Júlia Fernandes

Maquiador esteve em Porto Alegre em evento no Barra Shopping Sul e levantou alguns aspectos importantes dos tutoriais

"Tem de separar o joio do trigo": o que Fernando Torquatto pensa sobre conteúdos de maquiagem nas redes

Júlia Fernandes

Maquiador esteve em Porto Alegre em evento no Barra Shopping Sul e levantou alguns aspectos importantes dos tutoriais

"Olá meninaaaaaas." Quem acompanha tutoriais e conteúdo sobre maquiagem na internet conhece bem este jargão. Atualmente, vídeos e posts se proliferam em contas de Instagram, canais de Youtube, entre outras redes – que acabaram virando uma janela para centenas de pessoas mostrarem seus talentos (que antes não sairiam para fora da porta do próprio quarto). Cada dia uma blogueira nova aparece com um vídeo que viraliza e move uma infinidade de seguidores interessados no assunto. Mesmo que dividindo opiniões, fazer maquiagens nas redes sociais acabou virando um trabalho sério para muitas pessoas.
"Olá meninaaaaaas." Quem acompanha tutoriais e conteúdo sobre maquiagem na internet conhece bem este jargão. Atualmente, vídeos e posts se proliferam em contas de Instagram, canais de Youtube, entre outras redes – que acabaram virando uma janela para centenas de pessoas mostrarem seus talentos (que antes não sairiam para fora da porta do próprio quarto). Cada dia uma blogueira nova aparece com um vídeo que viraliza e move uma infinidade de seguidores interessados no assunto. Mesmo que dividindo opiniões, fazer maquiagens nas redes sociais acabou virando um trabalho sério para muitas pessoas.
“O saldo é positivo, mas agora é a hora de separar o joio do trigo, porque tem muita coisa ruim também. Alguém tem que avisar para o público que existem coisas que não são tão boas”, explica o maquiador, beauty concept e fotógrafo Fernando Torquatto, 45 anos. Com uma trajetória bem diferente desta citada acima, soma 25 de carreira e reconhecimento em todo o Brasil.
Para ele, o sentido básico da maquiagem é a transformação. “Mas não a transformação de virar uma outra pessoa. Mais no sentido da borboleta, no sentido de se recriar. As pessoas são assim, são seres em mutação. A minha vida também se transformou através da maquiagem e eu fui me recriando”, conta. Com relação a isso, ele alerta também para o quanto a exposição nas redes acaba criando personas das blogueiras, blogueiros e youtubers e o quanto isso pode influenciar o público de maneira equivocada. “A gente tem que ter discernimento disso, para que as pessoas se olhem no espelho e enxerguem a si mesmas. E façam a maquiagem de forma que as valorizem, e não apenas repitam um padrão”, ressalta.
MARIANA CARLESSO/JC
Foto: Mariana Carlesso/JC
Fernando esteve presente em Porto Alegre no evento Party at the Mall, que aconteceu ontem (19) no Barra Shopping Sul. Na quinta edição, a iniciativa teve na programação nomes de peso da moda e beleza do país, como Fernando e o estilista Alexandre Herchcovitch.
Para Fernando, a popularidade da maquiagem nas redes que vem acontecendo, apesar de excessiva, acaba sendo positiva. Isso porque, o Brasil fora um país que demorou para aceitar a maquiagem da forma que acontece hoje e, para ele, isso é a consequência da falta de coragem que existia de experimentar. “Eu prefiro ver as pessoas errando a princípio, para começarem a achar um meio-termo e entender o que é mais bacana para elas, do que simplesmente não usarem nada”, reflete ele.
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