Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 08 de outubro de 2017. Atualizado às 21h40.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 09/10/2017. Alterada em 06/10 às 18h58min

O valor das ideias...

COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O Guia de Valores Referenciais de Serviços Internos, tabela que serve de referência para preços que as agências cobram dos clientes e de balizador de valores em licitações, tem 413 itens. Nenhum deles, no entanto, contempla a criação da ideia. É um problema histórico, ressalta Roberto Schmidt, publicitário da Moove e um dos líderes do Clube de Criação: "As agências cobram pelas peças que são originadas da ideia, e não pela ideia em si". Por isso, os criativos começam a pregar que se deve parar de entregar ideias de graça e começar a ser remunerado "pelo que nós realmente somos valorosos: criação de ideias que geram resultados para o cliente".

...à procura de uma referência

O desafio agora é encontrar uma métrica que faça sentido. Conscientes da complexidade do tema, os integrantes do Clube de Criação estão provocando o mercado a encontrar uma solução que faça sentido para agências, clientes e veículos. O presidente do Sinapro, Fernando Silveira, adianta que o tema está em pauta, tanto que a entidade já procurou a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-RS) para ajudar a pensar. "Precisamos que os profissionais do mercado entrem neste debate. Espero que, no ano que vem, eu possa dizer que estamos encontrando um formato para incluir a ideia no guia de valores", falou.

Experiência que vale ouro...

O XChange, competição universitária, liderada pelo IPA, que desafiou estudantes a solucionarem problema real de um cliente pré-determinado, reafirmou a importância da Comunicação Integrada, no entendimento do coordenador do curso de Jornalismo, Fabio Berti. Durante o último sábado de setembro, na sede da Cadastra, quase três dezenas de universitários tiveram a oportunidade de colocar em prática as teorias de sala de aula. A coordenadora do curso de PP, Nancy Vianna, considerou que a iniciativa superou todas as expectativas ao aproximar estudantes com os profissionais e as práticas de mercado.

... ao dar a real aos estudantes


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Ao final do XChange, restou a certeza de que todos os participantes saíram mais preparados e confiantes para encarar novos desafios. Cada uma das quatro equipes tinha sua madrinha: elas foram as profissionais Anne Cardon, Cris De Luca, Lívia Ribeiro e Luana Rodrigues. Ao final, Cris declarou que a iniciativa "dá aos estudantes a visão real de que aquilo que eles fazem em sala de aula é usado em campanhas. Aqui, eles têm a oportunidade de viver e entender a relevância de um trabalho bem-feito, além de poderem defender a ideia ao cliente".
 

Parceiros

CAPACITÀ produz mais uma edição do CNI Sustentabilidade, para o cliente Confederação Nacional da Indústria. Realizado na semana passada, em Brasília, com o tema "Protagonismo nos negócios sustentáveis", o evento debateu sobre o impacto das inovações no ambiente de negócios e no crescimento sustentável de economias como a do Brasil. 
FARO COMUNICAÇÃO Estratégica coordena a campanha Outubro Rosa 2017, realização do Instituto da Mama com a parceria da Água da Pedra. Ao longo do mês, a Faro, sob a gestão da jornalista Aline Moura, será responsável pela divulgação de ações, produzirá conteúdos e atenderá às demandas da imprensa.
 

Agências


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
GLOBAL desenvolveu a campanha de comemoração aos 80 anos do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas). A relação entre profissionais do setor varejista e a entidade é bem representada em filme publicitário.
CONJUNTO criou anúncio de posicionamento para a CMPC Celulose Riograndense, no qual são destacadas as ações de responsabilidade social da empresa.
JWT levou o prêmio máximo na categoria Mantimentos e Acessórios para o Lar no Effi Latam, distinção que homenageia campanhas de Publicidade, Marketing e Comunicação latino-americanas. A ação Respeito pelo Churrasco foi lançada no ano passado para a Tramontina.
MATRIZ responde pela nova campanha publicitária da Farmácias Associadas, que chama atenção para os cuidados com a saúde e o corpo, com o slogan Seu corpo, seu amigo.
 

Tá ligado

A 5ª edição do Coletiva Debates - Precisamos conversar será realizada nesta segunda-feira, às 19h30, no Teatro da Santa Casa. O encontro tem o objetivo de refletir sobre os rumos do mercado, e seus debates servirão para subsidiar a pauta da nova edição da revista Tendências Comunicação. Interessados podem obter mais informações acessando o portal Coletiva.net, idealizador da iniciativa.
 

Gente

A publicitária Lisiane Russo lidera a empresa Russo Representações, que criou para prestar serviços para organizações de mídia nacionais e internacionais. Segundo a empreendedora, seu objetivo "é fazer com que as marcas sejam conhecidas no mercado regional e lembradas continuadamente no planejamento das agências locais". Lisiane, que atuou nos últimos 18 anos na TV Band, acredita que, graças a essa experiência, "podemos fazer a diferença para as marcas que acreditarem em nós".
 

Perfil


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do jornalista Silvio Benfica.
 

By the way...

... provavelmente nunca, como agora, a perspectiva de futuro assustou tanto tanta gente.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia