Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 18 de Outubro de 2017 às 20:14

Delator não responde a perguntas sobre ex-procurador Marcello Miller

O advogado e delator da JBS Francisco de Assis e Silva não respondeu a perguntas de parlamentares sobre a participação do ex-procurador Marcello Miller no processo de colaboração premiada de executivos da empresa.
O advogado e delator da JBS Francisco de Assis e Silva não respondeu a perguntas de parlamentares sobre a participação do ex-procurador Marcello Miller no processo de colaboração premiada de executivos da empresa.
Segundo os que acompanharam a sessão secreta da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), Assis e Silva, em depoimento, argumentou que não poderia responder em razão do sigilo profissional e também porque alguns temas estão em investigação.
Além de delator, ele assinou como advogado os sete acordos de delação dos executivos da JBS.
Um dos mais próximos auxiliares do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, Miller é suspeito de ter atuado na defesa da JBS pelo escritório de advocacia Trench Rossi Watanabe quando ainda ocupava o cargo público.
Ele pediu exoneração do posto no início de março, mas sua saída só foi oficializada em 5 de abril, dias depois da assinatura do primeiro termo de confidencialidade entre a empresa e a PGR (Procuradoria-Geral da República). A polêmica culminou na suspensão dos benefícios concedidos a Joesley Batista e Ricardo Saud, presos desde o dia 10 de setembro.
Houve insistência dos parlamentares em relação às perguntas sobre Miller. "Francisco esclareceu todos os pontos da colaboração dele, não se furtou a qualquer pergunta, preservou o sigilo profissional, e colaborou para que a CPMI pudesse prosseguir os seus trabalhos", disse o advogado Ticiano Figueiredo.
O delator disse também em depoimento que o primeiro encontro com Miller aconteceu 11 dias antes do pedido de exoneração ao Ministério Público Federal.
A reunião ocorreu, de acordo com a versão dada aos parlamentares, no dia 12 de fevereiro. Cinco dias depois, Assis e Silva afirmou ter apresentado o executivo Ricardo Saud a Miller.
O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da CPMI, disse que há ainda incógnitas na delação que precisam ser descobertas. Sobre o depoimento de Assis e Silva, declarou que "não tem como ficar tão perto da merda e não sair fedendo".
Assis e Silva ficou por cerca de quatro horas respondendo a perguntas de parlamentares. Quando deixou o plenário, não quis dar entrevista.
O delator teria afirmado que não sabia que Miller ainda era procurador quando conversavam durante o mês de março, achando que ele já havia se desligado do Ministério Público.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO