Fotos de técnico de litografia, o Paulinho Chimendes, que ministra oficinas da técnica no Museu do Trabalho Fotos de técnico de litografia, o Paulinho Chimendes, que ministra oficinas da técnica no Museu do Trabalho Foto: / JONATHAN HECKLER/JC

Museu do Trabalho cria clube de gravuras

A coluna CulturaEmpreendedora traz novidades e inovações do meio artístico

Com o slogan "Incentive a cultura e faça um grande investimento", o Consórcio de Gravuras do Museu do Trabalho propõe uma nova forma de viabilizar as atividades no espaço e, ao mesmo tempo, torna acessível a aquisição de obras de arte pelo público. "O consórcio é a principal fonte de recursos para a manutenção do Museu do Trabalho, que é uma instituição privada", diz o coordenador Hugo Gustavo Gusmão Rodrigues.
O público pode escolher entre diferentes planos, que variam de R$ 110,00 a R$ 520,00. Todo mês o associado recebe uma gravura de diferentes artistas e concorre a outras. Os resultados correm pela extração da Loteria Federal do terceiro sábado do mês correspondente.
A ideia da iniciativa surgiu na década de 1980. Um grupo de gravadores, formado pelos artistas Maria Tomaselli, Anico Herskovits e Marta Loguércio, criou o Amigos do MAM, em que os associados adquiriam suas gravuras de forma sistemática. Com o desmembramento do grupo, Maria formou um novo coletivo, o Oficina 11, que manteve a distribuição mensal das gravuras e recebeu o nome de Consórcio de Gravuras.
Em 1995, a Oficina 11 passou a integrar as Oficinas de Gravuras do Museu do Trabalho, onde instalou seus ateliês, somando ao espaço equipamentos e infraestrutura.
Em 1996, por meio de um acordo com a direção, foi cedida a administração do Consórcio de Gravuras ao Museu. Conforme Hugo, de 1996 até hoje foram impressas 230 gravuras, entre xilogravuras, litografias, gravuras em metal e serigrafias, feitas por 150 artistas convidados, o que resulta em uma produção de cerca de 120 mil gravuras em 21 anos.
Desde 2014 também existe um Consórcio de Fotografias, que funciona nos mesmos moldes do de gravuras. São 58 associados na gravura e 20 na fotografia. Mais informações em www.museudotrabalho.org.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio