Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 23 de Novembro de 2017 às 08:04

Bolsas chinesas sofrem tombo e influenciam outros mercados asiáticos

Agência Estado
As bolsas chinesas fecharam nos menores níveis em meses nesta quinta-feira (23), influenciando outros mercados da Ásia, em meio a recentes esforços de Pequim para regular serviços financeiros.
As bolsas chinesas fecharam nos menores níveis em meses nesta quinta-feira (23), influenciando outros mercados da Ásia, em meio a recentes esforços de Pequim para regular serviços financeiros.
Nos últimos dias, autoridades chinesas tomaram providências para impedir a forte expansão da oferta de microcrédito na internet e revelaram planos de reforçar a supervisão de produtos de gestão de ativos vendidos por instituições financeiras.
Além disso, preocupações com o mercado chinês de bônus, onde o juro do papel de 10 anos tem oscilado em torno de 4% - o maior nível em três anos -, contribuíram para a liquidação nas bolsas do país.
Em sua maior queda desde 12 de dezembro do ano passado, o índice Xangai Composto caiu 2,29% hoje, a 3.351,92 pontos, atingindo o menor patamar em dois meses, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 2,92%, a 1.924,45 pontos, o nível mais baixo em três meses. Em Xangai, algumas blue chips sofreram um forte movimento de vendas.
O tombo na China acabou pesando em outros mercados asiáticos, embora o dia tenha sido tranquilo e com menor volume de negócios diante de feriados hoje no Japão e nos EUA.
O Hang Seng teve queda de 0,99% em Hong Kong, a 29.707,94 pontos, depois de ter ultrapassado ontem a marca de 30 mil pontos pela primeira vez desde 2007, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,13% em Seul, a 2.537,15 pontos. Por outro lado, o Taiex subiu 0,30% em Taiwan, a 10.854,57 pontos, alcançando o maior patamar em 27 anos, e o filipino PSEi avançou 0,94% em Manila, a 8.343,23 pontos.
Investidores da região asiática também digeriram a ata da ultima reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). No documento, publicado ontem, o Fed voltou a sinalizar que pretende elevar juros por uma terceira vez este ano, em dezembro. A ata, porém, também revelou a preocupação de dirigentes do BC americano com a tendência de inflação baixa nos EUA.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou praticamente estável, uma vez que o bom desempenho de petrolíferas e mineradoras compensou uma queda em ações de grandes bancos domésticos. O S&P/ASX 200 ficou em 5.986,20 pontos em Sydney, com ligeira baixa de 0,2 ponto.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO