Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 23 de Outubro de 2017 às 19:03

O aniversário da Cúria


CÚRIA METROPOLITANA/DIVULGAÇÃO/JC
Projetado como Seminário Episcopal, a construção do prédio da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, na esquina das ruas Fernando Machado e Espírito Santo, completou 129 anos. Mesmo tendo a pedra fundamental lançada em 1865, foi apenas em 17 de outubro de 1888 que a edificação de três pavimentos foi oficialmente inaugurada. Teve e tem papel fundamental na vida da Igreja Católica da Capital e do Rio Grande do Sul.
Projetado como Seminário Episcopal, a construção do prédio da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, na esquina das ruas Fernando Machado e Espírito Santo, completou 129 anos. Mesmo tendo a pedra fundamental lançada em 1865, foi apenas em 17 de outubro de 1888 que a edificação de três pavimentos foi oficialmente inaugurada. Teve e tem papel fundamental na vida da Igreja Católica da Capital e do Rio Grande do Sul.

Sugestão de porto-alegrense

Prefeito Marchezan Júnior, uma sugestão: reúna os incontáveis jornalistas da prefeitura cedo de manhã, os despache por todos os bairros e peça a eles que reportem o que está de errado na cidade, não o que está certo; e que, no final do dia, voltem com um relatório-reportagem com fotos desses problemas. Para o Centro não precisa, o senhor mesmo poder dar uma voltinha para sentir o drama.

Sede da Ospa

O projeto de uma Sala Sinfônica para a Ospa será mais modesto, mas deve, enfim, sair do papel. Em vez do audacioso projeto arquitetônico no Parque da Harmonia, a orquestra vai ganhar um espaço adaptado no Centro Administrativo do Estado para suas apresentações em Porto Alegre. E o terreno onde seria a nova sede ficará com a escola de música da Ospa e um memorial. Reportagem no caderno Panorama nesta edição.

Poema para o Papa

O poeta Luiz de Miranda, que garante ter a maior obra poética publicada no mundo, com 4.520 páginas - à frente de Pablo Neruda, com 2.080 -, lança em breve um poema-livro em homenagem ao Papa Francisco. Miranda pretende entregá-lo em mãos no dia 6 de abril de 2018, aniversário do Papa.

Mulher empreendedora

A mulher será tema de dois eventos na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Amanhã, às 8h, o tema será Violência Doméstica, com a participação da vereadora Nádia Gerhard (PMDB), delegada Tatiana Barreira Bastos e promotora Ivana Battaglin. E na quinta-feira, a ACPA criará o Núcleo da Mulher Empreendedora.

IPTU ao avesso

Projeto do vereador Felipe Camozzato (Novo) propõe que na guia de IPTU de Porto Alegre, ou em documento anexo, constem o valor total de IPTU recolhido no bairro em que está localizado o imóvel, fórmula de cálculo e instruções sobre como abrir processo de solicitação de revisão, contestação ou impugnação do valor lançado na guia.

De onde veio minha alface?

A Agas e a Abras explicam amanhã, às 20h, no Ritter Hotel, como será o Ramas, programa de rastreamento e monitoramento de frutas, legumes e verduras idealizado pela Abras, de adesão voluntária. Essa é uma excelente ideia que deveria valer como regra.

Cizânia petista

Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o ex-presidente Lula (PT) disse que o eleitorado se sentiu traído por Dilma Rousseff (PT), que promoveu primeiro a desoneração às empresas e depois o ajuste fiscal. Pois foi justamente o descontrole fiscal que levou o Brasil à posição em que se encontra, ora pois. Seja como for, confirma o que se sabia há muito tempo, que se não os convidassem para o mesmo jantar. O certo é que Lula foi o pai da criança.

Histórias da cidade

Policiais Militares do 9º BPM foram informados pelo videomonitoramento, no domingo à noite, de "um elemento de cabelo azul com uma arma de fogo tentando efetuar roubo em uma senhora na Rua dos Andradas, esquina Marechal Floriano". Foram detidos dois menores, um com 14 e outro com 10 anos, com 4 bombinhas e revólver de plástico. Cabelo azul. Bombinhas. Revólver de plástico. Crianças. Credo, como está fácil!

Miúdas

  • MELHOR forma para passar despercebido na multidão é se encher de tatuagens e piercings.
  • LEITOR complementa a nota sobre buracos nas paradas de ônibus: em dia de chuva, o banho (incluindo a lama) é grátis.
  • MONTAGEM da estrutura da Feira do Livro teve o dom de recuar o tapume das obras do cinemas Imperial e Guarani.
  • QUANDO (e se?) o projeto estiver ponto, vai arear barbaridade aquele trecho.
  • KFC, rede norte-americana de frango frito, conta com 300 lojas na China. Contava, porque abre uma nova loja a cada 18 horas.