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Economia

- Publicada em 23 de Novembro de 2017 às 12:16

Consumidor deve cuidar anúncios falsos na Black Friday

Consumidores devem cuidar com vírus camuflados em anúncios e problemas na entrega de itens

Consumidores devem cuidar com vírus camuflados em anúncios e problemas na entrega de itens


MARIANA CARLESSO/JC
A publicidade aparece ininterruptamente pela internet até a véspera da Black Friday, que é nesta sexta-feira (24), e com ela, as fraudes podem estar camufladas em anúncios falsos com preços enganosos e vírus introduzidos em links, compartilhados principalmente via redes sociais e sites. Outra atitude preventiva para evitar decepções é acompanhar postagens na página e perfil da empresa na internet para saber se há mais reclamação do que elogios. 
A publicidade aparece ininterruptamente pela internet até a véspera da Black Friday, que é nesta sexta-feira (24), e com ela, as fraudes podem estar camufladas em anúncios falsos com preços enganosos e vírus introduzidos em links, compartilhados principalmente via redes sociais e sites. Outra atitude preventiva para evitar decepções é acompanhar postagens na página e perfil da empresa na internet para saber se há mais reclamação do que elogios. 
O alerta é dado pelas empresas que lidam com segurança na rede, que têm, a missão de detectar os criminosos cibernéticos. A Nodes Tecnologia, de São Paulo, por exemplo, recomenda que os consumidores recobrem a atenção e não arrisquem em abrir e-mails com ofertas suspeitas. 
O diretor da Nodes Tecnologia, Eduardo Lopes, cita que identificou na primeira semana de novembro um falso e-mail em nome de uma grande loja de departamentos com uma oferta de uma Smart TV LED Ultra HD por R$ 1.049,00. “Quando na realidade o preço gira em torno de R$ 4 mil”, conta Lopes.
Esse anúncio está sendo distribuído no Brasil inteiro e, conforme o diretor, os criminosos cibernéticos aproveitam o período em que o consumidor pesquisa preços dos itens de interesse e também quando os lojistas iniciam a divulgação de suas ofertas. “É importante que o público adquira uma assinatura anual de solução antivírus avançada com capacidade de antecipar proteção contra essas ações fraudulentas”, sugere o diretor da Nodes.
Para o especialista em direitos do consumidor, Gleiber Pretti o mais importante nesta sexta é o consumidor não se empolgar para realizar compras rapidamente. A dica é que a pessoa compre após muita pesquisa. “Quando for comprar via martketplace (que é o ambiente de venda no ambiente virtual), o público deve verificar nos comentários existentes as reclamações ou elogios daquela loja”, indica Pretti, que visualiza constantemente anúncios de compras imperdíveis e a decepção da entrega não concretizada.
Pretti alerta também que é preciso calma quando se trata da distribuição de produtos de grande porte também, já que no período a demanda é grande. “Essas lojas conhecidas preservam o seu nome e normalmente resolvem qualquer tipo de problema que venha a aparecer”, afirma.
De qualquer forma, a dica é, caso haja falha ou demora excessiva no recebimento da encomenda, que o consumidor procure o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do varejo ou faça um comentário de forma técnica no site da loja. “Informando o ocorrido sem ofender a empresa”, orienta o especialista. Dessa forma, o retorno será facilitado, aposta.
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