Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 20 de Novembro de 2017 às 00:26

Plataforma aumenta a visibilidade de projetos

Liga tem o objetivo de estimular interação em iniciativas inovadoras

Liga tem o objetivo de estimular interação em iniciativas inovadoras


/LTIG/DIVULGAÇÃO/JC
Avaliar perfis de pessoas, empresas e instituições de ensino e de pesquisa que possam interagir nas suas iniciativas de inovação é a proposta da plataforma Liga, desenvolvida pelo Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG) da Pucrs.
Avaliar perfis de pessoas, empresas e instituições de ensino e de pesquisa que possam interagir nas suas iniciativas de inovação é a proposta da plataforma Liga, desenvolvida pelo Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG) da Pucrs.
A tecnologia se baseia em técnicas de inteligência geoespacial e artificial para reunir, gerir e recomendar novas parcerias. As análises qualitativas e quantitativas serão feitas de acordo com a quádrupla hélice: academia, empresa, governo e sociedade. A versão beta contou, no seu desenvolvimento, com a aceleradora de métodos ágeis do Centro de Inovação Microsoft-Pucrs e pela ThoughtWorks.
Já foram mapeadas 82 empresas do Parque Científico e Tecnológico da Pucrs (Tecnopuc) e 134 estruturas de pesquisa, incluindo laboratórios da universidade. Também estão sendo levantados dados relacionados a fomentos de pesquisa (públicas ou privadas, nacionais ou internacionais).
"Essa ideia surgiu da necessidade que o nosso laboratório tinha de dar mais visibilidade para os produtos resultantes das pesquisas que realizamos. Percebemos que poderíamos criar uma plataforma para todos saberem o que está sendo feito e trocar figurinhas", relata o professor Regis Lahm, coordenador do LTIG.
A maior visibilidade é apenas o primeiro passo, já que, a partir disso, a meta é que atores envolvidos em algum projeto possam encontrar mais facilmente potenciais parceiros dentro desse ecossistema. "Tudo era por meio do boca a boca. Agora, ha um ambiente que facilita essa conexão", acrescenta.
De olho na expansão, o foco é começar a apresentar essa plataforma para mais empresas que hoje estão instaladas no Tecnopuc. Além disso, a equipe do LTIG trabalha para alimentar a plataforma com mais informações. Com o tempo, o sistema passará a ser oferecido para outros parques tecnológicos do Brasil.

Programa de startups recebe inscrições até o dia 30

Termina em 30 de novembro o prazo de inscrições para o programa de inovação aberta da JSL, lançado em 15 de outubro. Os projetos devem apresentar soluções inovadoras e modelos de negócios com alto potencial de geração de valor aos segmentos de atuação da companhia.
A plataforma criada para interação com as startups já obteve mais de 1,5 mil acessos, e mais de 30 empresas nascentes já estão efetivamente cadastradas. Ao final do programa, serão selecionados os 10 melhores projetos para a fase-piloto, que terão acompanhamento, mentoria e coaching com os principais especialistas de cada área e executivos da JSL.
A JSL tem realizado visitas a grandes hubs de inovação do Brasil para promover o programa e gerar aproximação com startups brasileiras. Isso inclui o Mobilab, em São Paulo; o Porto Digital, localizado em Recife; a Acate, em Florianópolis; e o Seed, em Belo Horizonte.
O gerente-geral de inovação e meios de pagamentos da JSL, Diorwilton Heusser, comenta que essas visitas estão gerando cadastros de startups no JSL Labs, além de permitir uma maior conexão da empresa com o que está sendo desenvolvido pelas jovens operações. "Identificamos conceitos e ideias inovadoras que gerarão benefícios, não só aos negócios da companhia, mas para o desenvolvimento da logística de forma geral no Brasil", afirma.
A operadora logística rodoviária está presente em todo território nacional, além de quatro países na América Latina, e atua desde o mercado de transporte de carga à gestão e terceirização de frotas e equipamentos. As inscrições no programa de inovação aberta da JSL devem ser realizadas pelo site www.jsllabs.com.br. O início dos projetos-pilotos será em fevereiro de 2018.