Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Consumo

- Publicada em 24 de Novembro de 2017 às 14:07

Black Friday em Porto Alegre tem desconto de até 70% em lojas físicas

Filial das Lojas americanas no Centro de Porto Alegre ficou lotada e funciona 24 horas

Filial das Lojas americanas no Centro de Porto Alegre ficou lotada e funciona 24 horas


Stéphany Franco/Especial/JC
O varejo de rua aderiu com tudo à Black Friday, que ocorre neta sexta-feira (24) em todo o Brasil. Tradicional nos Estados Unidos, a data é 'comemorada' na quarta sexta-feira do mês de novembro. No Brasil, os estabelecimentos varejistas entraram na onda das promoções arrasadoras e prometem conquistar a clientela, inclusive com condições facilitadas para compra.
O varejo de rua aderiu com tudo à Black Friday, que ocorre neta sexta-feira (24) em todo o Brasil. Tradicional nos Estados Unidos, a data é 'comemorada' na quarta sexta-feira do mês de novembro. No Brasil, os estabelecimentos varejistas entraram na onda das promoções arrasadoras e prometem conquistar a clientela, inclusive com condições facilitadas para compra.
Em Porto Alegre, redes abriram mais cedo para brigar por consumidores. Filiais das Lojas Americanas no Centro e no Shopping Praia de belas abriram à meia-noite dessa quinta-feira e funcionam 24 horas. Cliente assídua da rede, a doméstica Nara Barboza aproveitou para fazer compras de materiais de limpeza devido "às promoções de encher os olhos". "Achei muitos produtos pela metade do preço ou com o famoso 'leve um e ganhe outro'", conta a consumidora. 
O gerente de uma das filiais das Casas Bahia na zona Norte da capital gaúcha, Ivanildo Soares, garantiu que a clientela encontra produtos com até 70% de desconto. "Além do super desconto, oferecemos parcelamento em até 24 vezes no cartão da loja", diz Soares, que atua no ponto na avenida Assis Brasil. Houve seleção de mercadorias com preços sem juros, independentemente da forma de pagamento.
O gerente ressalta que os clientes que não conseguirem comprar nesta sexta-feira ainda poderão encontrar produtos com desconto. As vendas da Black Friday na rede, diz o gerente, já equivalem às da véspera de Natal. "Apesar da crise financeira, percebemos que o mercado varejista vem crescendo. Estamos otimistas em relação às vendas neste ano", aponta ele.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/11/24/206x137/1_23961048_1321606911274518_787554907_o-1683235.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5a180eef3bfd0', 'cd_midia':1683235, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/11/24/23961048_1321606911274518_787554907_o-1683235.jpg', 'ds_midia': 'Promoções de Black Friday na loja Casas Bahia da Av. Assis Brasil. Descontos chegam até 70%.', 'ds_midia_credi': 'Stéphany Franco/Especial/JC', 'ds_midia_titlo': 'Promoções de Black Friday na loja Casas Bahia da Av. Assis Brasil. Descontos chegam até 70%.', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}
Nas Casas Bahia, a data registra movimento comparada ao de véspera de Natal. Foto: Stéphany Franco/JC    
Para a doméstica Luana de Menezes, a data é muito importante, principalmente para as pessoas que desejam comprar muito e gastar pouco. "Antes de comprar eu pesquiso bastante, compro onde realmente vale a pena". Segundo Luana, há estabelecimentos que oferecem um grande desconto à vista, mas quando o produto é parcelado acaba ficando o dobro do preço. "Estou comprando uma televisão porque a forma de pagamento das Casas Bahia é mais interessante. Aqui vou comprar a TV parcelada e sem acréscimo de juros", diz.
A Black Friday é a data mais esperada para compras, de acordo com Luana. A doméstica conta que nos últimos anos sempre procura comprar o que precisa nesta época. "Na última edição comprei celular, agora vou na loja Magazine Luiza porque vi que lá a batedeira que eu quero está mais acessível", revela, entusiasmada com as últimas aquisições. 
Se por um lado há pessoas que preferem aguardar a data para realizar as compras, há aquelas que não são conquistadas pelos anúncios com tanta facilidade. É o caso da industriária Vera Lúcia da Silva, que prefere fazer compras só quando realmente precisa. "Não sou do tipo que compra por impulso só porque vê uma promoção. Inclusive, hoje vim aqui para comprar uma panela para a minha irmã, mas só porque ela pediu", conta aos risos.
Para a costureira Cleide Lima, o sonho de adquirir uma fritadeira elétrica se tornou possível nesta Black Friday. Segundo Cleide, em todas as lojas onde fez pesquisas a fritadeira estava acima de R$ 300,00. "Com essa promoção da loja, vou comprar o mesmo item por R$ 169,00", diz. De acordo com a costureira, as compras para casa irão se estender ao londo do dia. "Pretendo ir também na loja Magazine Luiza ver se eu encontro um espremedor elétrico e uma cafeteira".
Já o aposentado Ademar Vicente Hemer, cliente antigo das Casas Bahia, foi até a loja para verificar as promoções e, finalmente, comprar o tão aguardado micro-ondas. "Costumo comprar aqui tudo para a minha casa. As condições são melhores do que muitos lugares", afirma.

Lojas de calçados e confecções também embarcam na campanha

A estudante Joice Sommer veio de Estância Velha para conferir as ofertas na Capital

A estudante Joice Sommer veio de Estância Velha para conferir as ofertas na Capital


Stéphany Franco/Especial/JC
Moradora de Estância Velha, região Metropolitana de Porto Alegre, Joice Sommer aproveitou a visita à Capital para fazer compras no Centro Histórico, visto que em sua cidade as promoções são menores. "Tem que pesquisar antes de comprar. Algumas lojas fazem propaganda enganosa", revela a estudante que comprou sapatos na loja Via Uno.
Para Graziele dos Santos, nem tudo que está na promoção vale a pena. "Comprei algumas roupas na loja Marisa, mas a maioria das peças remarcadas são da estação anterior", conta a estudante, frustrada com a Black Friday. "Agora vou procurar livros, quero ver se acho algum que realmente valha a pena comprar". Assim como a estudante, a empresária Vanessa da Silva revela a insatisfação com algumas lojas. "Fui nas Lojas Renner procurar algumas roupas que eu precisava, mas não achei quase nada remarcado".
Segundo o gerente da loja Tevah, no centro da Capital, Júlio Kulzer, os clientes podem encontrar no local roupas com até 50% de desconto para pagamento à vista. "Nossas promoções são válidas somente para esta sexta-feira. Os clientes têm que correr para garantir o melhor preço", garante Kulzer.
Apesar das promoções serem tentadoras, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor RS (Procon) divulgou, na semana passada, uma lista com 250 sites não recomendados para efetuar compras nesta sexta-feira. A relação publicada pelo Procon estadual pode ser acessada no próprio site do Programa. Os links são de lojas virtuais de âmbito nacional que costumam apresentar elevados índices de reclamações por atraso nas entregas e até falsas distribuições de produtos.