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Empresas & Negócios

- Publicada em 09 de Outubro de 2017 às 21:51

Tecnologia NFC avança no Brasil

Ferramenta permite realizar troca de informações entre aparelhos sem necessidade de fios ou conexão

Ferramenta permite realizar troca de informações entre aparelhos sem necessidade de fios ou conexão


/VISUAL HUNT/DIVULGAÇÃO/JC
A tecnologia de pagamentos por aproximação - nas quais não há contato direto com o meio de pagamento e que é disseminada há anos em países como Japão, mas ainda não ganhou tração no Brasil - começa a ser explorada pelos grandes bancos. A primeira iniciativa foi do Banco do Brasil (BB), que, desde 2015, permite o pagamento via NFC (Near Field Communication) por meio do cartão de crédito Ourocard.
A tecnologia de pagamentos por aproximação - nas quais não há contato direto com o meio de pagamento e que é disseminada há anos em países como Japão, mas ainda não ganhou tração no Brasil - começa a ser explorada pelos grandes bancos. A primeira iniciativa foi do Banco do Brasil (BB), que, desde 2015, permite o pagamento via NFC (Near Field Communication) por meio do cartão de crédito Ourocard.
Já o Santander vai lançar em novembro um conjunto de soluções baseadas em NFC que permitirá ao correntista pagar do ônibus ao coco na praia sem precisar de cartão. O objetivo é ir além dos smartphones equipados com NFC e incluir dispositivos vestíveis, como pulseiras e adesivos.
O NFC é a tecnologia mais usada para troca de informações entre aparelhos sem a necessidade de fios ou conexão com a internet. Enquanto o cartão de crédito precisa ser inserido na máquina, as tecnologias de NFC requerem apenas aproximar o dispositivo da maquininha.
Embora o Brasil tenha a segunda maior base de máquinas de cartões com capacidade de aceitar pagamentos via NFC, com penetração de mais de 70%, o usuário tem opções limitadas do lado dos bancos, e a maioria depende de smartphones topo de linha compatíveis com a tecnologia.
O Santander - que lançou uma carteira digital no app para pagar via NFC -, passará a ofertar uma pulseira à prova d'água e stickers, adesivos que o cliente poderá colocar onde quiser, que poderão substituir os cartões. Dessa forma, as compras podem ser feitas sem dinheiro ou celular. Para compras de até R$ 50,00, o sistema dispensará o uso de senha. O custo dos vestíveis equipados com NFC ainda não foi determinado mas, segundo Rodrigo Cury, superintendente de cartões do Santander, ficará entre R$ 30,00 e R$ 35,00.
O Itaú Unibanco tem um projeto-piloto de pagamento via NFC em sua base de clientes e disse que o serviço estará disponível. As maquininhas de sua subsidiária Rede já são, em sua maioria, preparadas para a tecnologia. O Bradesco já experimenta a tecnologia de cartões de crédito contactless desde 2011 e, recentemente, fez parceria para introduzir seus cartões Bradesco Visa nas carteiras digitais de Samsung e Android.
Por enquanto, a aplicação mais abrangente é o Samsung Pay, que funciona em alguns smartphones da sul-coreana e é compatível com cartões de BB, Caixa, Santander e outros bancos menores. A solução da fabricante do iPhone, a Apple Pay, ainda não foi lançada no Brasil. O Android Pay, da Google, também não está disponível.
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