Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 29 de Outubro de 2017 às 19:32

Em GP marcado por batida entre Hamilton e Vettel, inglês é tetra da F-1

Mesmo fora do pódio, Lewis Hamilton sagrou-se tetracampeão da F-1 neste domingo

Mesmo fora do pódio, Lewis Hamilton sagrou-se tetracampeão da F-1 neste domingo


ALFREDO ESTRELLA/AFP/JC
Mesmo fora do pódio, Lewis Hamilton sagrou-se tetracampeão da F-1 neste domingo (29), no GP do México. O inglês chocou-se com Sebastian Vettel na primeira volta, e ambos tiveram que realizar uma prova de recuperação em busca de suas pretensões na temporada. Melhor para o piloto da Mercedes, que terminou em nono e garantiu o título já que o da Ferrari acabou em quarto, posição insuficiente para tentar um milagre nas duas últimas corridas do ano, no Brasil e Emirados Árabes.
Mesmo fora do pódio, Lewis Hamilton sagrou-se tetracampeão da F-1 neste domingo (29), no GP do México. O inglês chocou-se com Sebastian Vettel na primeira volta, e ambos tiveram que realizar uma prova de recuperação em busca de suas pretensões na temporada. Melhor para o piloto da Mercedes, que terminou em nono e garantiu o título já que o da Ferrari acabou em quarto, posição insuficiente para tentar um milagre nas duas últimas corridas do ano, no Brasil e Emirados Árabes.
O holandês Max Verstappen, que largou em segundo, liderou a prova de ponta a ponta e conquistou sua segunda vitória na temporada. Valtteri Bottas foi o segundo colocado, enquanto Kimi Raikkonen fechou o pódio, terminando a prova na terceira colocação.
A largada foi repleta de emoções. Saindo em terceiro, Hamilton tentou abrir e ultrapassar Vettel e Verstappen. O alemão conseguiu manter a ponta, porém foi tocado pelo holandês e perdeu a liderança.
O piloto da Mercedes se aproveitou da confusão e também passou Vettel, porém a asa dianteira da Ferrari atingiu o pneu traseiro do inglês. Ambos acabaram prejudicados: o alemão teve que trocar o bico do carro, enquanto Hamilton precisou trocar o pneu furado.
Já que ambos pararam logo após a primeira volta, os dois foram para o final da classificação. Vettel foi para 19º, enquanto Hamilton ficou em último. Quem se deu bem com a situação foi Verstappen, que desgarrou na frente. Com dez voltas completas, o holandês da Red Bull tinha mais de um minuto de vantagem em relação a Hamilton, que subiu uma posição com o abandono de Ricciardo.
O inglês, líder da temporada, teve trabalho para executar sua primeira ultrapassagem. Sem conseguir sair da última posição até a 22ª volta, Hamilton recebeu a bandeira azul para deixar que Verstappen o ultrapassasse -e nada de superar o 18º colocado, Carlos Sainz Jr.
Enquanto isso, Sebastian Vettel ganhava posições. Apesar de ter tido algum trabalho para superar Felipe Massa, que era o 15º, o alemão foi subindo na classificação, chegando à nona colocação após 26 voltas. Hamilton só foi realizar uma ultrapassagem na 28ª volta, quando finalmente deixou Sainz para trás e foi para 17º -Hulkenberg abandonara a prova na volta 26.
Perto da metade da prova, o motor de Brendan Hartley pegou fogo e fez o safety car virtual ser ativado. Neste momento, a maioria dos pilotos optou por uma passagem no box -inclusive Vettel e Hamilton. O alemão apostou em pneus ultramacios para buscar ao menos a segunda posição, que adiaria o título do inglês, que colocou supermacios para subir na classificação.
Vettel chegou à sétima colocação, mas começou a ter problemas para se aproximar do bloco de frente. Mais para trás, Hamilton engrenou um bom ritmo e começou a subir: deixou Grosjean, Wehrlein, Gasly e Ericsson para atrás até a 46ª volta. A essa altura, era mais fácil o inglês garantir seu título pontuando do que o alemão se tornar o segundo colocado e deixar a disputa do título para o GP de Interlagos.
No bloco de cima, Verstappen manteve a liderança com folga, sem ser ameaçado por Bottas, segundo, ou Raikkonen, terceiro. Os pilotos de Mercedes e Ferrari, por sua vez, também estavam distantes um do outro, não esboçando mudanças de posição até o final.
A 12 voltas do fim, Vettel chegou à quarta colocação, mas a mais de 20 segundos do colega de Ferrari, Kimi Raikkonen. Todo o esforço do alemão foi em vão, pois Hamilton fez o que precisava para assegurar o tetra: ultrapassar Vandoorne, Massa e Alonso, encerrando o GP em nono.
Na 19ª volta do GP, os torcedores mexicanos presentes no Autódromo Hermanos Rodríguez realizaram uma homenagem às vítimas do terremoto que atingiu o país no último dia 19 de setembro. De magnitude 7.1 na escala Richter, o desastre natural matou 370 pessoas e deixou mais de 6 mil feridas. Em memória aos mortos e solidariedade aos feridos, o público presente na corrida ficou de pé ergueu o punho direito.
Veja a classificação:
1 - Max Verstappen (HOL) Red Bull - a 1h36m26s552
2 - Valtteri Bottas (FIN) Mercedes - a +19s678
3 - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a +54s007
4 - Sebastian Vettel (ALE) Ferrari - a +70s078
5 - Esteban Ocon (FRA) Force India - a 1 volta
6 - Lance Stroll (CAN) Williams - a 1 volta
7 - Sergio Perez (MEX) Force India - a 1 volta
8 - Kevin Magnussen (DIN) Haas-Ferrari - a 1 volta
9 - Lewis Hamilton (ING) Mercedes - a 1 volta
10 - Fernando Alonso (ESP) McLaren-Honda - a 1 volta
11 - Felipe Massa (BRA) Williams-Mercedes - a 1 volta
12 - Stoffel Vandoorne (BEL) McLaren-Honda - a 1 volta
13 - Pierre Gasly (FRA) Toro Rosso - a 1 volta
14 - Pascal Wehrlein (ALE) Sauber-Ferrari - a 2 voltas
15 - Romain Grosjean (FRA) Haas-Ferrari - a 2 voltas
Não completaram
16 - Carlos Sainz Jr (ESP) Renault - a 59 voltas
17 - Marcus Ericsson (SUE) Sauber-Ferrari - a 55 voltas
18 - Brendon Hartley (NZL) Toro Rosso - a 30 voltas
19 - Nico Hulkenberg (ALE) Renault - a 24 voltas
20 - Nico Hulkenberg (ALE) Renault - a 5 voltas
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO