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JC Contabilidade

- Publicada em 10 de Outubro de 2017 às 17:22

Pesquisa mostra dificuldades no setor fiscal

A Arquivei, plataforma para armazenamento, organização e consulta de dados, fez uma pesquisa com mais de 900 empresas, de diversos tamanhos e segmentos, para entender quais suas principais dificuldades no setor fiscal, referente às Notas Fiscais (NFs) e aos documentos de uma forma geral.
A Arquivei, plataforma para armazenamento, organização e consulta de dados, fez uma pesquisa com mais de 900 empresas, de diversos tamanhos e segmentos, para entender quais suas principais dificuldades no setor fiscal, referente às Notas Fiscais (NFs) e aos documentos de uma forma geral.
A pesquisa revela que 78% dos entrevistados não recebiam todos os documentos e notas fiscais emitidos contra seus CNPJs, o que pode gerar uma desorganização no setor fiscal e, consequentemente, problemas junto ao Fisco.
Outro dado importante da pesquisa é que 63% das empresas responderam que tinham dificuldade para reconhecer notas indevidas emitidas contra elas, as famosas "notas frias", e passaram a perceber esse tipo de fraude com o gerenciamento correto dos dados fiscais. Destes, 58% alegam que passaram a notificar à Sefaz (Secretaria da Fazenda), por meio da "Manifestação do Destinatário da Nota", sobre o desconhecimento dessas notas fiscais indevidas, reportando a fraude ao órgão responsável.
Mais da metade dos entrevistados afirmou que cobrava, por telefone ou e-mail, a emissão das notas fiscais de fornecedores e, ainda, aguardava o recebimento do Danfe - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), uma representação gráfica da NFe, já que o documento com validade jurídica é totalmente on-line - para depois baixar o XML da nota fiscal eletrônica manualmente pelo site da Secretaria da Fazenda, ainda assim, sem garantia de ter recebido todas notas emitidas contra seu CNPJ.
O levantamento aponta que 80% dos entrevistados não faziam ideia de quando uma nota fiscal era cancelada. Além disso, 70% deles citaram que ficavam checando manualmente o site da Sefaz para garantir que as notas seriam canceladas e admitiram que o processo era falho.
"Estes dados demonstram como as empresas ainda não conseguem gerir de forma adequada seu fluxo de notas e documentos fiscais, tantos os emitidos, como os recebidos. Além de todo o retrabalho e investimento de tempo das equipes, há questões legais que podem comprometer a atuação da empresa", pontua Christian de Cico, CEO da Arquivei.
 
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