Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 30 de Outubro de 2017 às 22:41

Há muito espaço...


CLAITON DORNELLES/JC
Se a maioria das pessoas não sabe ou sabe mal o que vem a ser um chip, imagine como conseguir fazê-las entender o processo de fabricação. As fotos obtidas na Ceitec, na Lomba do Pinheiro, mostram um chip de logística. Nas laterais da primeira foto, as antenas que "acordam" o chip quando submetidas a uma leitora. Tudo começa com uma placa de silício na qual são armazenados milhares deles, desde o conhecido chip do boi. A estatal namora os passaportes.
Se a maioria das pessoas não sabe ou sabe mal o que vem a ser um chip, imagine como conseguir fazê-las entender o processo de fabricação. As fotos obtidas na Ceitec, na Lomba do Pinheiro, mostram um chip de logística. Nas laterais da primeira foto, as antenas que "acordam" o chip quando submetidas a uma leitora. Tudo começa com uma placa de silício na qual são armazenados milhares deles, desde o conhecido chip do boi. A estatal namora os passaportes.

...lá embaixo


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Na placa de silício, diversos metais, com uso de gases, formam camadas sobrepostas para as respectivas funções, uma miniaturização que é um milagre da tecnologia. Basicamente, a impressão é como a revelação dos antigos filmes fotográficos, que, ampliados, resultam em fotos. Só que ao contrário. O Ceitec (não confundir com a Cientec) não tem similar na América do Sul. Como disse em 1959 o criador da nanotecnologia, Richard Feynman, há muito espaço lá embaixo.

Senador Ronaldinho

O Jornal Opção, de Goiânia, noticiou que Ronaldinho Gaúcho deve ser candidato a senador pelo PRB. Seu domicílio eleitoral é a capital da República. A informação foi repassada pelo jornalista Armando Burd. Tudo já foi falado e dito sobre jogadores candidatos. Se Ronaldinho se eleger - e tem fortes chances -, adivinhem quem será seu chefe de gabinete. Começa com a letra A...

Fracionamento

A Câmara Municipal de Porto Alegre derrubou o veto ao projeto de lei que obriga o fracionamento da cobrança de estacionamentos na cidade, desconsiderando o veto do prefeito Marchezan Júnior (PSDB) e do Supremo Tribunal Federal, que já considerou a medida inconstitucional várias vezes.

A cidade do desassossego

Pululam reclamações de leitores sobre problemas da cidade. Está difícil de trafegar na avenida Carlos Barbosa, quase esquina com Moab Caldas, devido aos buracos; moradores de condomínio na avenida Padre Cacique dizem que foram à loucura com o som infernal de uma festa rave no viaduto da Pinheiro Borda, que começou na noite de sábado e foi até as 8h de domingo.

Assaltos a condomínios

Na maioria dos casos, os assaltos a condomínios são fruto de brechas nos sistemas de segurança, principalmente nos portões, cercas, muros e guarita. Em alguns casos, o porteiro dentro da guarita é incapaz de enxergar a rua. É apenas um exemplo, diz Eduardo Cruz, da ECR Gestão de Riscos. Com sede em Porto Alegre, a empresa atua em outros quatro estados.

Dedo na ferida I

Os setores da educação e do empreendedorismo são os que têm maior capacidade de transformação social. A frase é do presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, em palestra na CIC Caxias do Sul. O executivo fez uma reflexão sobre a participação sociopolítica da elite empreendedora na atual conjuntura.

Dedo na ferida II

Para o empresário, a crise é decorrente de um histórico sistema de Estado "interventor, burocrático, patrimonialista e clientelista, com narrativas populistas. O resultado é um desenvolvimento econômico pequeno e medíocres indicadores sociais", afirmou Nunes, que também questionou o papel a ser exercido pela elite empreendedora.

Passos futuros

Já não se fazem "comunistas" como antigamente, alfineta um leitor. O PPS é o antigo PCB, que, depois, foi recriado para abrigar alguns petistas. O comentário surgiu após a informação do jornal Folha de Pernambuco de que o PPS cogita lançar o apresentador Luciano Huck para presidente da República. Não chega a ser novidade. Talvez o próprio partido e Huck estejam preparando terreno para passos futuros.

Miúdas

  • AINDA que timidamente, já começou a bolsa de apostas da eleição para governador em 2018.
  • TEREMOS, pelo menos, dois nomes novos na disputa. Agora, qual será a tendência do eleitorado é que são elas.
  • FRAQUÍSSIMO o movimento geral na Capital no fim de semana. Talvez segurando o bolso para o feriado/feriadão.
  • ESCOLA da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) está completando 37 anos.

Finais

  • COMPETITIVIDADE será tema de palestra de Cezar Roedel, diretor da agência Vossa, hoje/16h/Simecs/Caxias do Sul.
  • CHAPA liderada por Ricardo Pansera venceu com 71% dos votos a eleição para presidência do Sincor-RS.
  • SERÁ reinaugurada hoje, às 11h, a Casa de Bombas nº 5, no bairro Humaitá, parceria com a Associação das Empresas dos Bairros Humaitá-Navegantes.