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Porto Alegre, domingo, 03 de dezembro de 2017.

Jornal do Comércio

Empresas & Negócios

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Leitura

Notícia da edição impressa de 04/12/2017. Alterada em 03/12 às 17h03min

Direito

REPRODUÇÃO/JC
Advogado por formação e pós-graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo, Lucas Pimenta Júdice é responsável pela coordenação da Coletânea Direito das Startups. A segunda edição reforça os assuntos abordados na primeira e também enfatiza a importância das startups no Brasil, que, segundo o autor, não só têm influenciado positivamente o mercado, como levam a mudanças no Direito.
O livro é um manual tanto para empreendedores antenados nos percalços que precisam ser ultrapassados para se ter uma empresa de sucesso, como também para profissionais da área do Direito que pretendem atuar ou que já estão nesse mercado, como executivos ou como consultores. O autor adotou, na obra, uma linguagem mais simplificada sobre Direito do que normalmente é encontrado nos livros que abordam o assunto.
Dessa maneira, é possível que o leitor pense o negócio de maneira estratégica. Não é suficiente saber apenas o Direito ao caso concentro, mas entender, por exemplo, como fazer ou receber um investimento (ou se proteger contra armadilhas), como e por que proteger marcas e softwares. Quais responsabilidades que gestores de startups possuem, ou como esses gestores podem incentivar fundadores, sócios e colaboradores através de instrumentos jurídicos como o stock options, ou mesmo como resolver conflitos entre eles.
Direito das Startups - Volume II; Lucas Pimenta Júdice; Editora Juruá; 340 páginas; R$ 99,90; disponível em versão digital R$ 69,90

Estratégia


REPRODUÇÃO/JC
O livro A transição para o Oceano Azul - muito além da competição aborda a melhor maneira de os empresários saírem de uma situação negativa para um cenário positivo. Composto por diversos exemplos reais e inspiradores de como líderes em diversos setores e empresas deixaram oceanos vermelhos de competição acirrada e passaram para amplos oceanos azuis em novos mercados, o livro apresenta processos e ferramentas para isso.
Em 2005, os renomados professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne mudaram o mundo dos negócios com A estratégia do oceano azul, que permaneceu mais de 100 semanas nas listas de mais vendidos e alcançou a marca de 3,6 milhões de exemplares, em mais de 44 idiomas. Agora, depois de mais uma década de pesquisas abrangentes, Kim e Mauborgne estão prontos para inovar mais uma vez.
Neste livro, os autores encaram esse novo desafio ao analisar e comparar casos de sucesso e fracasso na mudança para o oceano azul que nasceram do movimento iniciado por eles há cerca de 30 anos. Nos mais variados setores - de empresas privadas, passando por organizações sem fins lucrativos e até governos -, Kim e Mauborgne desenvolveram uma compreensão objetiva do processo de criação e crescimento de novos mercados.
A transição para o Oceano Azul - Muito Além da Competição - Passos comprovados para inspirar confiança e gerar crescimento; Blue Ocean Shitf; Editora Sextante; 288 páginas; R$ 49,90; disponível em versão digital R$ 29,99
 

Gestão


REPRODUÇÃO/JC
O gerenciamento eficiente de uma empresa, independentemente de sua área de atuação, está associado ao seu sucesso. O envolvimento, sobretudo as microempresas com ambientes computacionais de gerenciamento e troca de informações, tem se tornado tópico de fundamental importância para sua permanência no mercado.
Por esse motivo, Anita Maria da Rocha Fernandes, doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, e o especialista na área de Ciência da Computação, com ênfase em análise, Pedro Edumundo Floriani escreveram o livro Business Intelligence: Aplicação em Rede de Relacionamento Comercial. A temática do livro tem como foco a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial que auxiliam na solução de problemas relacionados a Business Intelligence e e-commerce.
A obra visa a contribuir com a troca de informações em um grupo de empresas que possuam interesses comuns em relação à aquisição de insumos, ferramentas e produtos de forma compartilhada. A proposta é auxiliar em processos de compra por meio de um sistema computacional que contribua nas decisões relacionadas às negociações. Com o desenvolvimento de uma rede de relacionamento comercial, pode se construir um ambiente de conhecimento capaz de auxiliar nos negócios, baseando-se em fatos reais e aplicando-se técnicas de Raciocínio Baseado em Casos (RBC). 
Business Intelligence: Aplicação em Rede de Relacionamento Comercial; Anita Maria da Rocha Fernandes e Pedro Edmundo Floriani; Editora Appris; 160 páginas; R$ 44,00
 
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