Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 16 de Agosto de 2017 às 18:02

Coleta seletiva de lixo volta a funcionar em Porto Alegre

Coleta havia ficado suspensa por cinco dias, e lixo ficou nas calçadas de bairros da Capital

Coleta havia ficado suspensa por cinco dias, e lixo ficou nas calçadas de bairros da Capital


PATRÍCIA COMUNELLO /ESPECIAL/JC
Stéphany Franco
Atualizada às 15h45min de 9/10/2017.
Atualizada às 15h45min de 9/10/2017.
A coleta seletiva de lixo em Porto Alegre foi retomada nesta segunda-feira (9), após cinco dias sem o serviço para 1,4 milhão de habitantes da cidade. A cooperativa que faz o recolhimento e havia suspendido o serviço por atraso nos pagamentos acabou aceitando a proposta da prefeitura de cronograma de pagamentos. A Cootravipa esclareceu que conseguiu acertar mais prazo de pagamento com o fornecedor de combustível para abastecer os caminhões. Sem os repasses, a Cootravipa alega que estava sem dinheiro para pagar o fornecedor insumo. Diariamente, são transportados de 45 a 60 toneladas de resíduo seco.    
O serviço voltou na madrugada, segundo a Cootravipa. A paralisação atingia também a limpeza de praças e parques. São cerca de 250 cooperados nestas atividades, pelo menos 160 no recolhimento, entre coletadores e motoristas. No fim de semana, a prefeitura divulgou nota dizendo que a cooperativa não poderia suspender a prestação e que poderia sofrer sanções, como o cancelamento do contrato. Já a coleta de lixo orgânico ocorre normalmente. O município manteve os pagamentos, alegando "questão de saúde pública".   
A negociação ocorre desde a sexta-feira (6). Pela cidade, sacos de lixo estavam nas calçadas, pois a população desconhecia a suspensão. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) começou a orientar as pessoas a levar os resíduos em unidades de coleta ou manter em casa, até a normalização. Moradores chegaram a criar um evento no Facebook convocando as pessoas a levar o lixo seco ao Paço Municipal. O evento está previsto para esta terça-feira (10), entre as 17h e 19h.
Após a notícia da retomada do serviço, comentários na página do evento na rede social associavam o desfecho à pressão do ato. "Acho que o Junior (referência ao prefeito Nelson Marchezan Junior)  ficou com medo do nosso evento", postou Marcelo Soares, que criou a ação.   
Representantes da cooperativa e prefeitura criaram um cronograma de pagamentos para quitar a pendência de agosto de R$ 1,63 milhão, com algum pagamento ainda esta semana. A SMSUrb colocou um fornecedor de combustíveis para a liberação dos caminhões. 
O assessor jurídico da Cootravipa, Artur Gomes, conta que os trabalhos foram retomados mesmo sem os repasses da prefeitura. "As pessoas ainda estão trabalhando sem receber o salário e benefícios, mas a medida que os valores forem entrando, a situação da limpeza urbana será normalizada", projeta Gomes.
Quanto à ação coletiva que a cooperativa ingressou na Justiça do Trabalho pedindo pagamento imediato dos valores, o advogado afirma que o objetivo não é gerar confronto. "Temos um calendário de pagamentos que deve ser cumprido, queremos evitar ações na justiça."
A assessoria de comunicação da SMSUrb informou que a Cootravipa só poderia paralisar os serviços após 90 dias de atraso no pagamento, o que não aconteceu. "Notificamos a cooperativa três vezes, a última foi na sexta-feira (6), por isso eles decidiram voltar as operações hoje", ressalta Jackson Lagos, coordenador de comunicação da SMSUrb. A assessoria da cooperativa contrapôs que a retomada só foi possível depois de conseguir combustível e a promessa de pagamento do município. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO