Jo�o Lucas �  diretor de marketing 
da Ambev h� tr�s anos e meio Jo�o Lucas � diretor de marketing da Ambev h� tr�s anos e meio Foto: /AMBEV/DIVULGA��O/JC

'A maior ferramenta de marketing � o produto'

Jo�o Lucas, gerente regional de marketing da Ambev

João Lucas, 26 anos, é gerente regional de marketing da Ambev. Nesta entrevista, ele fala sobre as estratégias adotadas na empresa, os desafios da comunicação e o que tem aprendido na experiência de três anos e meio na empresa. Além disso, o executivo explica como funciona o Empório da Cerveja, loja virtual da marca, que vende desde bebidas até itens de decoração.
GeraçãoE - Em que estratégias de marketing a Ambev aposta no momento?
João Lucas - Em primeiro lugar, prezamos pela qualidade de nossos produtos, alinhados à inovação, com uma comunicação integrada e que entregue boas experiências aos consumidores. Estamos investindo muito nessa frente - com lançamentos de novos rótulos, sabores, estilos, produtos colaborativos etc. A Skol, por exemplo, é uma marca de espírito jovem, inquieta, leve e que está sempre surpreendendo o público. Outro exemplo interessante são as embalagens retornáveis, que vêm ganhando cada dia mais espaço entre os consumidores finais, por serem mais baratas e melhores para o meio ambiente, e já representam 25% das vendas em supermercados. Com o intuito de reaproveitar garrafas retornáveis, a Ambev desenvolveu uma máquina própria de coleta. Na primeira vez em que utilizar o serviço, o consumidor leva o casco vazio até a máquina e retira um tíquete de desconto para a compra de um outro retornável. Atualmente, são cerca de 900 máquinas espalhadas em supermercados pelo Brasil, com projeção de mais 500 até o fim de 2017 nas principais capitais. No Rio Grande do Sul, existem 23 máquinas, nas seguintes cidades: Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Santa Cruz do Sul, Viamão, Capão da Canoa, Dois Irmãos, Esteio e Gramado.
GE - Como funciona o Empório da Cerveja?
João - O Empório da Cerveja é uma loja virtual especializada na venda de bebidas e acessórios, como taças, baldes e até mesas e cadeiras, para garantir que não falte cerveja nem infraestrutura para receber os amigos em casa. O site conta com dicas de harmonização e sugestões dos nossos mestres-cervejeiros.
GE - Quais os desafios da comunicação?
João - Encaramos com oportunidades, porque é um terreno fértil para novas formas de conexão. Nesse segmento, a maior ferramenta de marketing que existe é o produto e tudo que o envolve: ingredientes, combinações, colaborações, parcerias, inspiração. Temos um departamento na unidade de Guarulhos que é responsável por concretizar as demandas de marketing ou projetos estratégicos. A unidade busca, no mundo inteiro, novas tendências de mercado e tecnologia. O Centro de Desenvolvimento Tecnológico funciona como um laboratório de ideias.
GE - Que lição de marketing compartilha?
João - O grande desafio é não desenvolver apenas campanhas, mas contarmos histórias e celebrarmos momentos que acreditamos ser importantes para o ambiente em que a marca está inserida. É preciso estar sempre atento às tendências de comportamento de seu consumidor. Para isso, demanda um entendimento das diferentes disciplinas da comunicação, para encontrar soluções que envolvam desde uma iniciativa digital até mesmo mudanças de embalagens.
Compartilhe
Coment�rios ( 1 )
  1. sites de vendas pela internet

    Estante Virtual comercializa livros usados.

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio