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Leitura

- Publicada em 10 de Outubro de 2017 às 17:53

Pessoas

Líder da consultoria Great Place to Work e autoridade na cultura do local de trabalho e no desempenho de negócio, o executivo Bob Lee ficou intrigado com uma pergunta: o que faz alguns gerentes liderarem equipes em busca de resultados extraordinários, enquanto outros lutam para inspirar os seus até mesmo para desempenhos medianos? Passou a analisar, então, detalhadamente, o banco de dados global do instituto sobre o comportamento de mais de dois milhões de funcionários em 80 países.
Líder da consultoria Great Place to Work e autoridade na cultura do local de trabalho e no desempenho de negócio, o executivo Bob Lee ficou intrigado com uma pergunta: o que faz alguns gerentes liderarem equipes em busca de resultados extraordinários, enquanto outros lutam para inspirar os seus até mesmo para desempenhos medianos? Passou a analisar, então, detalhadamente, o banco de dados global do instituto sobre o comportamento de mais de dois milhões de funcionários em 80 países.
A descoberta foi surpreendente. Embora pequenas margens separem os melhores gerentes do mundo da maioria de seus colegas, o impacto disso é imenso. Além disso, os melhores gerentes do mundo, em muito, fazem exatamente as mesmas práticas dos demais profissionais analisados - eles só executam essas tarefas de forma mais planejada, sincera e consistente. E tudo se resume a confiar.
A pesquisa resultou no livro "Regras da confiança", lançado no Brasil neste mês. A obra explica as etapas práticas para criar uma cultura de ambiente de alta confiança, impulsionando o engajamento de funcionários e aumentando a produtividade do negócio. Também foi incluído capítulo especial sobre o cenário brasileiro na versão em português.
Regras da confiança: como os melhores gerentes do mundo constroem as melhores empresas para trabalhar; Bob Lee; Primavera Editorial; 200 páginas; R$ 34,90

Marketing

O brainstorming, técnica de discussão em grupo que se vale da contribuição espontânea de ideias por parte de todos os participantes, no intuito de resolver algum problema ou de conceber um trabalho criativo, faz parte do dia a dia de equipes de marketing e outras áreas dentro de empresas em todo o mundo. É uma tarefa que parece bastante simples, mas alguns cuidados são necessários para que ela realmente traga os resultados esperados, destaca o publicitário Rodrigo Esteves, autor de "O brainstorm eficaz", publicado no mês de outubro pela editora Dash.
Ambiente adequado (evitando interrupções e distrações), tempo de atividade predefinido, roteiro minimamente pensado de forma prévia (importante definir o ponto de partida e o de chegada), regras básicas e registrar as etapas são algumas das dicas que especialistas na técnica indicam a quem investe nesse tipo de abordagem, muitas vezes feita de modo informal e aleatório. A obra é direcionada a gestores de equipes de alta performance, desde os novatos até os mais experientes, ou a qualquer pessoa que deseja investir no método. O livro traz soluções não só para organização de ideias, mas também um conceito próprio para seleção das melhores, que devem ser trabalhadas a partir da atividade.
O brainstorm eficaz: como gerar ideias com mais eficiência; Rodrigo Esteves; Editora Dash; 128 páginas; R$ 30,00

Vendas

O consultor Guilherme Machado ficou desesperado com a necessidade de bater metas quando caiu de paraquedas numa carreira de corretor de imóveis, há alguns anos atrás. Desde então, porém, conseguiu destaque no setor, a ponto de prestar informações sobre o ramo em todo o Brasil, por meio de palestras e coaching.
O motivo, ele resume em apenas uma frase: seja um profissional "quebra regras".
Parte das ideias do especialista estão em seu novo livro, "Você não vai mais conseguir vender assim", que chegou recentemente às livrarias brasileiras pela Editora Gente. Ser um quebra regras significa sair do óbvio, romper a zona de conforto e atacar a mesmice, defende ele, olhando para o cliente e pensando, quase do zero, e pensar no produto perfeito para ele.
Esse seria o vendedor diferenciado que consegue conquistar o público-alvo de maneira eficaz.
O conteúdo da obra inclui o planejamento profissional e motivação, a identificação de nicho de vendas e como explorá-lo ao máximo, ferramentas e técnicas para estar o mais preparado possível na hora de vender, como lidar com clientes difíceis de decifrar e convencer e quais as principais armadilhas que levam vendedores ao fracasso.
Você não vai mais conseguir vender assim; Guilherme Machado; Editora Gente; 224 páginas; R$ 29,90