Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 12 de novembro de 2017.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 13/11/2017. Alterada em 12/11 às 18h06min

Os preferidos do mercado

A ARP (Associação Riograndense de Propaganda) divulgou no meio da semana a relação dos 45 finalistas do Salão da Propaganda, principal competição do mercado publicitário gaúcho. São três em cada uma das 15 categorias, e a votação para indicar os vencedores começa nesta quinta-feira após feriado e vai até 4 de dezembro, quando começa a Semana da Comunicação. Os destaques receberão seus troféus no dia 7, durante o Jantar da Propaganda. Na categoria Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano, concorrem Analisa de Medeiros Brum (HappyHouse), Fábio Bernardi (Morya) e José Luiz Fuscaldo (Moove). As finalistas à Agência de Comunicação do Ano são Competence, Matriz e Moove. A relação de todos os indicados pode ser conferida no portal Coletiva.net, que se prepara para fazer uma ampla cobertura da Semana da Comunicação.

Perfil


OMAR FREITAS/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do jornalista Leandro Staudt.

By the way...

... hoje dom Irno considerou relevante lembrar as palavras do político e escritor Benjamim Disraeli: "Sem publicidade não há espírito público, e sem espírito público não há nação que não decaia".
 

Gente

A publicitária Magali Barros assumiu na semana passada a função de gestora de Mídia da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul, em substituição a Juliana Duarte. "É um desafio diferente estar do outro lado do balcão", desabafou a publicitária, que nos últimos 15 anos atuou nesta função na agência Matriz. "Conhecíamos a experiência dela e a convidamos para contribuir diretamente conosco", disse o diretor de Publicidade e Marketing da Secom, Tiago Dimer. Magali passou a responder pela análise de mídia das seis agências que atendem ao Governo - Centro, Dez, Global, Matriz, Moove e SPR.
 

Tá ligado

Amanhã e na quarta-feira será realizada a próxima edição do projeto Fotoconhecimento, evento que reúne amantes e profissionais da fotografia de vários países. No Teatro do Bourbon Country, 17 fotógrafos subirão ao palco para falar sobre coberturas de eventos e ensaios gerais. Os expositores também falarão de edição de imagem, vendas e relacionamento com clientes.
Ficou para esta segunda-feira a nova edição de Arena Plin, iniciativa da empresa PlinDigital, que desta vez promete debater sobre a temática "Transformação digital e o impacto no mercado brasileiro". A atividade será conduzida pelo CEO e fundador da Vortigo, Thiago Bertletti. O encontro acontecerá a partir das 19h, no hub Cazamata (rua Mata Bacelar, 50).
 

Parceiros

GRUPO DE PLANEJAMENTO lidera o projeto Contágio, que trará o head de Design de Comunicação da Microsoft, o norte-americano Geoffrey Colon, para falar sobre assuntos como estratégia, marcas e Marketing Digital, além de tecnologia e cultura popular. Será nesta quarta-feira, na Área 51 (avenida Coronel Lucas de Oliveira , 894). O encontro está com inscrições abertas via www.sympla.com.br, mas atenção: será realizado em inglês, sem tradução simultânea.
 

Agências

ABAJUR PROPAGANDA apresenta o conceito de "propaganda de convivência", que vem aplicando em suas estratégias de criação e mídia. "Nessa era de onipresença das mídias, a propaganda tem que conviver e não interromper. O único jeito de fazer isso é com inserções que gerem interesse e que sejam menores, como drops de cinco segundos", sustenta o diretor de Criação André Zambam.
 

Guerra às fake news

Ann Mettler em debate na Web Summit

Ann Mettler em debate na Web Summit


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
A proliferação de notícias falsas está corroendo a democracia, e precisamos agir para preservá-la. O alerta foi feito em Portugal, durante o Web Summit, pela diretora do Centro Europeu de Estratégia Política, Ann Mettler. "Precisamos parar de ser ingênuos com relação a esse assunto", disse a comissária europeia, acrescentando que "a mídia é a espinha dorsal do estado democrático". Os países europeus estão empenhados em combater esta praga, e colocam o Google e o Facebook como um de seus principais responsáveis. E não por acaso, estudam medidas que ajudem a restringir o poder destes gigantes antes que eles... literalmente tomem conta do mundo.

Luz às melhores práticas

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) acaba de lançar um Guia de Métricas para estabelecer as melhores práticas de planejamento dos meios OOH (Out of Home) e DOOH (Digital Out of Home) para anunciantes e agências de propaganda. Idealizado pelo Grupo de Métricas de OOH da ABA, o guia pretende atender a grande necessidade de eficiência de métricas que estabeleçam Alcance e Frequência como premissas. O material mostra as análises de metodologias disponíveis no mercado brasileiro com o objetivo de estabelecer comparativo com métricas dos demais meios de mídia. A ABA é uma entidade de referência nacional criada em 1959 para representar e apoiar os interesses das empresas e mercado anunciante.

Procura-se um presidente

A ARP marcou para o final deste mês a assembleia ordinária que avaliará as contas da atual gestão e elegerá nova diretoria e conselho fiscal para o biênio 2018/2019. O desafio atual do presidente Zeca Honorato, que não é candidato a reeleição, e seus colegas de direção estão concentrados em encontrar um nome com história e relacionamento para assumir o comando da entidade. O prazo para inscrição de chapa está aberto e a secretaria da ARP está à disposição para esclarecimentos através do endereço arp@arpnet.com.br ou pelo telefone (51) 3233.3354.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia