" promove a equidade de gênero trabalhando com homens agressores, detidos na Penitenciária Modulada de Ijuí, em virtude da prática de crimes previstos na Lei Maria da Penha. "A intervenção junto aos autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres constitui elemento essencial à redução desse tipo de violência", observa.
Além da Unijuí, por meio dos cursos de Psicologia e Direito, estão envolvidos Ministério Público do Estado, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Rede de Proteção à Mulher de Ijuí, Poder Judiciário - Comarca de Ijuí - Vara de Execuções Penais e 2ª Vara Criminal. Em quase três anos de atuação, o projeto tem agregado novos participantes e apoiadores, demonstrando ser capaz de superar os obstáculos e se manter plenamente vigente.
"É interessante observar que entre os participantes presos há um incentivo dos mais antigos para a participação dos mais novos, com relatos que evidenciam os benefícios representados pelos encontros", diz a reitora.
Outro destaque da Fidene/Unijuí é o "Avanços Tecnológicos na Produção de Aveia na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul". A iniciativa fomenta a cadeia de produção, levando aos agricultores elementos que possam reduzir o uso de defensivos agrícolas e elevar a qualidade da produção. O projeto foi aprovado por meio do Programa Polos Tecnológicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado e adquiridos equipamentos como a semeadeira e a colheitadeira de parcela, multiplantadeira, tratores, roçadeiras, trilhadeiras, descascadoras, estação meteorológica, enxadas rotativas, pulverizadores, medidores de umidade do solo, sensores de medição de clorofila, entre outros.
Em 2016, foram cultivados 227,6 mil hectares do grão. Na região Noroeste do Estado, a produção também tem destaque. É por isso que, na Unijuí, o projeto de pesquisa desenvolvido dentro do Departamento de Estudos Agrários busca aliar novas tecnologias a uma produção mais sustentável.
A Escola Fazenda da Universidade (Irder) destinou uma área experimental de dois hectares para que os estudos sejam aplicados. Há dois anos sendo desenvolvido, o projeto já realiza as atividades de teste. Atualmente, mais de 20 experimentos estão sendo feitos a campo e nos laboratórios da universidade.
A reitora Cátia afirma que a instituição está sempre em movimento e procura inovar suas práticas e reinventar suas iniciativas. "Novos projetos estão sempre em pauta, mas a continuidade das iniciativas consolidadas, que buscam a melhoria constante de suas ações, também é uma diretriz que se mantém", garante. Ela adianta que o grande e novo projeto que a universidade está em vias de implementar é o curso de Medicina, que deve gerar um grande impacto na região pela capacidade de melhoria da rede de atenção básica à saúde e, consequente, da qualidade de vida da população da região. "Acreditamos no nosso projeto e na formação que iremos fazer de médicos preparados e preocupados com a saúde", completa.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Antiga p agina Inicial

Acesse o caderno especial online