Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Sistema financeiro

- Publicada em 12 de Outubro de 2017 às 19:30

Clientes idosos receberão cota do PIS direto na conta

Primeiro lote antecipado para quem tem mais de 70 anos será depositado na próxima terça-feira, dia 17

Primeiro lote antecipado para quem tem mais de 70 anos será depositado na próxima terça-feira, dia 17


/Marcelo Camargo/ABR/JC
Cerca de 627 mil idosos e aposentados clientes da Caixa Econômica Federal vão receber a cota do PIS direto na conta-corrente ou na conta-poupança. Além de não precisarem sair de casa, esses trabalhadores também terão acesso aos valores dois dias antes da data de início do pagamento aos demais beneficiários.
Cerca de 627 mil idosos e aposentados clientes da Caixa Econômica Federal vão receber a cota do PIS direto na conta-corrente ou na conta-poupança. Além de não precisarem sair de casa, esses trabalhadores também terão acesso aos valores dois dias antes da data de início do pagamento aos demais beneficiários.
O primeiro lote antecipado para clientes da Caixa será transferido para as contas na terça-feira, dia 17, apenas para beneficiários com 70 anos ou mais. Para os cotistas da mesma idade que não são clientes da Caixa, o dinheiro sairá na quinta-feira, dia 19.
A antecipação também vai valer para funcionários públicos que têm direito às cotas do Pasep e que são clientes do Banco do Brasil. Na primeira etapa do calendário, um total de 3,59 milhões de idosos poderão resgatar R$ 6,7 bilhões depositados em contas do PIS. Só quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor entre 1971 e 4 de outubro de 1988 poderá ter a valor do PIS/Pasep, desde que o resgate não tenha sido realizado em uma das ocasiões previstas em lei, como na aposentadoria.
Aposentados de quaisquer idades que ainda não tenham sacado o PIS/Pasep terão o repasse antecipado em 15 de novembro, caso sejam clientes da Caixa ou do Banco do Brasil. Para os demais aposentados com direito ao saque, a liberação ocorrerá no dia 17 de novembro. No último lote de pagamentos serão atendidos homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 62. Nessa etapa, correntistas e poupadores dos dois bancos terão a antecipação em 12 de dezembro. Para os demais, o saque será no dia 14.
A Caixa criou uma página na internet para informar sobre a liberação das cotas do PIS. O endereço é o www.caixa.gov.br/cotaspis. Na página, o trabalhador pode saber o valor que tem para receber, a data do saque e outros detalhes sobre as formas de pagamento. Clientes do banco têm ainda a opção de usar os caixas eletrônicos ou telefonar para a central de atendimento, no 0800 726 0207.
 

Maia quer votar dia 17 projeto alternativo à MP do BC

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende votar, na próxima terça-feira, o novo projeto de lei que vai substituir a Medida Provisória (MP 784) - que regulamenta acordos de leniência realizados pelo Banco Central (BC) com instituições financeiras e eleva o valor de multa em caso de irregularidades.
A MP está prestes a perder a validade. Segundo Maia, a proposta alternativa foi negociada com o governo e mantém o conteúdo original. O texto será apresentado na segunda-feira para tramitar em regime de urgência.
O problema é que a pauta da Câmara dos Deputados está prejudicada pela votação da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). "Melhor seria votar o PL do BC na terça-feira, e a pauta da Casa estará comprometida pela pauta da CCJ", disse Maia.
O presidente da Câmara tem se posicionado contrário a votar medidas provisórias que não têm urgência e relevância. Primeiro, ele defende a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamenta a tramitação de MPs. "Falei que depois da regulamentação da PEC volto a votar apenas MPs que têm urgência e relevância." Segundo ele, a PEC está pronta para ser incluída na pauta do plenário da Câmara dos Deputados. Na última terça-feira, Maia chegou a pautar a MP 784, mas os governistas esvaziaram o plenário para não atrapalhar a leitura do relatório da denúncia na CCJ.