Porto Alegre, domingo, 10 de dezembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

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Not�cia da edi��o impressa de 11/12/2017. Alterada em 08/12 �s 18h39min

Cresce engajamento das empresas com responsabilidade social

Ana destaca que houve progressos na �rea

Ana destaca que houve progressos na �rea


/CL�VIS FABIANO/DIVULGA��O/JC
Há 20 anos, a responsabilidade social proposta como uma forma de gestão definida pela relação ética e transparente da empresa com seus públicos e pelo estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável era algo desconhecido no Brasil. No entanto um estudo recente da Universidade de Manchester, na Inglaterra, sobre o estágio da sustentabilidade em países emergentes - Brasil, China e Índia - mostra que, no País, o ambiente regulatório e o engajamento da sociedade civil promoveram um avanço das empresas no sentido de adotar a responsabilidade social de forma estratégica e influenciar mudanças em seus modelos de negócio. "Claro que há muitos desafios, porque esse movimento não é uniforme em todo País, e há retrocessos, mas não podemos negar que houve muitos progressos", afirma Ana Lucia de Melo, gerente executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos.
Segundo Ana, são várias as vantagens para uma empresa investir em responsabilidade social e ambiental. Entre elas, a avaliação e gerenciamento de riscos. "Quando falamos em riscos, pensamos apenas naquilo de negativo que pode acontecer, mas a responsabilidade social abre às empresas uma janela de oportunidades com a qual elas podem trabalhar. É um incentivo a repensar o negócio, seu propósito, otimizar recursos e dar espaço à criatividade e à inovação", afirma.
Atuar de forma socialmente responsável está ao alcance de todo tipo de empresa, independentemente do porte. Para a gerente, existe um mito de que seria algo apenas para as grandes. A responsabilidade social pode ser um meio de garantir a sobrevivência e estimular o diferencial competitivo das micro e pequenas. "Temos observado, pelas iniciativas que desenvolvemos, que, ao rever seus processos e práticas, as empresas encontram soluções e ampliam as perspectivas de seus negócios. Seja para grandes ou pequenas empresas, é fundamental ter uma liderança engajada e visionária que veja na responsabilidade social uma oportunidade de se diferenciar competitivamente", observa.
Nas empresas que apostam nessas ações, os resultados vão desde a redução de custos e aumento da eficiência operacional até a sua própria orientação estratégica. Ana cita como exemplo um case do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Norte, de uma oficina de costura vinculada a uma grande rede varejista. "Com o diagnóstico de sustentabilidade e a orientação que vem recebendo por meio do programa, o empresário percebeu que poderia se planejar estrategicamente para abrir sua marca própria e ampliar sua carteira de clientes, aplicando conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade que observou no processo de avaliação, de diagnóstico", conta.

Mais incentivos fiscais para programas que atendam �s demandas da popula��o

Ballet, do programa Centro de Viv�ncia Redentora, foi um dos grupos que conquistou 2� lugar no 29� Dan�ando
Entre as atividades oferecidas pela Fundação Semear a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social estão aulas de dança
COMUNICAÇÃO FUNDAÇÃO SEMEAR/DIVULGAÇÃO/JC
A gestora social da Funda��o Semear, Helena Ieggli Thom�, defende mais incentivos fiscais que beneficiem os programas que atendam �s demandas da popula��o mais carente. "Al�m do incentivo fiscal que j� temos hoje, poder�amos ter outros. Em vez de o dinheiro pago em impostos ir para os cofres em Bras�lia para depois ser distribu�do aos programas, poderia ser aplicado diretamente na comunidade ou regi�o do empres�rio, onde seria muito mais f�cil para ele fiscalizar se est� sendo bem aplicado", afirma.
Helena diz que a crise econ�mica tamb�m se refletiu nos investimentos sociais. "O desenvolvimento econ�mico deve andar junto com o desenvolvimento social e ambiental, n�o pode ser desassociado. Sentimos a redu��o de investimentos pontuais, mas n�o de nossos mantenedores, que sabem da import�ncia do trabalho desenvolvido", garante. Embora ainda se tenha um longo caminho pela frente, a gestora afirma que est� se trilhando, cada vez mais, para a consci�ncia da sustentabilidade. Essa � justamente uma das miss�es da funda��o: levar �s empresas a import�ncia que os investimentos em responsabilidade e ambiental t�m para o neg�cio. "Essa consci�ncia tem evolu�do no mercado. � preciso incorporar a responsabilidade social como uma forma inteligente de gerir o neg�cio", ressalta.
Um dos projetos desenvolvidos pela entidade, que neste ano foi certificada com a medalha do Pr�mio de Responsabilidade Social na categoria Entidades Sem Fins Lucrativos Acima de
R$ 250 mil, � o Centro de Viv�ncia Redentora (CVR). Inaugurado em outubro de 1998, o CVR atende cerca de 200 crian�as e adolescentes entre 6 e 16 anos, em situa��o de vulnerabilidade social, na Vila Kephas, em Novo Hamburgo. O programa de conviv�ncia e fortalecimento de v�nculos oferece um ambiente de est�mulo ao desenvolvimento de habilidades e saberes art�stico-cultural e de conscientiza��o socioambiental.
Entre as atividades oferecidas no contraturno escolar est�o oficinas de artes, m�sica e viol�o. O CVR tamb�m oferece atendimento m�dico, assist�ncia social e psicol�gica, lanches e empr�stimo de livros. Helena conta que os judocas do programa tiraram o 1� lugar na VIII Copa Pajova de Jud�. Outra conquista dos alunos foi a 2� coloca��o no 29� Dan�ando. "S�o pessoas talentosas, que precisam de oportunidade e est�mulo", observa ela, destacando que "a responsabilidade social com investimento social privado � poss�vel".
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