Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 27 de Julho de 2016 às 01:30

Porto Alegre discute ações para ser a cidade mais sustentável e inovadora da AL em 2030

Evento vai apresentar experiências em diversas áreas e ocorrerá na Escola de Engenharia da Ufrgs

Evento vai apresentar experiências em diversas áreas e ocorrerá na Escola de Engenharia da Ufrgs


Zispoa/Divulgação/JC
Porto Alegre vai sediar durante três dias um encontro que vai compartilhar experiências e incentivar a inovação sustentável nas cidades. É o ONU-Habitat Urban Thinkers Campus, que começa nesta sexta (10), continua no sábado (11) e só termina no domingo (12) na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Praça Argentina, 9, próxima ao Centro Histórico da Capital. 
Porto Alegre vai sediar durante três dias um encontro que vai compartilhar experiências e incentivar a inovação sustentável nas cidades. É o ONU-Habitat Urban Thinkers Campus, que começa nesta sexta (10), continua no sábado (11) e só termina no domingo (12) na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Praça Argentina, 9, próxima ao Centro Histórico da Capital. 
O fórum internacional é promovido pela Global Urban Development (GUD) e a Escola de Engenharia. O programa que será intenso, entre as 9h e 18h, com acesso gratuito, potencializará debates e discussões em torno da chamada Nova Agenda Urbana. A Nova Agenda Urbana, adotada em outubro de 2016, em Quito, no Equador, é o documento que vai orientar a urbanização sustentável pelos próximos 20 anos. A meta é tornar igual as oportunidades para todos e manter as cidades mais limpas.
A criação de Zonas de Inovação Sustentável (ZIS) é um dos mecanismos de disseminação e fomento da Nova Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo do Clima de Paris. São estes movimentos que serão inspiradores dos debates entre especialistas, empreendedores, incentivadores de projetos focados em sustentabilidade nas grandes cidades e, claro, muitos jovens ligados a universidades.
O diretor do GUD e um dos idealizadores da ZIS Porto Alegre (Zispoa) lançada em 2015, o professor norte-americano Marc Weiss, destaca que o evento será muito importante para que Porto Alegre possa ser a cidade mais sustentável e inovadora da América Latina em 2030. O prazo foi estipulado pelos participantes da ZIS para que medidas sejam implementadas e elevem a cidade a este patamar. É um longo caminho ainda.
"A Zispoa tem tido excelentes progressos em dois anos com o empodeiramento dos cidadãos, empreendedorismo engajado e estratégia baseada em colaboração", ressalta Weiss. O professor observa que a zona sustentável funciona como um catalizador de iniciativas para promover a prosperidade econômica e a qualidade de vida em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. "A Zispoa pode se tornar modelo internacional para a criação de ZIS em outras cidades, estados e países para ajudar a ativar a Nova Agenda urbana, cumprir os objetivos de desenvolvimento e o acordo do clima", aposta o diretor e fundador do GUD.  
Em Porto Alegre, já foi lançada a ZIS-POA. Agora está prestes a ser demarcada. O Projeto de Lei 293/2017, do vereador André Carús (PMDB), que tramita na Câmara Municipal define o perímetro da zona. os limites compreendem os bairros Bom Fim, Farroupilha, Floresta, Independência, Rio Branco e Santana. Parte do chamado Quarto Distrito, área que já foi território industrial, está na ZIS-POA.
Carús, que participa do Hanitat Thinkers Campus, critica a falta de interesse do setor público no assunto e aposta que o movimento "auxiliará na adoção novas práticas que favoreçam a instalação da área". No sábado, Carús aborda o tema da energia solar. "A sociedade civil precisa ser incentivada e estar aberta a novos projetos que viabilizem a sustentabilidade”, afirma o vereador. A previsão é que a criação da ZIS vá à votação ainda este ano. 
Confira a programação do evento:
Local: Escola de Engenharia da UFRGS (Praça Argentina, 9 - Centro Histórico)
Acesso: entrada gratuita
Inscrições: acesse o link
Sexta-feira - 10 de novembro:
  • 9h às 9h30: Abertura, com Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, e Marc Weiss, do GUD, Zispoa e Ufrgs
  • 9h30 às 10h: Laboratório Urbano - Programa de Abrigo Arcadis uma Parceria entre ONU-Habit e Campanha pelo Nepal. Com Mauricio Aoki de Amaral, Arcadis e ONU-Habitat Campanha Urbana Mundial
  • 10h às 12h: Sessão Urban Thinkers: Inovação Sustentável na UFRGS
  • 13h às 14h30: Laboratório Urbano: Lutzenberger - For Ever Gaia (documentário sobre José Lutzenberger)
  • 14h30 às 16h: Laboratório Urbano: Substantivo Feminino (documentário sobre Giselda Castro e Magda Renner)
  • 16h às 18h: Sessão Urban Thinkers: História e Futuro da Inovação Sustentável em Porto Alegre
  • 18h30 às 20h30: Mesa Redonda: Casas Colaborativas, Espaços de Coworking e Inovação Sustentável em Porto Alegre
Sábado - 11 de novembro
  • 9h às 10h30: Sessão Urban Thinkers (Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável em Porto Alegre
  • 10h30 às 12h: Laboratório Urbano: Professores Conselheiros da Zispoa nas Universidades (ZUNI)
  • 13h às 14h30: Mesa Redonda: Energia Solar para a Zispoa e Porto Alegre
  • 14h30 às 16h: Mesa Redonda: Zispoa e Porto Alegre Amigáveis para Bicicletas
  • 16h30 às 18h30: Plenária: Zonas de Inovação Sustentável e a Nova Agenda Urbana, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Acordo do Clima de Paris
  • 19h às 23h: Green Drinks, happy hour, networking e celebração do UTC
Domingo - 12 de novembro 
  • 14h às 15h: Laboratório Urbano: Coletivos Criativos @ Porto Alegre (documento sobre casas colaborativas e economia criativa em Porto Alegre)
  • 15h às 17h: Mesa Redonda: Casas Colaborativas, Espaços de Coworking e a Economia Criativa em Porto Alegre
  • 17h às 18h: Plenária de Encerramento
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO