Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 06 de Outubro de 2017 às 09:44

Sobe para 8 o número de mortos na Costa Rica em consequência da tempestade Nate

Estão desaparecidas 17 pessoas e e 7 mil estão desabrigadas

Estão desaparecidas 17 pessoas e e 7 mil estão desabrigadas


EZEQUIELBECERRA/AFP/JC
Agência Brasil
As autoridades da Costa Rica informaram na quinta-feira (5) que subiu para oito o número de pessoas mortas por causa das chuvas provocada pela tempestade tropical Nate. Estão desaparecidas 17 pessoas e e 7 mil estão desabrigadas. A informação é da agência EFE.
As autoridades da Costa Rica informaram na quinta-feira (5) que subiu para oito o número de pessoas mortas por causa das chuvas provocada pela tempestade tropical Nate. Estão desaparecidas 17 pessoas e e 7 mil estão desabrigadas. A informação é da agência EFE.
A morte de oito pessoas, entre elas dois nicaraguenses e dois menores de idade, foi confirmada pelo Organismo de Investigação Judicial (OIJ). A última vítima relatada é um jovem de 19 anos, identificado como José Vicente Chacón Aguilar, que faleceu após um deslizamento de terra em Altos de Naranjo, em Atenas, na Província de Alajuela, no centro da Costa Rica.
As autoridades indicaram que até o momento há 17 pessoas desaparecidas, e que 94 foram resgatadas pelas equipes de socorro.
O presidente da Comissão Nacional de Emergências (CNE), Ivan Brenes, disse em entrevista coletiva que foram registradas 2 mil ocorrências de inundações e deslizamentos. Os 7 mil desabrigados, que estão em 95 abrigos.
A tempestade, um dos piores desastres naturais dos últimos anos na Costa Rica, está deixando comunidades inteiras e comércios inundados, alguns na altura do telhado, e destruindo plantações, pontes e estradas.
O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, decretou o estado de alerta nacional para agilizar a mobilização de recursos para atender as vítimas e pediu calma à população para que as ordens das autoridades sejam cumpridas.
"Temos uma saturação extrema dos solos, o que significa que, embora haja menos chuva, ainda pode haver efeitos. Segue o alerta vermelho em três quartos do país e alerta amarelo no Caribe", afirmou Solís.
Os relatórios das autoridades nacionais indicam que existem 500 mil pessoas sem serviço de água potável, 18,5 mil sem energia elétrica, 215 locais atingidos por deslizamentos de terras, quedas de árvores, danos em pontes, dos quais 44% deles foram atendidos.
"Todas as instituições de primeira resposta realizaram um esforço gigantesco durante todo dia para atender as pessoas. Não é em vão o trabalho que é feito, as instituições são coordenadas e agradecemos a comunidade pelos seus esforços", afirmou o presidente.
As regiões mais afetadas são as províncias de Guanacaste e Puntarenas, ambas no Pacífico, assim como Pérez Zeledón, na província de San José, onde diversas comunidades sofreram sérias inundações.
As aulas estão suspensas em todo o país e o governo liberou do trabalho todos funcionários públicos, com exceção daqueles que devem trabalhar nas equipes de emergência.
A tempestade Nate seguirá provocando fortes chuvas na Costa Rica, pelo menos até a manhã de sexta, de acordo aos prognósticos.
As chuvas associadas ao fenômeno natural deixaram pelo menos outros 15 mortos na região, 11 na Nicarágua, 3 em Honduras e 1 no Panamá, além de dez pessoas desaparecidas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO