Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sábado, 14 de outubro de 2017. Atualizado às 13h41.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 13/10/2017. Alterada em 12/10 às 21h34min

Nos tempos do Minuano

ARQUIVO/JC
Em 1880, em pleno Império, o Brasil tinha 30 mil quilômetros de ferrovias construídas. Hoje, ainda são em torno de 30 mil. Nos anos 1950, a estatal ferroviária do Rio Grande do Sul, a VFRGS, operava os trens Minuano diesel-elétricos, com luxuosos vagões Pullman. E, em 1974, surgiu o Trem Húngaro com serviço de bordo e ar-condicionado ligando Porto Alegre a Uruguaiana, último suspiro do transporte de passageiros por trem. Hoje, é uma pobreza só.

Panem et circenses

Segunda-feira é o Dia Nacional do Pão. Estamos melhorando em qualidade e quantidade de padarias caprichosas de pilares, que realmente produzem pães de qualidade superior e fora da monotonia dos industrializados e da mesmice do pão francês, não raro feito com farinha de última. Em boa parte delas, será o Dia do Pão Sem Graça.

As duas pontas

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tem tudo para repetir a trajetória de Marina Silva (Rede): sai na ponta e chega na ponta, só que na outra ponta. A sacada é do jornalista Carlos Brickmann, do blog Chumbo Gordo.

Rota russa

Uma delegação da Federação Russa vai oferecer produtos de indústrias de ponta para o México, Colômbia e Paraguai. Entre outras, estarão representantes da Sukhoi (aviões civis e militares), de implementos agrícolas, vagões ferroviários, eletrônica e máquinas pesadas. O Brasil não está na agenda.

A moda espanhola

Dois chefs da Espanha estarão em Porto Alegre. Dia 20, a chef Belen Ruiza fará o jantar Rota da Seca no Instiuto Ling. E no dia 22 de novembro, Sandro Sila, dos restaurantes El Paraguas, Ten Con Ten, Quintín Ultramarinos, Amazónico e Numa Pompilio, de Madri, é presença confirmada no Fórum de Hospedagem e Alimentação do Sindha.

Mercado em expansão

São enormes os mercados que se abrem a produtos para a terceira idade. Assim como é grande o mercado para produtos infantis, com a diferença de que a população de idosos cresce cada vez mais. Dia 17, a Fundação Iberê Camargo sedia a Geronto Fair, com produtos e serviços para este público.

Onde está Wally?


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Desde sempre quem vinha pela rua Santana podia dobrar à esquerda na avenida Ipiranga, manobra que é vedada há algum tempo. Só que a placa indicativa dessa proibição é diminuta, quase some na paisagem, podendo confundir o motorista que segue naquela direção.
 

Dura realidade

A partir de janeiro do ano que vem, os sindicatos TERIAM que enfrentar a dura realidade do fim do imposto sindical. Provavelmente muitos não sobreviverão, ou vão se arrastar sem poder patrocinar ações de rua de grande porte. Teriam porque o governo Michel Temer (PMDB) estuda uma MP para irrigar a horta da rapaziada. Tudo neste País é feito pela metade.

Miúdas

  • MOTORISTAS da Capital estavam desacostumados a dirigir com chuva. Aí fazem o quê: apelam para a inútil buzina.
  • "ESTAÇÃO rodoviária" do Santuário de N.S. Aparecida tem mais de 600 lojas à disposição dos romeiros.
  • TODAS agrupadas no centro do terminal com aspecto de pizza, que abrigam centenas de ônibus.
  • CONTRIBUINTES da Capital têm uma boa oportunidade para regularizarem sua situação perante o fisco individual com o Refis 2017.
  • AVALIAÇÃO é do vice-presidente do Instituto de Estudos Tributários, Rafael Wagner.
  • CARNAVAL 2018 do Rio de Janeiro deve atrair cerca de 40 mil gaúchos, segundo projeção do Riotur.

Finais

  • GAÚCHA de Bagé, Andréia Dutra é a nova presidente da Sodexo On-site Brasil.
  • JORNALISTAS Flávio Dutra/Indaiá Dillenburg lançam dia 19/18h/Cafeteria Mr. Picwick o livro "Dueto - A dois é sempre melhor".
  • PRÍNCIPE Luiz Philippe de Orleans e Bragança lança "Por que o Brasil é um país atrasado dia 17/Cultura do Bourbon Shopping.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
araceli do rosario soares pereira 14/10/2017 12h20min
que saudade do trem húngaro...era the best...e tam,bém me lembra do trem ter parado em Alegrete por problemas técnicos! FRIO DE 5.O !!!!nGRAUS. SEM QUERER SER SAUDOSISTA, É UMA RECORDAÇÃO!!!!