Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 22 de setembro de 2017. Atualizado às 08h14.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Clima

Notícia da edição impressa de 22/09/2017. Alterada em 22/09 às 08h16min

Chuva e vento marcarão a primavera no Rio Grande do Sul

Estação será, em média, 1 a 2 graus mais quente do que no ano passado

Estação será, em média, 1 a 2 graus mais quente do que no ano passado


/FREDY VIEIRA/JC
Isabella Sander
Pouco presente neste inverno, o frio abandonará de vez o Rio Grande do Sul com o início da primavera. A estação começa às 17h02min desta sexta-feira e vai até 21 de dezembro. "Frio não tem mais. Só vai esfriar quando chover, por causa da chuva, mas não haverá mais massas de ar frio", relata o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que a primavera de 2017 seja de 1 a 2 graus mais quente do que a do ano passado, seguindo a tendência de aquecimento percebida desde o verão.
A chuva terá presença forte nesta estação, porém mal distribuída. "Vai passar um tempo sem chover e, depois, choverá forte em um ou dois dias", estima o meteorologista. Nessas ocasiões, há risco de temporais com trovoadas.
Como de praxe em épocas de meia-estação, haverá grande amplitude térmica entre a manhã e a tarde do mesmo dia, podendo esquentar até 15 graus em um só turno e voltando a esfriar à noite. A oscilação deve diminuir gradualmente conforme o verão se aproximar.
Com essa projeção, já dá para guardar as roupas de frio. "Mas é melhor manter um casaquinho à mão, porque ainda vai ventar bastante", adianta Russo. O vento forte, tradicional da primavera, deve ocorrer de novembro até metade de dezembro, e causará sensações térmicas inferiores à temperatura real.
O primeiro dia de primavera será de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na região Sul, conforme o Inmet. Nas demais, pode chover em áreas isoladas. A temperatura ficará entre 11 e 34 graus no Estado. No sábado, a instabilidade aumenta, e as marcas terão declínio, seguindo a tendência de arrefecimento após a chuva. No domingo, porém, a temperatura volta a subir, chegando a 33 graus no Estado.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia